Central de Notícias

ARTIGOS

Análise de Direito Penal em concursos públicos para Analista de Tribunais

26/12/2017 - Talita Cozzatti

Sempre que vamos estudar para um determinado concurso, precisamos analisar cada disciplina individualmente, bem como o estilo e nível de cobrança das questões pela banca organizadora.

Com isso, podemos traçar a melhor estratégia de estudo e quais disciplinas são mais carentes de nossa atenção. Se você tiver um tempo muito curto, o ideal seria deixar algumas disciplinas de lado. Por outro lado, caso você tenha um tempo maior disponível, podemos estudar com mais atenção todos os assuntos cobrados.

Para Direito Penal, nos cargos de Analista de Tribunais de TRF e TRE, devemos dar certa atenção àqueles assuntos mais solicitados e com maior índice nas provas.

Fizemos uma análise criteriosa das questões da FCC para Tribunais Judiciários, entre 2013 e 2017, no sentido de identificar os assuntos mais cobrados em Direito Penal.

Para os cargos de nível superior, encontramos 2 assuntos respondendo por mais de 40% do total. Veja no gráfico a seguir:

2

Percebemos que o assunto mais cobrado é, disparadamente, “Crimes contra a Administração Pública” e, dentro dele, os crimes praticados por funcionário público, que incluem peculato, corrupção passiva, etc. Também destacamos os assuntos “Extinção da Punibilidade” e “Culpabilidade”.

Não é possível garantir que esta distribuição se perpetue nas questões de Direito Penal, mas essa é uma tendência da FCC nos últimos anos.

O ideal é sempre revisar todo o conteúdo disposto no edital, entretanto, se o seu tempo estiver curto, utilize essas informações para priorizar esses assuntos, o que pode te garantir pontos preciosos.

Continue estudando e Bons Estudos!