Central de Notícias

ARTIGOS

Afinal, quando será o próximo concurso da Receita Federal do Brasil?

07/02/2019 - Gleidson Cardoso

Olá, pessoal, tudo bem?

2005, 2009, 2012 e 2014. Estes foram os últimos concursos realizados pela Receita Federal do Brasil. De lá para cá, ocorreram muitas mudanças no tocante às diretrizes do serviço publico, com foco em resultados. Além disso, a crise fiscal que o país ainda vive trouxe consequências na abertura de novas vagas no serviço público.

O atual momento da Receita Federal é de organização da casa frente a nova estrutura e devidos ajustes. Em 02 de janeiro de 2019, foi publicado o Decreto Presidencial nº 9.679, com alteração posterior pelo Decreto nº 9.696, de 30 de janeiro de 2019, com o objetivo de dimensionar e alterar a estrutura de cargos e funções do Ministério da Economia e, consequentemente, da Secretaria – Especial da Receita Federal.

Desta forma, ficou estabelecido que a RFB terá até 31 de julho de 2019 para avaliar internamente, sua melhor estrutura daqui por diante. A instituição sempre foi pioneira no uso de tecnologia da informação, processos de produção de trabalho com a finalidade de aumentar sua eficiência no serviço público.

Neste contexto, é possível fazer uma associação lógica, sem qualquer informação oficial da instituição, para supor que até metade de 2019 não deverá ter novo concurso para o órgão. Numa visão realista, podemos imaginar que uma autorização de novo concurso deverá ficar para o final de 2019 ou até mesmo início de 2020.

Para você, concurseiro, que tem como objetivo ser aprovado no cargo de Auditor – Fiscal ou Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, veja esta possível demora como algo positivo nos seguintes aspectos:

Para os candidatos iniciantes: aos que estão começando a se preparar para o próximo concurso da RFB, terão um bom tempo para ganhar bagagem de estudo e verificar todo o edital. Como foco e muita disciplina, é possível chegar em condições de igualdade em relação àqueles que já estão estudando há um bom tempo.

Para os candidatos experientes: os estudantes que julgam estar em um patamar avançado e já viu o edital e revisou várias vezes, também existem pontos positivos. Terão tempo para calibrar e lapidar ainda mais seu conhecimentos. Como já viram os assuntos básicos, poderá dedicar seu tempo aos pormenores da legislação, fazer revisões periódicas com marcações no seu material, analisar tendências dos últimos concursos da área fiscal entre outros pontos.

É aquela velha história: o copo pode estar metade cheio ou metade vazio, depende do seu ponto de vista. Nossa mente possui um poder infinito e damos ênfase e foco naquilo que queremos dar, não é mesmo?

O fato é que ganhará o campeonato quem se preparar melhor. E estamos falando de um campeonato de pontos corridos, onde quem somar mais pontos, colocará as mãos na taça da vitória. Ou seja, quem estiver melhor e mais preparado, terá mais chances de ser aprovado e conquistar a tão sonhada nomeação.

Para aqueles candidatos que se acostumaram a estudar apenas quando o edital é publicado ou até mesmo quando o concurso é autorizado, é interessante rever os conceitos pois, como sempre digo aos meus alunos, a aprovação em concurso é projeto de médio prazo.

Bem, espero ter ajudado você rumo a caminhada da aprovação. Se tiver interesse em falar mais comigo sobre este ou outro assunto, agende uma entrevista gratuita no link abaixo ou envie um e-mail.

E-mail: gleidsoncardoso.concursos@lsensino.com.br

Até a próxima!

Consultor Gleidson Cardoso – Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Conheça minha história: https://goo.gl/qkDFnN

Veja também outros artigos de interesse:

7 técnicas de estudo:

Link: https://goo.gl/RbBpUQ

– 5 dicas para você cumprir suas promessas de final de ano e ser aprovado:

Link: https://goo.gl/NkYnwc

– Receita Federal sem ESAF?

Link: https://goo.gl/PKsDPh

– Crise de concursos na área fiscal??

Link: https://goo.gl/Vxoxpr

– Concurso público: qual área escolher para estudar?

Link: https://goo.gl/p4iSHH

Como me tornei Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil:

Link: https://goo.gl/mFzJdG

– Concurso público: investimento ou despesa?

Link: https://goo.gl/QJ3Dc9

– Manual da Reprovação: os 10 erros mais comuns que você NÃO deve cometer:

Link: https://goo.gl/r62Gn9

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área fiscal): existe diferença?

Link: https://goo.gl/vK3uAD

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área policial): existe diferença?

Link: https://goo.gl/QPFd2E

– Discursivas: devo me preparar antes ou depois do edital?

Link: https://goo.gl/5QXS7T

– Publicada lei que aumenta a remuneração e altera carreira da RFB:

Link: https://goo.gl/zv3SVR

– Comentários de Direito Previdenciário para o TCE-PE:

Link: https://goo.gl/2T1kT7

Qual o momento ideal para começar a estudar para concurso?

Link: https://goo.gl/gehSxb

Indenização de Fronteira para RFB, PF, PRF, AFT e MAPA

Link: https://goo.gl/L93SvF