Central de Notícias

ARTIGOS

Como evitar a procrastinação

07/06/2018 - Pamela Engel

Procrastinação! Nome sofisticado para a boa e velha enrolação. Você vai enrolando, enrolando e quando vê, seu tempo já foi todo embora. Qualquer coisa é motivo pra distração, tem vezes que até a parede branca fica mais interessante que o livro!

Todo concurseiro passa por isso em algum momento dos seus estudos e para abolir isso da sua vida,  você pode seguir algumas dessas dicas abaixo.

Mude seu ambiente

Os ambientes podem influenciar muito na sua produtividade. Ter uma mesa apropriada para os estudos que esteja organizada é o que te faz ter vontade de estudar. E se com o tempo o ambiente começar a te dar sono, você pode mudar o lugar. E isso não quer dizer trocar os móveis, basta mudar de posição, ler em algum outro lugar, etc.

Divida as matérias em partes menores

Segundo dois pesquisadores comportamentais chamados Klaus e Dan, a procrastinação acontece devido ao nosso inconsciente que acha a tarefa muito longa e árdua. Isso está diretamente ligado aos estudos e a todo tipo de produtividade. O que se pode fazer para melhorar esse fator, é diminuir as matérias mais longas em pequenos tópicos para que o conteúdo possa ser absorvido de forma mais homogênea e você consiga compreender perfeitamente. Estudar assim, além de ser mais eficiente você estudará bem mais rápido e vai dominar melhor o conteúdo.

Defina prazos

É importante ter uma meta para dominar as matérias. Caso contrário tudo vira uma bagunça e você se perde, acaba estudando mais uma coisa do que outra. As metas e os prazos devem ser realistas, menores, caso você não tenha tempo. Você pode manter os seus prazos separados para cada assunto de acordo com o tempo que você tem até uma determinada prova. Caso você deixe passar algum prazo, não deixe que isso atrapalhe o seu cronograma, se comprometa e corra atrás do prejuízo, assim você mantém o progresso e o seu desempenho.

Elimina as pausas de procrastinação

As pausas para descanso devem existir, são importantes, mas evite a procrastinação de não fazer nada produtivo. Mexer no celular, ficar em redes sociais, aplicativos e jogos não é a melhor forma de usar o seu tempo. Não é fácil manter o foco nos dias de hoje, já que temos a distração na palma da mão, mas é importante evitar ao máximo a procrastinação, principalmente ficar longe das redes sociais durante os estudos.

Se inspire em outras pessoas que tem rotina de estudo

Procure conversar com quem estuda para conhecer novas ditas e métodos para manter o foco. É claro que nem sempre tudo o que funciona para outra pessoa funcionará para você, é importante testar várias técnicas para ver o que dá certo. Nem sempre um colega vai ter as mesmas metas que você, mas todos os métodos de estudo podem ser adaptados para cada pessoa. O que vale é compartilhar o aprendizado.

Não se esqueça do seu motivo para estudar

Se você estuda para passar em um concurso, você tem que manter isso sempre em mente para manter o foco. Quando tiver vontade de procrastinar pense no quanto você quer passar naquele concurso, mantenha o ânimo e o foco para voltar aos estudos.

Tente não checar as redes sociais a todo momento, reserve pequeno momento entre os seus descansos para isso, mas não use todo o tempo para isso. É importante manter tanto o foco nos estudos, quanto no descanso. Tente relaxar e busque ficar longe do computador e do celular, se alongue e se distraia para voltar com mais foco aos estudos e manter os seus prazos em dia.

Clique a seguir e siga-me no Instagram: