Central de Notícias

ARTIGOS

Concorrência OFICIAL x concorrência REAL em concursos públicos: existe diferença?

Gleidson Cardoso - 16/10/2017

Olá pessoal, tudo bem?

Para quem está estudando para ser aprovado em concurso público, um dos principais fatores que causam preocupação e ansiedade nos candidatos é a divulgação da concorrência do certame inscrito. Fazemos uma análise do concurso desejado para saber se valerá ou não a pena estudar para aquela prova.

Notícias como “concurso do INSS teve mais de 1 milhão de inscritos” ou “concorrência do concurso para o Tribunal X é de mais de 200/300 candidatos por vaga” assustam os mais desinformados que acabam se desestimulando e, tendo como consequência natural, o abandono do sonho desejado da aprovação.

Isso já aconteceu com você alguma vez concurseiro?

Pois bem, a concorrência existe sim, mas há um grande fosso entre a concorrência oficial e a concorrência real na maioria dos concursos!!

“- Como assim consultor? É sério?”

“ – Claro concurseiro, vamos aos números. Darei exemplos em várias áreas de concurso. Hoje, vamos analisar números sobre a concorrência na área policial. E como diz o ditado: contra fatos, não há argumentos.

Área Policial

1º Caso: concurso de Agente Polícia Federal 2012

Segundo dados extraídos do site da banca organizadora do concurso, (link: https://goo.gl/41rP27), o certame realizado em 2012 contou com a participação de 107.859 candidatos disputando 500 vagas. Assim, temos a concorrência oficial de 215,6 candidatos por vaga. A primeira vista, parece uma concorrência assustadora, não é mesmo?

Porém, após a 1ª fase, só foram aprovados apenas 747 candidatos na 1ª fase. É isso mesmo! No final das provas escritas, físicas e psicológicas, restaram menos de 800 pessoas aptas a realizarem o curso de formação profissional, que corresponde a 2ª fase da seleção do cargo na Policial Federal.

Este número significa que, para aqueles que participaram do certame, a concorrência real foi menor do que 2 candidatos por vaga (exatos 1,49 candidato/vaga), valor bem inferior a concorrência oficial. Impressionante não?

2º Caso: concurso de Escrivão de Polícia Federal 2014

O mesmo evento ocorreu neste certame relativos a ampla concorrência. Observem os números:

Candidatos: 98.101

Vagas: 450

Aprovados após a 1ª fase: 722

Concorrência oficial: 218 candidatos/vaga

Concorrência real após resultado da 1ª fase: 1,60 candidato/vaga

Conclusão: Número quase idênticos ao exemplo anterior

Fonte: https://goo.gl/SbA6se

3º Caso: concurso de Policial Rodoviário Federal 2013

Novamente, a ocorrência do mesmo evento da grande diferença entre concorrência real versus concorrência oficial. Observem os números:

Candidatos: 109.769

Vagas: 1.000

Aprovados após a 1ª fase e aptos a iniciar o Curso de Formação Profissional: 1891 (excluídos os sob-júdice)

Concorrência oficial: 109,77 candidatos/vaga

Concorrência real após resultado da 1ª fase: 1,89 candidato/vaga

Fonte: https://goo.gl/nceUSu

Conclusão: Número quase idênticos aos exemplos anteriores para o concurso da Polícia Federal.

O ponto crucial é que você, a esta altura do campeonato, já deve conhecer há bastante tempo quem é, na verdade, o seu maior concorrente: VOCÊ mesmo!! Esta deve ser a concorrência real a ser encarada por você na sua preparação.

Desta forma, não se desestimule nem perca tempo com lamentações sobre a concorrência divulgada pelas bancas dos concursos diversos pelo país em que você for realizar. Saiba que o número de candidatos que estarão vivos na batalha será bem menor do que você imagina.

Depois destas informações, pergunto a você: já começou a se preparar de verdade para enfrentar a concorrência REAL do teu concurso dos sonhos?? Mude a partir de agora sua abordagem sobre o assunto e comece a estudar firme!

Nas próximas semanas, vou apresentar informações sobre a concorrência de concursos de outras áreas para você entender ainda mais o que estou afirmando.

Abraço e bons estudos!