Central de Notícias

ARTIGOS

Como não perder tempo de estudo – 2 dicas simples

22/06/2017 - Eduardo Frambach

Olá, futuros colegas servidores.

Hoje tentarei passar uma rotina simples que criei quando eu estudava (2008/2010) e que me ajudou muito na minha aprovação para o ISS/RJ 2010. Embora os tempos fossem outros, penso que essa dica ainda serve para os dias atuais.

Como todos sabem, o tempo é algo muito escasso na vida do concurseiro. Muitos dizem que é o nosso pior inimigo. Outros preferem dizer que pode ser nosso maior aliado. Compactuo dessa última corrente.

Nos anos em que estudei pra área fiscal (entre NOV/2008 e SET/2010), principalmente em 2008 e 2009, o estudo era bem diferente. Existiam muito poucos sites especializados no assunto. Não tínhamos essa gama de materiais online para escolher como temos hoje. O normal era fazer um cursinho presencial e se virar com livros (muitas vezes acadêmicos).

Por conta disso, era inevitável passar algumas horas do seu dia dentro de um transporte público (ônibus, metrô, trem), ou mesmo no carro, nesse ir e vir de cursinho presencial. Isso hoje não é a regra. Mas atualmente, assim como naquela época, existem diversos outros momentos em que estamos perdendo tempo de estudo: engarrafamentos (indo e vindo do trabalho, faculdade…), filas (banco, padaria…), salas de espera (consulta médica, aeroporto…) e etc.

Não desperdice o seu tempo!

Para não desperdiçar o meu tempo de estudo nessas ocasiões, as quais existem na vida de qualquer concurseiro, eu adotava 2 atitudes simples:

Deslocamentos ou filas (em pé): ouvia a CF/88 em MP3. Isso mesmo. Eu simplesmente ouvia uma voz lendo artigo por artigo da nossa CF/88. E acreditem, a gente vai fixando por osmose. Eu decorei os artigos principais (1º ao 7º, 18 ao 24…) sem fazer muita força. Hoje em dia, você pode ouvi-la no celular com fones de ouvido. Baixe-a em algum aplicativo para celular ou neste link e mande brasa. Deixe para ouvir aquelas músicas do Amado Batista que tanto gosta nos fins de semana ou após a aprovação!

Deslocamentos ou filas (sentado): eu revezava entre 2 atividades:

1) Ou lia o Resumo da CF/88 elaborado pelo Professor Vitor Cruz (Vampiro). Considero o melhor material para conseguir fixar de forma mais inteligente os dispositivos constitucionais. Essa leitura complementava o que eu ouvia no MP3. Esse resumo sempre foi disponibilizado de forma gratuita pelo Vampiro. Hoje ele pode ser encontrado em seu site ou através deste link.

2) Ou fazia questões da principal matéria da área fiscal (Direito Tributário): eu imprimia apenas a lista de questões (sem comentários) presentes no final das aulas em PDF. Eu diria que fiz todas as questões das principais bancas umas 4/5 vezes. Isso serviu pra eu ganhar velocidade nas resoluções e também para acertar questões que vieram idênticas na minha prova.

É claro que essas dicas podem ser ajustáveis a cada concurseiro, dependendo de sua peculiaridade e do seu concurso em foco. Eu fazia dessa forma porque eram duas matérias importantíssimas para área fiscal e por ser algo mais prático.

Alguns podem preferir fazer exercícios de outras matérias em vez de tributário. Ler seus próprios resumos e não esse do Vampiro. Assistir vídeo-aula e não ouvir a CF/88 no celular. Sem problemas. O lema aqui é não perder tempo, pois ele é escasso e faz toda a diferença na sua aprovação.
Bom, espero ter ajudado! Se tiver algum assunto que gostaria de ver por aqui, pode mandar direct no meu Instagram @eduardoframbach_lsconcursos ou e-mail (eduardoframbach@lsconcursos.com.br) que responderei com o maior prazer.

Clique a seguir e siga-me no Instagram: