Central de Notícias

ARTIGOS

Ano eleitoral x Concursos públicos

06/02/2020 - Eduardo Frambach

Chega um novo ano e, como ocorre em todo ano par, volta o famoso mito da “proibição” de realização de concursos públicos em ano eleitoral.

Esse artigo, de forma rápida e objetiva, tem a finalidade de tirar, de uma vez por todas, qualquer dúvida que você tenha sobre esse tema.

O assunto é tratado no art. 73, inciso da V da Lei da Eleições (lei federal 9.504/97), que assim dispõe:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

(…)

V – nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados:

a) a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança;

b) a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;

c) a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo;

d) a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo;

e) a transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários;

Principais conclusões:

1) Tipo de restrição: a lei proíbe nomeações, contratações, ou outras formas de admissão. Ou seja, atos como autorização de concursos, escolha de banca, publicação de editais e realização de provas podem ocorrer normalmente.

2) Período de restrição: vai de três meses antes das eleições até a posse (ou seja, entre a primeira semana de julho até o início de janeiro do ano seguinte).

3) Poderes afetados: a lei é válida apenas para o executivo e o legislativo. Nomeações para o Poder Judiciário, MP, Tribunal de Contas e órgãos da Presidência da República (ABIN, por exemplo) foram excetuados da regra e poderão ocorrer normalmente.

4) Âmbito: a se limita ao âmbito em que se ocorre a circunscrição do pleito. Em 2020, por exemplo, teremos eleições municipais. Logo, não há qualquer restrição para concursos estaduais e federais

5) Candidatos já aprovados

concursos homologados antes da data prazo (três meses antes das eleições): não são afetados. Portanto, podem ser nomeados a qualquer tempo dentro do prazo de validade do concurso.

concursos não homologados antes da data prazo: são afetados. A homologação só pode ser feita a partir de janeiro do ano seguinte. 

Em resumo, como vimos, as restrições são claras e bem reduzidas. Sendo assim, não utilize o período eleitoral como um subterfúgio para não estudar. Como dizia Sven Hendrik Orberg: “Desculpa de aleijado é muleta e de amputado é prótese, portanto não tem desculpa, pra quem tem um sonho!” 

Siga firme no propósito. Vale muito a pena! Grande abraço e ótimos estudos.

Se tiver algum assunto que gostaria de ver por aqui, pode mandar direct no meu Instagram (@eduardoframbach_lsconcursos) que responderei com o maior prazer.

Visite o perfil do professor orientador Eduardo Frambach na nossa página do quem somos. Clique aqui.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Compartilhe: