Central de Notícias

ARTIGOS

Como a Proposta de Medidas do Governo para o Congresso pode afetar a vida dos Concurseiros

16/08/2017 - Equipe LS Concursos

Se você estuda para Concursos Públicos, certamente deve ter se deparado com uma notícia que está assustando boa parte dos Concurseiros. Acredito que você já deve ter visto por aí algo como:

“Governo quer limitar salário inicial de servidor público a R$ 5 mil”

(E acredito fortemente que, se você estuda para Concurso, seu coração deve ter dado uma palpitada mais forte ao se deparar com esta notícia tão “fatalista”)

Desde que esta notícia está circulando, recebemos dezenas de mensagens de nossos alunos, preocupados com o futuro de seus estudos. E não é para menos, de uma hora para outra parece que todo o cenário de Concursos Públicos vai mudar, e o que fazer com todo o planejamento de estudos e carreira que você estava seguindo?

Neste artigo, queremos te apresentar uma visão geral sobre o murmúrio que esta notícia está causando, e ao final, acredito que você ficará mais tranquilo, entendo todo o contexto da história.

Tudo começou nesta terça-feira, dia 15/08, quando o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que o Governo irá propor ao Congresso uma série de medidas para redução de custos, visando reduzir o déficit fiscal que o país se encontra.

Focando na nossa realidade, o mundo dos Concursos Públicos, quais seriam as implicações que estas medidas teriam?

  • redução do salário inicial do servidor público para R$5.000
  • aumento do prazo para que os servidores públicos atinjam o teto salarial de suas carreiras
    *Hoje a tabela de progressão salarial tem 13 níveis, e a proposta seria para que esta progressão tivesse 30 níveis.

Para entendermos melhor essa situação, qual é a justificativa do Governo para esta redução inicial do salário de servidores públicos?

Bom, de acordo com Dyogo Oliveira, Ministro do Planejamento, hoje o Governo paga “o dobro, às vezes o triplo, do que o mercado privado“, em cargos semelhantes, em início de carreira.

(Fonte: Governo vai adiar reajuste de servidores, mudar tributos e teto salarial)

Até então, nenhuma mentira.

Contudo, um ponto importante de ser avaliado é:
A Carreira Pública deve ser comparada à Carreira Privada desta forma tão simplista?

Vamos pensar no seguinte: hoje para que alguém inicie sua carreira profissional é necessário estudo e preparação. Até aí acredito que ninguém discorde.

Mas se formos avaliar o esforço necessário nos estudos e preparação para o ingressar na iniciativa privada, ou então na pública, devemos concordar também que não podem ser comparadas pelo simples fato de serem realidades completamente distintas.

Tratando-se da iniciativa privada, não é incomum um profissional levar sua faculdade “de qualquer jeito”, ter seu diploma, e já querer ingressar no mercado de trabalho. Grande parte das vezes, o esforço e dedicação que este profissional despende não é tããão alto assim.
Sabemos bem que a qualidade dos estudos no nosso país não é das melhores, infelizmente. Então realmente não podemos achar que, em início de carreira, um profissional que acabou de se formar terá plenas condições de assumir um grande cargo, com grandes salários. Muitas vezes este profissional é ainda imaturo (se tratando em experiências profissionais).

(E de forma alguma tiro o mérito de carreiras privadas, o sucesso em ambas – privada e pública – deve ser algo a ser reconhecido. Para o sucesso, ambas exigem esforços.)

Contudo, se formos avaliar a iniciativa pública, sabemos que o buraco é mais embaixo.

Você certamente deve conhecer pessoas que passaram anos e anos se dedicando em estudos árduos. Ou até mesmo você se encontra nesta situação: está há algum tempo estudando, se dedicando, abrindo mão do seu tempo livre com a família, lazer, mas tudo em nome de um sonho.

Sabemos também que, para conseguir ter um bom nível de estudo e boas chances de alcançar seus sonhos, é necessário investimento. E não digo apenas investimento financeiro, investimento de tempo, de dedicação, de foco. Do contrário, dificilmente o tão sonhado “cargo público” será conquistado. Isso é um fato.

Então, avaliando apenas esta situação, o comparativo entre salários iniciais para carreira pública e privada, já não são tão coerentes, como apontados pelo Ministro de Planejamento.
(“hoje o Governo paga o dobro, às vezes o triplo, do que o mercado privado, em cargos semelhantes, em início de carreira.”)

Mas o nosso objetivo aqui não é dizer o que está certo e o que está errado sobre esta proposta do Governo feita ao Congresso. E sim, explicar para você, que estuda para Concursos Públicos a real situação sobre esta notícia. Não queremos que você entre em desespero, como estamos vendo que muitos estão entrando, a ideia é que sejamos realistas quanto a esta situação.

Então para ficar mais fácil de compreendermos a situação, vamos por partes:

A medida proposta se aplica ao Executivo Federal
Então, o Legislativo e Judiciário ficam de fora dessa. Além de que, não contempla Estados e Municípios, que juntos sempre apresentam muito mais oportunidades.

Carreiras de Estado do Executivo podem ficar de fora;

Agora vamos a outro ponto:

Será mesmo que esta proposta vai ser aprovada?
Bom, para que uma proposta desta seja aprovada, não tenham dúvidas de que terá muita pressão e discussão dentro do Congresso. Então não vai ser do dia para a noite que isso será aprovado.

Certo, mas e se esta proposta for aprovada?
Se a proposta for aprovada, ainda não será o fim dos tempos. Mesmo que a proposta passe, a evolução das carreiras do Executivo Federal será muito mais rápida rumo ao topo da carreira.

Outros pontos importantes de serem avaliados:

Propostas feitas pelo Governo atual
O Governo atual é famoso por fazer propostas infladas, deixando margem para ceder nas negociações.

Cenário atual
Esta proposta se dá em um cenário de grande crise financeira, considerando a não aprovação da Reforma da Previdência. Quando a crise passar e a arrecadação Federal subir, ou se a reforma da Previdência for aprovada, muito provavelmente, esta e outras medidas serão revistas, e quem estiver dentro (ou seja, aprovado em um Concurso Público) será beneficiado com progressões salariais mais rápidas.

Propostas anteriores
Podemos citar como exemplo, o RJ, onde em 2016 o Governo anunciou quase 20 medidas que afetariam o serviço público, como corte do triênio, licença prêmio, etc Contudo, apenas uma foi aprovada, que foi o aumento da Contribuição.
(Fonte: Pacote de Medidas do RJ extingue programas sociais e corta secretarias)

Não é de hoje que diversas propostas surgem, são debatidas no Congresso. Mas devemos sempre lembrar que: por mais que algo seja proposto, isso não quer dizer, de forma alguma, que será aprovado. Até que algo seja realmente aprovado, tem muito chão pela frente.

E por fim, acredito que um questionamento possa passar pela sua cabeça:

Será que em meio a tanta instabilidade no nosso cenário político atual, com medidas que desfavorecem o Servidor Público, vale a pena continuar se dedicando tanto aos estudos? Será que não é melhor investir na Carreira Privada?

Se formos observar o setor privado, não podemos dizer que está tão favorável assim também.
De acordo com as últimas estatísticas apresentadas pelo IBGE, hoje o número de desempregados do país ultrapassa os 14 milhões.

E se formos observar o desemprego para cargos mais elevados, cargos executivos, onde os salário também são maiores (e aí podemos comparar com os altos salários do setor público), este índice de desemprego chega aos 20%.

A verdade é que não está fácil no setor privado, o próprio Governo a partir do momento que tenta limitar o salário inicial do Executivo Federal, reconhece que precisa contratar mais Servidores Públicos e, naturalmente, muitas pessoas ainda optarão pelo Concurso Público.
Contudo, com todo este murmúrio sobre os Concursos Públicos, é normal que haja um grande número de pessoas que se desmotivem e abandonem seus estudos.

Diante deste cenário, cabe a cada um avaliar qual o seu verdadeiro perfil profissional, e onde quer realmente focar seus esforços para atingir seus sonhos.

E se você estiver realmente focado e comprometido com o seu sonho na Carreira Pública, tenho uma boa notícia:
Este tipo de notícia acaba afastando pessoas “curiosas”, pessoas que não estão realmente comprometidas em alcançar seus objetivos. Podemos considerar quase como uma “peneira” natural, onde só os fortes sobrevivem.

Quero inclusive que você reflita sobre isso:
Você está realmente comprometido em alcançar seus sonhos? Ou está nessa apenas como um aventureiro?

Independente da sua resposta, vale a reflexão para que possa avaliar qual é a melhor opção para você, diante de todo nosso cenário atual.

Moral da História:
– O Governo atual está passando por um déficit e está avaliando medidas para resolver esta situação. E dentre as medidas, algumas podem afetar a vida dos Concurseiros, como a redução do salário inicial dos Servidores Públicos;

– A proposta foi feita, mas até que algo seja realmente aprovado e entre em vigor, muita água ainda vai rolar e muito ainda vai ser debatido no Congresso;

– Historicamente, podemos observar que muitas propostas já foram feitas, mas por óbvio, nem todas são aprovadas;

– Se está em dúvida se abandona os estudos e foca na Carreira Privada, leve em consideração que o mercado privado não está dos mais fáceis também, e o que o índice de desemprego, inclusive entre pessoas com alta capacitação, está alto;

– A parte boa de notícias como estas é que afastam os aventureiros, e as chances ficarão apenas para quem estiver comprometido com seus objetivos;

– E por fim, esta tentativa do Governo limita poucos cargos públicos se formos comparar todas as oportunidades de Concursos Públicos provenientes no país, seja no Poder Legislativo, Judiciário, Estado e Município.
Sendo assim, a Carreira Pública ainda é uma ótima fonte de oportunidades.
Se você respondeu à reflexão que propus acima, e viu que está realmente disposto e quer atingir seus sonhos através da Carreira Pública, a LS Concursos pode ser o caminho mais rápido e eficiente até ele.

Contamos com uma equipe de mais de 50 Consultores que foram aprovados nos Concursos Públicos mais concorridos do país. Com isso não tenha dúvida de você será orientado e acompanhando por profissionais altamente qualificados e experientes, que já trilharam o mesmo caminho que você está trilhando, e o mais importante: tiveram sucesso nesta jornada!

Conheça nossas Soluções de Ensino para as áreas mais desejadas de Concursos Públicos:
www.lsensino.com.br/concursos/

E caso tenha alguma dúvida e queira conversar conosco, sinta-se à vontade! 🙂
Email: contato.concursos@lsensino.com.br
Página de Contato: www.lsensino.com.br/contato/

Um grande abraço!
Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no instagram: