Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso Agente de Polícia Federal: Questões comentadas

19/10/2018 - Anderson Bichara

No último dia 16 de setembro, ocorreram as provas para provimento dos cargos do concurso público da Polícia Federal. Ao todo, 500 vagas foram disponibilizadas para cinco cargos da PF. Destas, 180 vagas são apenas para o cargo de Agente de Polícia Federal.

Os concurseiros, que realizaram a primeira das seis etapas do concurso, passaram por uma bateria com 120 questões objetivas. Noções de Direito Penal, Direito Processual Penal e de Legislação Especial foram alguns dos assuntos cobrados na primeira prova.

Com a intenção de ajudar os alunos da LS Sistema de Ensino, e todos aqueles que se interessam por uma vaga no concurso da PF, realizei uma análise com comentários sobre as questões da prova objetiva que envolviam Direito e Legislação.

Para acessar o arquivo completo, basta clicar neste link. 

As próximas etapas do concurso envolvem prova discursiva (um texto dissertativo com 30 linhas); Exame de Aptidão Física; Avaliação Médica e Avaliação Psicológica.

Agente de Polícia Federal
Para o cargo de Agente da PF, que possui remuneração de R$ 11,9 mil, é requisito ter diploma de ensino superior em qualquer área.

Entre as atribuições do cargo, destaca-se a investigação de atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal, proceder à busca de dados necessários, executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações.

Além de executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal, conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves, auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica e desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.