Central de Notícias

ARTIGOS

Auditor de Controle Externo – O que faz?

30/11/2017 - Pamela Engel

O que faz um Auditor  de Controle Externo? Essa é uma pergunta que sempre me fazem quando digo que trabalho no TCE.

O Auditor  de Controle Externo atua, basicamente, na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Dessa forma, verifica se os gastos públicos  estão sendo aplicados em conformidade com o ordenamento jurídico e de forma eficiente e eficaz.  De forma prática,  o auditor pode fiscalizar um contrato  apurando eventuais sobrepreços e/ou superfaturamentos. Ou ainda, realizar um diagnóstico da ineficiência ou ineficácia de um determinado programa de governo, e propor soluções técnicas para melhoria de seu desempenho, as chamadas auditorias operacionais.

A minha gerência no TCE BA é específica para auditorias operacionais. É um trabalho bem dinâmico, principalmente porque cada auditoria fazemos sobre uma área  ou secretária diferente. Contudo, exige bastante, pois é necessário sempre está estudando. Sempre fazemos auditorias coordenadas com TCU e demais tribunais de contas, o que possibilita uma grande troca de conhecimento e resulta em auditorias com cenários de todo o território brasileiro e nas três esferas de governo: União, Estados e Municípios.

No TCE BA,  a carga horária são de 30 horas semanais, mas a depender da gerência o horário é flexível, e é possível fazer parte do trabalho em casa. Todos os auditores são lotados na sede, no Centro Administrativo da Bahia,  que facilita o acesso as secretarias. O salario inicial está em torno de 18 mil reais,  entre os melhores dos Tribunais de Contas! Alem disso, as condições de trabalho são excelentes, muito melhores que as outras secretarias e órgãos do Estado, assim que tomam posse os auditores recebem um notebook para trabalhar. Mas sem dúvida, a melhor parte do tribunal são meus colegas de trabalho! Espero que você possa ser um deles em breve!

Agende uma entrevista gratuita para conhecer a LS Concursos e se tornar, o mais breve possível, um Auditor de Controle Externo! Não basta estudar muito, é preciso estudar certo!

Pamela Engel

Clique a seguir e siga-me no Instagram: