Central de Notícias

ARTIGOS

Como conciliar estudos para concursos com trabalho e vida pessoal

11/06/2018 - Pamela Engel

Sua meta já está atrasada, correria no trabalho, e ainda tem dia dos Namorados chegando, Copa do Mundo, São João,  ponteiros da balança subindo,  e você não sabe como dar conta disso tudo?

Conciliar estudos para concursos com trabalho e vida pessoal parece virar uma tarefa impossível, gerando muito estresse e cansaço. Contudo, para melhorar o seu desempenho nos estudos e ser capaz de conciliar todas as coisas, existem algumas dicas que você pode seguir. Harmonizar os horários de estudos com o trabalho e ainda ter vida pessoal pode não ser tão difícil quanto parece, e apesar da correria que você irá enfrentar é possível desenvolver todas as suas atividades. Confira as dicas!!

Aprenda a criar uma rotina

Organizar os seus horários ajuda muito quem precisa estudar para concursos. Mas é importante cumprir esses horários estabelecidos, eles devem ser bem estabelecidos e divididos entre estudos e trabalho. Você pode usar uma agenda ou calendário para anotar as datas mais importantes como provas, trabalhos ou atividades. Uma forma que funciona é classificar as atividades em comum, importantes e imprescindíveis. Por exemplo, o casamento do seu irmão é imprescindível, o aniversário da sua amiga é importante, mas aquela saidinha pra tomar uma cerveja é uma atividade comum, todo mundo vai entender se você não for, e você não vai se sentir culpado por isso depois. Assim, você encaixa logo no seu calendário as imprescindíveis, escolhe as importantes e deixa as comuns para quando sobrar um tempinho, ou quando você achar que está enlouquecendo. Sabendo se organizar assim, as chances de você esquecer ou ter que adiar algo é muito menor. Seja o gestor da sua vida!

Valorize seu TEMPO

Estude de forma eficiente!!! Seu tempo é seu bem mais precioso. Faça uso de bons materiais e técnicas de estudos. Não é quanto você estuda, mas como você estuda. Quem tem pouco tempo para estudar, precisa está 100% focado quando for sentar pra estudar! Isto também serve para o seu trabalho e para quando estiver socializando, sempre esteja 100% presente! Não adianta está no trabalho pensando na matéria acumulada, não adianta sair e não se divertir, não dar atenção as pessoas queridas. Planeje bem, assim você deixa a culpa de lado!

Aproveite qualquer tempo livre

Você  deve aproveitar qualquer tempo livre, transporte, fila do banco, sala de espera do médico. Nessas horas tablets e os celulares são grandes aliados . Você pode usá-los para baixar as aulas, sincronizando com as do seu computador, assim você pode estudar as leis secas e revisar as matérias enquanto está ocupado fazendo outra coisa. Também é possível ouvir audiobooks quando estiver no transito. Outra alternativa  são os sites de questões, aproveite qualquer  tempo vago pra fazer questões. Nesse pequenos intervalos de tempo, só não recomendo apreender assunto novo, pois para isso é necessário estar bem concentrado, caso contrario você terá que estudar de novo, e estará perdendo tempo ao invés de ganhar.

Faça grupos de estudos

Participar de grupos de estudo também ajuda muito a manter a rotina e a conciliar estudos para concursos com trabalho e vida pessoal. Além de acelerar muito os estudos, você também convive com outras pessoas que tem o mesmo objetivo, podendo trocar sugestões de livros,  ajuda entre si em algumas matérias e principalmente as angustias de um concurseiro. Por mais que seus amigos e familiares te amem, eles provavelmente não estão passando pelas suas dificuldades, e ter alguém na mesma situação que a sua ajuda a enfrentar mais facilmente.

Controle o estresse

Todo estudante que trabalha passa por momentos de muito estresse, por isso é essencial fazer algumas pausas e tirar folgas de tempos em tempos. Estudar demais gera nervosismo e fadiga, por isso a cada duas ou três horas é importante dar um descanso, entre 10 ou 15 minutos para se alongar, levantar, sair da cadeira e se distrair um pouco. Embora pareça que você estará perdendo tempo, o descanso é importante para o cérebro.

Faça atividades físicas, nem que seja 30 minutos de caminhada (é gratis!), de preferência com seu parceiro ou um amigo, pois já junta duas coisas em uma só, precisamos otimizar o tempo!!

Tenha equilíbrio

Essa é a principal dica! Estudar para concurso é um projeto de longo prazo, se não houver equilíbrio, provavelmente você vai desistir no meio do caminho. Para alcançar nossas metas é preciso que todas as partes das nossas vidas estejam equilibradas, isso nos ajuda a ter motivação para buscar os nosso sonhos. Existe uma ferramenta de coaching chamada roda da vida, que trabalha justamente esses aspectos, tem curiosidade para saber como está sua vida? Fale comigo, que te passo a ferramenta! Vai te ajudar muito!

Estude muito, mas não abra mão de toda sua vida social, não falte as atividades imprescindíveis, pois  no futuro você vai se culpar por isso e provavelmente vai machucar alguém que ama. E principalmente, cuide da sua saúde física e mental, acredite, cargo nenhum vale esse preço!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: