Central de Notícias

ARTIGOS

Como posso me preparar desde já para o concurso Sefaz-RS?

03/01/2018 - Gustavo Costa

O edital do concurso para Auditor-Fiscal da Receita Estadual (AFRE) do Rio Grande do Sul está previsto para o ano de 2018, e a expectativa é que sejam abertas pelo menos 100 vagas para auditor e outras 100 para técnico.

O certame está entre os mais concorridos da área. Por isso, começar a se preparar com antecedência é essencial para garantir sua vaga. Mas sem um edital lançado, por onde começar? A gente te dá algumas pistas importantes!

Em primeiro lugar: estudar Tecnologia da Informação (TI). A maior parte das provas da área fiscal cobra Informática, que tem conteúdo menos complicado do que o de TI, e deixar para aprender todo o conteúdo depois do edital lançado pode ser arriscado. Não bastasse isso, a matéria também teve peso forte no último concurso para o cargo: foram cobradas 40 questões sobre o assunto, enquanto matérias como Direito Tributário e Contabilidade tiveram 30 questões cada.

dez-2017-01-01

Outro assunto pouco comum, mas que foi cobrado no último concurso para o cargo foi auditoria FISCAL, além da já comum auditoria Contábil.

dez-2017-01-02

Outra dica importante é já ir conhecendo o perfil da banca que deve ser responsável pelo certame. Nesse ponto, ainda há muita incerteza, mas já é possível traçar duas estratégias.

Em 2017, foi lançado edital para concurso da Controladoria e Auditoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage-RS), órgão diferente da Receita Estadual, mas também sob administração da Secretaria da Fazenda do Estado. Para este certame, a banca escolhida foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antiga Cespe. Por esse motivo, é possível que a mesma banca seja a escolhida para realizar o concurso da Receita Estadual, no entanto, isso ainda não é certo.

De qualquer forma, vale a pena conhecer desde já a banca que tem feito as provas dos últimos concursos para o cargo de auditor fiscal: a Fundatec.

Com a ajuda de um consultor da LS, você consegue montar um planejamento de estudos focado nas duas bancas e que inclua todas as matérias necessárias, levando em conta o seu nível de facilidade com cada uma delas. Também estamos por dentro de todas as novidades e movimentações do certame, para focar ainda mais o estudo assim que houver confirmações.

Para o cargo de Auditor-Fiscal é exigida formação superior em Direito, Economia, Contabilidade, Administração, Engenharias e TI. Já para o cargo de técnico, basta formação superior em qualquer área.

Saia à frente da concorrência! Na LS Concursos, você estuda por roteiros personalizados, que te ajudam a começar agora a se preparar para esse concurso, sem deixar de lado matérias comuns a fiscos do Brasil inteiro.

Se você quer sair na frente, entre em contato pelo e-mail gustavo@lsconcursos.com.br ou pelas redes sociais: Facebook: Gustavo Costa Consultor/ Instagram: gustavocostaconsultor

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Link do edital do último concurso (2014): http://publicacoes.fundatec.com.br/home/portal/concursos/editais/edital_904176003595.pdf

Ler também

https://www.lsensino.com.br/artigo/sefaz-cage-entenda-estrutura-da-secretaria-da-fazenda-do-rs/

https://www.lsensino.com.br/artigo/o-que-faz-um-fiscal-do-icms/