Central de Notícias

ARTIGOS

Como Definir a Sua Área de Estudos e a Importância do Foco

24/01/2018 - Pamela Engel

Queridos Concurseiros,

Definir qual área você irá focar é muito importante para os estudos, mas é ainda mais importante para sua felicidade profissional! Sempre estou pedindo sugestões de temas para artigos pros meus alunos, assim posso ajudá-los nessa árdua caminhada, o de hoje é sugestão de um aluno meu, Renato Bertassi. Porém gostei tanto do e-mail dele, contando sobre essa dificuldade em definir a área de estudo e manter o foco, que pedi para publicá-lo! A história dele é parecida com a minha, e com a de vários concurseiros que conheço, vale a pena você ler:

Na minha caminhada como concurseiro acabei descobrindo e me “encantando” com a área de Controle e Gestão, em especial Tribunal de Contas. Mas o foco nem sempre foi esse, no começo eu acabava seguindo mais o salário em si do que as atividades do cargo. Creio que se trata de uma armadilha comum entre concurseiros, principalmente iniciantes.

Quando me perguntavam a qual área me dedicava, eu respondia: “fiscal”. Meio sem saber ao certo o que fazia um Fiscal de Tributos.

Um belo dia me dei conta que não seria nada agradável passar anos estudando e correr o risco, após tanto esforço, de não me adaptar às atividades. A possibilidade de ter de reiniciar os estudos após uma eventual frustração não é nada animadora, não é mesmo? Senti que a necessidade de descobrir o que faz cada cargo seria fundamental para me motivar a seguir em frente. O que quero dizer é ir além da definição de um foco para atingir a excelência em determinadas disciplinas, hoje fundamental para conquistar a aprovação. Refiro-me a quais atividades o concurseiro pretende exercer pro resto da vida!

Existem cargos com remuneração acima dos R$ 10 mil nas mais variadas áreas: policial, judiciária, legislativa, diplomacia, agências reguladoras, bancária, fiscal, controle, etc… Ou seja, em praticamente todas as áreas é possível obter um salário vantajoso. Por isso, entendo ser fundamental a descoberta do perfil do concurseiro. As atribuições de um Analista Judiciário do TRT são muito diferentes das atividades de um Oficial de Inteligência da ABIN, que são diferentes do dia a dia de um Agente da PF ou de um Auditor de Controle Externo, por exemplo.

Sabemos que existe o tal concurso “trampolim”, que trará estabilidade financeira e tranquilidade para seguir na jornada. Porém, digo respeito ao alvo final, aquele que demandará por muitas vezes alguns anos de preparação e resultará na tão almejada realização pessoal e profissional. Vejo as pessoas muito focadas nos estudos, no salário, e acabam esquecendo que passarão 8h por dia naquele ambiente, desempenhando determinadas atividades que podem se tornar um fardo. Muitas vezes essa rotina pode acarretar doenças, infelicidade, entre outros problemas.

Claro que essa escolha é pessoal e subjetiva, exige reflexão e autoanálise. Cada pessoa possui um comportamento, perfil e estilo de vida diferentes, de forma que a resposta só virá pontuando todos os fatores e aplicando-os a sua realidade. Todavia, acho pertinente levantar essa questão, principalmente num ano, a priori, cheio de oportunidades das mais diversas áreas.

Eu ainda sigo na “batalha” dos concursos, porém com o caminho muito mais claro sobre qual é o meu objetivo!

E você, nobre colega concurseiro, já definiu qual área é o seu foco?”

Definir qual área será seu foco é muito importante, por isso na LS temos diversos artigos explicando sobre a área e de como é o trabalho em cada um delas. Segue alguns links para te ajudar nessa escolha:

Características Da Área De Tribunais De Contas E De Controle Interno

Auditor de Controle Externo – O que faz?

Características Da Área Fiscal

O que faz um Auditor Fiscal da Receita Federal?

O que faz um Auditor do ICMS?

O que faz um Fiscal do ISS?

Características Da Área De Tribunais Judiciários

Características Da Área Policial

Boa sorte na sua decisão!!!

Tem algum tema que você gostaria que eu escrevesse? Me mande um e-mail: pamela@lsconcursos.com.br!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: