Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso Advocacia-Geral da União: Prepare-se para prova

05/10/2018 - Equipe LS Concursos

Foi publicado, em Diário Oficial da União, o edital do próximo concurso público da Advocacia-Geral da União, AGU. Ao todo serão 100 vagas de nível superior, com remunerações de R$ 6,2 mil.

Os cargos contemplados pelo edital são: Administrador, Analista-Técnico Administrativo, Arquivista, Bibliotecário, Contador, Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social.

A AGU é uma instituição que representa a União, ou seja, os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, de forma judicial e extrajudicial, sendo umas das suas funções a consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

Se você está interessado neste concurso, acompanhe as informações que reunimos neste artigo sobre os principais pontos do edital.

O concurso da AGU
As provas objetivas e discursivas do concurso da Advocacia-Geral da União serão realizadas nas capitais dos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, devendo o candidato optar pela cidade onde deseja realizar as provas no ato da inscrição.

Os candidatos aprovados e classificados no concurso poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU dentro da vaga para a qual concorre, de acordo com o interesse da Administração.

Banca Organizadora
O certame da Advocacia-Geral da União está sendo organizado pelo Instituto De Desenvolvimento Educacional, Cultural E Assistencial Nacional – IDECAN. Ou seja, todas as informações sobre o concurso público serão disponibilizadas no site deles.

Inscrições
O período de inscrições ocorre entre os dias 3 de outubro e 4 de novembro, exclusivamente, pelo site da IDECAN.

Atenção: Será permitida ao candidato a realização de mais de uma inscrição no concurso público para cargos de turnos distintos. Porém, em casos de inscrição para cargos que possuem a prova no mesmo horário, será considerada válida e homologada aquela inscrição que tiver sido realizada por último, sendo esta identificada pela data e hora de envio via Internet da Banca Organizadora.

Valores
A taxa de inscrição é R$ 95 reais. É necessário que o candidato faça a impressão da GRU – Guia de Recolhimento da União, que deverá ser paga, em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou nos Correios.

Datas
As provas estão marcadas para a data provável de 9 de dezembro.

Período da manhã, 09h00 às 13h30, para os cargos: Administrador, Arquivista, Contador e Técnico em Assuntos Educacionais.

Período da tarde,15h às 19h30, para: Analista Técnico-administrativo, Bibliotecário, Técnico em Comunicação Social.

Conteúdo Programático das provas
As provas do concurso da AGU serão divididas em objetivas, de conhecimento gerais e conhecimentos específicos, e discursivas. São assuntos cobrados:

  • Conhecimentos Básicos, para todos os cargos, 30 questões:
    • Língua Portuguesa;
    • Raciocínio Lógico;
    • Noções de Informática;
    • Conhecimentos Gerais.
  • Conhecimentos Específicos, 30 questões, de acordo com a área de atuação escolhida pelo candidato na inscrição.
  • Discursiva: 1 dissertação, de acordo com a área de atuação escolhida pelo candidato na inscrição.

Requisitos e atribuições dos cargos
São considerados requisitos e atividades dos cargos disponibilizados no edital, de acordo com o próprio documento:

  • Administrador: Exige formação superior em Administração. É responsável por atividades relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.
  • Analista-Técnico Administrativo: Exige formação superior em qualquer área. Tem a responsabilidade de realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria. Além de realizar pesquisas e o processamento de informações e elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios.
  • Arquivista: Exige formação superior em Arquivologia. Realiza atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo. Além de planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos.
  • Bibliotecário: Exige formação superior em Biblioteconomia. É responsável por planejar, implementar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins, organizar os serviços de documentação. Além de executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas.
  • Contador: Exige formação superior em Ciências Contábeis. Desempenha atividades relacionadas à supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial, empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.
  • Técnico em Assuntos Educacionais: Exige formação superior em qualquer área. Realiza atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.
  • Técnico em Comunicação Social: Exige formação superior em Comunicação Social/Jornalismo. Realiza atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada. Além de prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa, analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística.

Para mais informações, acesse o edital completo neste link

Prepare-se para prova de uma ótima maneira
Se você está interessado em prestar o concurso público da AGU, está na hora de focar em seus estudos e aumentar suas energias para a atividade. O quanto antes você começar a estudar, mais preparado irá se sentir no dia da prova.

Uma maneira de não perder o foco nos estudos e ainda ter alguém para te guiar nessa jornada,  é marcar uma entrevista com uma dos consultores da LS Sistema de Ensino.

Com a divulgação do edital, nossa equipe se reúne para analisar o conteúdo programático e definir quais assuntos têm chances reais de ser cobrado nas questões das provas. Além disso, os consultores da LS indicam os melhores materiais e desenvolvem um planejamento específico para o pós-edital dos concursos, com metas de estudo e roteiro que irá ajudá-lo a se preparar da melhor forma para esta prova.

Para isto, basta agendar uma entrevista gratuita com um de nossos consultores!

Conte conosco!
Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no instagram: