Central de Notícias

ARTIGOS

Como se Manter Motivado

26/03/2018 - Pamela Engel

Se manter motivado na hora dos estudos durante toda a sua preparação para concursos públicos vai se tornando cada vez mais difícil, sejam os problemas pessoais, com a matéria complicada, ou o desânimo mesmo. A desmotivação chega e estaciona, sobrecarregando o nosso emocional. Mas o modo de como se manter motivado, é o que faz toda a diferença.

Se você ainda fica desanimado de estudar, separamos cinco dicas de como se manter motivado durante todo o tempo.

 

  • Liste tudo que aprendeu ou realizou no dia

 

Essa é uma forma de reconhecer tudo que você conseguiu alcançar durante o dia, e é uma ótima estratégia para se manter motivado. Portanto ao fim de cada dia, pegue um bloco de papel, ou no próprio celular, e liste tudo que você conseguiu realizar. Assim, além de conseguir se organizar melhor e manter o controle, você se dá conta do avanço que está tendo, e do seu progresso. Por menor que ele seja. É importante se recompensar pelo esforço.

 

  • Reconheça o progresso

 

Como foi mencionado anteriormente, reconhecer as pequenas vitórias é algo que realmente ajuda a como se manter motivado. É um jeito de saber que suas metas serão alcançadas, e você também consegue ter uma visão de onde está, e o que ainda falta para ser feito. Portanto, anote cada vitória obtida, e comemore se possível, se dê algo de presente (um chocolate, uma caneta…), isso alegra o nosso ego e nos mantém motivado. Você não precisa ser feliz só depois da posse!!!

 

  • Crie uma rotina

 

No início dos estudos estamos muito motivados, mas com o passar do tempo e possíveis reprovações essa motivação vai diminuindo. Se desde do inicio, você criar uma rotina, com horários e locais definidos para estudar, será mais fácil conseguir estudar nos dias que a motivação estiver baixa. Quando você era criança, você não precisava está motivado pra ir para escola, precisava?

 

  • Respeite o seu corpo

 

Dica número 4 de como se manter motivado é respeitar os limites do seu corpo. Quando vamos além do limite, a produtividade diminui e o aprendizado fica comprometido. Se esforçar além dos limites pode ser o que está acabando com sua motivação, por isso é importante se cuidar para manter a saúde e a autoconfiança. Antes de pensar em começar a estudar feito um louco, mais vale parar e pensar e bolar uma estratégia para que tudo flua de forma mais eficaz e produtiva.  Se alimente de forma adequada e durma bem, caso contrário você só perde tempo e energia.

 

  • Mantenha o foco nos objetivos

 

Os objetivos devem ter foco total. Eles devem por si só te ajudar com a motivação para o dia a dia. Sendo assim você pode se fazer algumas perguntas, como, porque escolhi essa carreira? Porque quero fazer esse concurso?  E as respostas devem ser sempre positivas e legítimas.

Uma boa dica também para saber como se manter motivado, é tirar um tempo para pensar no que você realmente quer, e quais são seus motivos pessoais para determinado objetivo. Não pense tanto nas possíveis recompensas, mas no que isso significa. Quais são seus sonhos? O que deseja daqui para frente? O significado de tudo isso é o que você deve ter em mente para se manter motivado.

Agora é hora de colocar em pratica e voltar aos estudos devidamente motivados!!!

Bons estudos!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: