Central de Notícias

ARTIGOS

Auto sabotagem nos estudos – 7 passos para te ajudar a vencer

18/06/2018 - Pamela Engel

Para quem ainda não é familiarizado com esse termo, a auto sabotagem, é aquilo que fazemos para prejudicar a nós mesmos. Apesar de parecer estranho, esse é o tipo de coisa que fazemos sem perceber, e que prejudica os nossos objetivos. É a procrastinação, ou o excesso de desculpas para fazer algo, etc.

Quem está  está estudando para concurso, sabe bem o quanto a auto sabotagem nos estudos pode atrapalhar e muito. Uma conversa no WhatsApp, ficar nas redes sociais, e qualquer outra coisa pode tirar o nosso foco na hora de prestar atenção nas aulas ou nos livros.

Para resolver esse problema, separamos 7 passos para te ajudar a vencer a auto sabotagem nos estudos. Continue lendo.

1. Entenda a auto sabotagem

Como já foi mencionado, você precisa entender que a auto sabotagem é quando nós mesmos criamos obstáculos que impede o nosso sucesso em realizar os nossos objetivos. É o tipo de comportamento autodestrutivo que atrasam o alcance das nossas metas. Estudar para concurso precisa de muita disciplina e dedicação, algo difícil para o ser o humano. Com o tempo você começa a se sentir infeliz, perde o foco e a motivação e a auto sabotagem aparece. Identificar que estamos nos sabotando é o primeiro passo pra corrigir!

2. Por que isso acontece?

A auto sabotagem é um hábito, um comportamento, que podemos ou não repetir de forma natural, espontânea ou automática. Quando um comportamento se torna um hábito é o sinal de que ele se enraizou em nosso subconsciente e com isso você faz sem perceber. No processo de auto sabotagem, é como se não conseguíssemos perceber o que está nos atrapalhando e fica difícil identificar o que acontece.

3. O que fazer?

Como não conseguimos perceber onde está o problema sozinhos, o ideal é que você procure por uma ajuda profissional, que possa te orientar de maneira adequada e estratégica, ou você pode pedir um feedback de alguém próximo.

4. Como prevenir?

Sempre que pensamos em alcançar um objetivo, é importante transformar isso em meta, fazer listas, tirar da cabeça e colocar no papel. Com isso você consegue visualizar os prazeres de realizar tal conquista, e tudo que precisa ser feito em curto, médio e longo prazo. Você também pode lhe dar uma pequena punição, caso não consiga cumprir o que foi pré-determinado, e uma recompensa quando atingir alguma meta. Assim fica mais difícil de se auto sabotar.

5. Como identificar a auto sabotagem?

Tudo está ligado aos nossos hábitos. Quando você foca nos problemas, naquilo que te atrapalha, mais o seu cérebro vai se apegar ao que te leva para trás e com isso você não consegue alcançar seus objetivos. Portanto, tente adotar novos hábitos positivos e sempre buscando soluções para os problemas que aparecerem, dessa forma os comportamentos sabotadores passam longe.

6. Enfrente os seus obstáculos

A grande maioria dos obstáculos que temos, está relacionada a coisas que estão apenas em nossa imaginação, que nem vão chegar a acontecer. E por isso, para enfrenta-los, você precisa vencer seus medos, e focar no que te faz bem. Essa motivação é o que te faz ir para frente, e te motiva a chegar cada vez mais perto do que você mais deseja. O medo de enfrentar os obstáculos é sabotador e te tira a vontade de agir. Portanto se mantenha em ação e foque nas suas atividades e tarefas, não deixe espaço para sentir medo.

7. Aja agora!

Para superar a auto sabotagem, você deve adotar novos hábitos e definir um objetivo imediatamente. Quando você toma essas atitudes, seu foco se torna positivo e com isso a motivação não te abandona. Adote novos hábitos e comece a agir pra se motivar cada vez mais, afinal de contas, quando agimos, nosso corpo libera serotonina, conhecido como hormônio do prazer, e com isso, permita-se manter focada pelo tempo que precisar, para se aprofundar nos estudos, ficar entusiasmado e despertar cada vez mais o seu melhor.

Está difícil seguir seus estudos sozinho? Agende uma entrevista para te ajudar a seguir nessa jornada!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: