Central de Notícias

ARTIGOS

Atitudes Para Passar em Concursos Públicos

29/11/2017 - Marcelo Greger

Na preparação para concursos públicos, a metodologia de estudos é um fator chave de sucesso, e a LS está aí, com 9 anos de experiência, expertise de seus consultores e toda uma sistemática para conduzir os nossos alunos em caminhos menos pedregosos.

Mas não há milagres! A melhor metodologia disponível será incapaz de produzir resultados, se o outro lado da parceria, o aluno, não assumir atitudes necessárias à conquista de sua aprovação. Quero listar aqui algumas atitudes, que considero essenciais ao sucesso de qualquer concurseiro:

Planejamento e Organização: quando se começa a estudar para concursos, normalmente são utilizadas as horas vagas, ou seja, o iniciante adapta seus estudos à sua rotina atual, mas, pense bem, não seria o contrário, ou seja, para um projeto tão importante na sua vida, não seria necessário adaptar a sua rotina aos estudos? Digo por experiência de mais de 3 anos como consultor que esse é o erro (e o motivo da desistência) de muita gente. Claro, não dá prá abandonar os outros compromissos da vida, mas dá prá planejar e organizar tudo na direção de viabilizar horas suficientes de estudo com qualidade. Esse, muitas vezes, não será um esforço pessoal, mas familiar: você precisa contar com as pessoas ao seu redor para construir essa solução, pois certamente, a sua aprovação interessa a todos!

 Pontualidade: estudar com metas é fundamental, em qualquer metodologia. A sucessão de objetivos de curto prazo é o que te mantém aceso, em ritmo adequado, produtivo. Mas não adianta estudar com metas se você não faz todo o esforço ao seu alcance para cumpri-las no prazo. Portanto, o compromisso com a pontualidade deve ser seu desafio pessoal, renovado a cada semana, e que vai mantê-lo em nível de excelência ao longo da preparação.

 Foco: perder tempo com assuntos que não agregam valor aos seus estudos pode custar caro à sua preparação. Sabe aquelas discussões bobas de grupos de e-mail e whattsapp? São exemplos de situações que você tem que eliminar durante a sua preparação. Atingir um patamar de alta produtividade nos estudos depende da busca permanente por estar focado, e desviar-se de tudo que atrai a sua atenção para outros assuntos. Aí novamente voltamos à família e amigos: quem está contigo precisa entender esse momento, e poupá-lo dessas questões que desviam sua atenção.

 Celebração: uma meta cumprida no prazo, um bom resultado obtido em uma bateria de exercícios, uma matéria espinhosa entendida, cada um desses degraus superados tem que ser comemorado, ainda que pessoal e internamente, “você com você”. Essa celebração do tipo “YEEEEESSSSSS!!!” é um poderoso auto incentivo, que vai fortalecendo a sua confiança e acredite, melhorando seu desempenho!

 Consciência e Paciência: coloco juntas essas atitudes/virtudes, pois são interdependentes nesse processo. Veja, uma coisa que você precisa evitar ao longo da sua preparação é se iludir. E para isso, ter a consciência do seu patamar de preparação em relação ao tamanho do desafio da sua aprovação, é fundamental. Uma vez consciente do quanto ainda precisa se esforçar, é necessário o exercício da paciência, tendo o tempo como seu aliado no processo, e não como seu adversário. Arriscar-se antes da hora normalmente atrasa em meses de preparação, e adia o sonho da aprovação. O Data Science da LS (veja mais sobre em https://goo.gl/HSgYwy) mostra que a maioria dos nossos aprovados percorreu o caminho completo dos planejamentos, passando pelo básico, experiente e depois o pós-edital. Tudo na vida tem o seu momento certo de acontecer, com a sua aprovação não será diferente.

 Persistência: eu sei, há poucas coisas mais frustrantes que não passar, depois de uma tentativa que custou muitas horas da sua dedicação, a compreensão da sua família, privações, investimentos. Antes de ser aprovado para a RFB, eu tentei duas vezes o TCU, e não consegui. É preciso saber que sim, pode não dar certo, apesar de todo o esforço empreendido. E quais as opções restantes? Bem, se você, como eu, não é de desistir fácil das coisas, vai precisar buscar a inspiração lá do fundo da alma, e retomar seus estudos em busca de um novo objetivo. A sua preparação pode ser uma guerra de várias batalhas, esteja preparado para perder alguma(s), e não desistir.

 Positividade: mesmo estudando com ajuda profissional, dificuldades e obstáculos estarão no caminho. E elas devem ser encaradas como fonte de aprendizado e energia, do tipo “o que não me destrói me torna mais forte”. Procure ver em cada dificuldade encontrada uma oportunidade de se fortalecer, de se preparar para enfrentar melhor novas dificuldades quando surgirem. Elas, as dificuldades, muitas vezes são inevitáveis, mas você pode evitar atitudes negativas, como reclamar, não enfrentar, adiar …

 Auto-controle: o fator emocional pode ser decisivo em uma prova. Se você é por natureza uma pessoa ansiosa, tensa, precisa preparar-se nesse lado também, além dos estudos. Muitas vezes, terapias, medicamentos, homeopatias, florais, serão aliados nessa busca. Você precisa chegar na prova preparado(a) a mostrar tudo o que sabe, com tranquilidade e confiança em todo o caminho que percorreu.

Você visualiza outras atitudes necessárias à sua aprovação? Fique à vontade para comentar comigo a respeito, terei o maior prazer em interagir com você pelo e-mail marcelogreger@lsconcursos.com.br .

Clique a seguir e siga-me no Instagram: