Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso PC SP (Polícia Civil São Paulo): 250 vagas para delegado

29/03/2018 - Equipe LS Concursos

Você sonha com uma carreira de Delegado da Polícia? Os profissionais que se dedicam à essa profissão prestam um serviço inestimável à sociedade, pois dentre as diversas atividades que executam eles ajudam a apurar delitos, responsabilizar aqueles que desrespeitam as leis e, com isso, contribuem para a redução dos indicadores de criminalidade nas regiões de sua delegacia.

Se você tem interesse em atuar nesta área e dedica os seus estudos como concurseiro para vagas deste cargo, saiba que o Concurso da Polícia Civil de São Paulo (PC SP) teve o seu edital divulgado e as inscrições abrem no próximo dia 04 de Abril. Mais uma excelente oportunidade que pode ser sua chance de alcançar este sonho.

Para te ajudar, reunimos aqui neste artigo as principais informações referentes ao edital, processo seletivo, etapas do concurso e dicas para você dar um gás ainda maior nos seus estudos e estar preparado para a sua aprovação.

Vamos nessa?

O Concurso PC SP

O Concurso da Polícia Civil de São Paulo (PC SP), que teve o seu edital divulgado na última quinta-feira (22), busca preencher 250 vagas de delegado no estado, com remuneração a partir de R$9.507,77.

As inscrições para o concurso iniciam no dia 04 de abril e terminam no dia 02 de maio. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora Vunesp.

O valor da taxa de inscrição é de R$84,81, que poderá ser paga até o dia 03 de maio de 2018.

Requisitos do cargo

Para poder preencher as vagas, os candidatos deverão possuir formação em Direito, com diploma emitido por instituição reconhecida pelo MEC.

Além disso, os candidatos deverão comprovar o exercício de, no mínimo, 2 anos de atividade jurídica ou atividade ligada à área policial. Possuir carteira de habilitação na categoria “B” ou superior também é outra condição para o cargo.

Os requisitos deverão ser comprovados na data da posse da vaga, o que ainda libera um tempo para que os candidatos cumpram as exigências do edital.

As etapas do concurso PC SP

O concurso PC SP irá contar com 05 etapas, que vamos descrever abaixo para você ficar por dentro de tudo:

1 – Prova objetiva (preambular)

A prova preambular será aplicada no dia 27 de Maio e terá duração máxima de 05 horas. Os candidatos precisarão responder 100 questões de múltipla escolha. Confira abaixo a tabela com as disciplinas cobradas, quantidade de questões e número mínimo de acertos:

concurso-pc-sp-prova

2 – Prova escrita

Os candidatos aprovados na primeira etapa irão realizar uma prova discursiva, composta por 1 questão dissertativa e 4 questões discursivas, com duração máxima de 4 horas.

Essa prova terá um valor total de 100 pontos (15 para cada questão e 40 para a dissertação). Será permitida a consulta à legislação não anotada ou comentada e as questões serão corrigidas com base em 3 quesitos: domínio da norma culta, coesão e coerência textual.

3 – Investigação social

Aqueles que forem aprovados na prova escrita serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta, mediante investigação social, etapa de caráter eliminatório.

4 – Prova oral

Após a investigação social, os candidatos realizarão a prova oral que consiste em responder perguntas realizadas por uma Banca Examinadora, a respeito de pontos das disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Administrativo.

Os membros da banca irão atribuir uma nota de até 100 pontos para a resposta do candidato e a nota final será definida por meio de uma média aritmética das pontuações atribuídas por cada examinador.

Os candidatos deverão atingir pelo menos 50% de aproveitamento por disciplina para serem aprovados para a próxima etapa.

5 – Prova de títulos

Nesta última etapa do processo seletivo, os candidatos serão avaliados de acordo com um conjunto de atividades acadêmicas, conforme o quadro abaixo:

concurso-pc-sp

O candidato que for aprovado em todas as etapas seletivas será nomeado para o cargo e  realizará o curso de formação técnico-profissional na Academia de Polícia, localizada na capital de São Paulo. O desempenho dos candidatos nomeados no treinamento será o fator determinante para a escolha da região de atuação, conforme as vagas disponíveis.

De acordo com o edital, o concurso da Polícia Civil de São Paulo para delegado terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.

✩ Dicas Bônus ✩

Neste primeiro momento, é importante intensificar os estudos para a primeira etapa e concentrar os esforços em entender, revisar e fazer exercícios das disciplinas que serão cobradas na prova objetiva.

A banca Vunesp é conhecida por exigir bastante atenção dos candidatos na leitura dos enunciados das provas, para evitar erros de interpretação que poderão resultar em perda de pontos. Algumas das questões possuem as opções “todas as alternativas estão corretas” ou “nenhuma das alternativas está correta”. Dificilmente uma prova define que “nenhuma das alternativas está correta” pois a banca deseja testar o que você sabe e não sua capacidade de detectar o que é incorreto.

Para saber um pouco mais sobre as características da prova da banca Vunesp e também sobre ela costuma organizar o certame, sugerimos a leitura do artigo “Conheça a banca Vunesp e seu estilo de prova”, escrito por nosso consultor Eduardo Soares.

É importante realizar uma leitura atenciosa do edital, pois o conteúdo da prova será baseado nas informações que constam no documento.

Com as informações divulgadas neste artigo, você certamente está ciente dos principais pontos do edital e pode começar a estudar ou intensificar os seus estudos para esse concurso.

Pós edital LS Concursos

Agora se você não quer perder esta oportunidade e deseja dar um gás para essa etapa final até a data da primeira prova, saiba que a LS Concursos pode te ajudar.

Já imaginou intensificar a sua preparação através de um plano de estudo organizado, que irá te direcionar e ter o acompanhamento de um consultor experiente na área de Concursos públicos, que poderá te orientar até o dia da prova? Temos uma boa notícia para você!

Estamos trabalhando com um Pós Edital para o Concurso da Polícia Civil de São Paulo – Delegado.

Ok, mas o que é exatamente esse Pós Edital da LS?

Ao ser lançado o edital de um Concurso, a equipe de Consultores da LS Concursos se reúne para avaliar:
✓ quais as disciplinas cobradas e o seu respectivo conteúdo;
✓ peso de cada matéria;
✓ critérios de eliminação do candidato;
✓ quantidade de vagas;
✓ remuneração;
✓ entre outras informações essenciais.

Como sabemos, o período de Pós Edital é um período curto até o dia da prova, em que você precisará se dedicar ainda mais e aumentar suas horas de estudo, para intensificar a sua preparação até lá.

O nosso planejamento para este concurso durará até a data de prova, consistindo em revisões e exercícios das disciplinas já estudadas por você, além do estudo teórico das disciplinas ainda não vistas e que sejam novidades no edital lançado.

Para entender melhor como funciona o Planejamento de Estudos, aqui vai uma breve explicação:

– Quando você iniciar, você receberá Metas Semanais, que são compostas por Tarefas Diárias.
– Para um Pós Edital, temos de duas a três tarefas diárias.
– Cada tarefa consiste em um assunto à ser estudado, e junto do assunto, você receberá a fonte de estudo, os principais pontos e “bizus” daquele assunto, além de orientações sobre quando estudar, revisar e fazer seus exercícios.

Com isso tudo isso, você terá em mãos um verdadeiro Mapa para a Aprovação!

Então se você estiver realmente comprometido com a sua Aprovação, sugiro que marque agora mesmo uma Entrevista Gratuita com um de nossos Consultores de Estudo, tire suas dúvidas e não perca mais tempo… O Tempo Está Correndo! ⏰

⚠ Importante ⚠
As matrículas para o Pós Edital Concurso PC SP serão aceitas até o dia 12/04.

< Quero Agendar Uma Entrevista Gratuita via Skype para o Preparatório Concurso PC SP>

E vamos com tudo rumo à Aprovação!

Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no instagram: