Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso PC SP: inscrições abertas para os cargos de Escrivão e Investigador

17/04/2018 - Equipe LS Concursos

Se você deseja ter uma carreira em que possa prestar um serviço à sociedade e sente que essa é sua vocação, considerar o Concurso PC SP para os cargos de Escrivão e Investigador pode ser uma ótima opção.

A atividade do Escrivão é de burocrática, mas também muito dinâmica. Ele é responsável por cumprir formalidades processuais na delegacia mas também pode acompanhar a autoridade policial em ocorrências, sempre que necessário. Já o Investigador atua em inquéritos policiais para apurar os responsáveis na ocorrência de crimes e outros atos que infringem à lei, investigando as provas e indícios que possam ter levado um membro da sociedade a cometer tal ato.

Ambas as profissões são essenciais para o bom funcionamento das delegacias, bem como para a manutenção da ordem e segurança das cidades em que atuam.

Para poder te ajudar, preparamos este artigo com as principais informações do edital e algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo.

Acompanhe as informações com a gente:

O concurso PC SP – Escrivão e Investigador

A Polícia Civil de São Paulo divulgou o edital para o concurso com esses cargos no dia 05 de abril. São ofertadas 800 vagas para Escrivão e 600 para Investigador de Polícia, ambas com remuneração inicial no valor de R$3.743,98.

As inscrições podem ser feitas através do site da banca organizadora Vunesp, até o dia 15 de maio. A taxa de inscrição a ser paga pelos interessados no concurso é de R$ 84,81 para ambos os cargos.

Outra data importante que você, concurseiro interessado na área, precisa saber é a data prevista para a realização da prova: 10 de Junho. Ou seja, ainda há tempo o suficiente para se dedicar nos seus estudos e na sua preparação e garantir a sua aprovação neste processo seletivo.

Requisitos para os cargos

Os candidatos às vagas de investigador e escrivão deverão atender aos principais requisitos:

  • Possuir graduação em qualquer área, em cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Possuir habilitação em categoria “B”;
  • Ter 18 anos completos na data da posse e não registrar antecedentes criminais;

Para conhecer todos os requisitos, você pode acessar ao edital disponíveis nos links abaixo:

As etapas do Concurso

O Concurso PC SP – Escrivão e Investigador contará com as seguintes etapas: Prova Preambular, Prova Escrita, Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, por meio de investigação social, Prova Oral e Prova de Títulos.

Separamos para você as principais informações de cada uma dessas etapas, para que sua preparação seja a melhor possível. Confira nos pontos abaixo:

1. Prova Preambular

Esta prova irá ocorrer no dia 10 de Junho, com duração de 05 horas, no máximo. A aplicação da prova será realizada nas seguintes cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Capital e Grande São Paulo), Piracicaba e Sorocaba.

Confira na tabela abaixo as disciplinas que serão cobradas e quantidade de perguntas para cada prova:

concurso_pc_sp

2. Prova Escrita

Os candidatos aprovados na prova preambular serão convocados para a realização da prova escrita, que irá cobrar o conteúdo das disciplinas de língua portuguesa, noções de direito e noções de criminologia. Esta etapa será composta de 05 questões dissertativas e terá a duração de 04 horas, no máximo.

O objetivo da prova escrita é avaliar, além do conhecimento nos assuntos a serem cobrados, o domínio da norma culta, a adequação da linguagem, articulação de raciocínio lógico e a capacidade de argumentação do candidato.

Ela será realizada somente na cidade de São Paulo e desenvolvida sob a responsabilidade da Academia de Polícia (quanto à sua elaboração, aplicação, correção e divulgação do resultado).

3. Investigação Social, Prova Oral e Prova de Títulos

Os candidatos aprovados na prova escrita ainda terão de passar por outras três etapas até serem aprovados no concurso, sendo elas a de Investigação Social, Prova Oral e Prova de Títulos.

Para a etapa de investigação social, a Academia de Polícia avalia as condutas do candidato no intuito de identificar se há algo que não se encaixe no perfil de um servidor da Polícia Civil de São Paulo. Se constatado qualquer comportamento irregular, um relatório será entregue a uma Comissão do Concurso que decidirá pela aprovação ou não do candidato nesta etapa.

Na sequência, o candidato será convocado para a prova oral, que consiste em uma avaliação aplicada por uma banca examinadora, sobre o conteúdo identificado no edital para o concurso. A avaliação será com base no domínio do conhecimento das disciplinas exigidas,o uso da linguagem, a articulação do raciocínio e a capacidade de argumentação.

Ambas as etapas de Investigação Social e Prova Oral possuem caráter eliminatório e classificatório.

Na prova de títulos, os candidatos deverão apresentar certificados de títulos acadêmicos, que contarão como pontuação (até no máximo 20 pontos) para sua classificação final.

Os candidatos com as melhores classificações, após todas as etapas, serão aprovados e estarão na lista de aptos para assumir a vaga e serem nomeados.

E você poderá ser um deles! Agora que já conhece todos os principais detalhes do concurso certamente está mais preparado para intensificar os seus estudos e ficar cada dia mais preparado para ser aprovado.

⭐️ Dicas bônus ⭐️

Se você nos acompanhou até aqui, certamente está com um grande interesse nesse concurso. A LS Concursos está torcendo por sua preparação para este certame e, principalmente, por sua aprovação. Com base nisso, separamos algumas dicas extras que poderão te ajudar nesse caminho até a aprovação. Confira:

Neste primeiro momento, é importante intensificar os estudos para a primeira etapa e concentrar os esforços em entender, revisar e fazer exercícios das disciplinas que serão cobradas na prova objetiva.

A banca Vunesp é conhecida por exigir bastante atenção dos candidatos na leitura dos enunciados das provas, para evitar erros de interpretação que poderão resultar em perda de pontos. Algumas das questões possuem as opções “todas as alternativas estão corretas” ou “nenhuma das alternativas está correta”. Dificilmente uma prova define que “nenhuma das alternativas está correta” pois a banca deseja testar o que você sabe e não sua capacidade de detectar o que é incorreto.

Para saber um pouco mais sobre as características da prova da banca Vunesp e também sobre ela costuma organizar o certame, sugerimos a leitura do artigo “Conheça a banca Vunesp e seu estilo de prova”, escrito por nosso consultor Eduardo Soares.

Com as informações divulgadas neste artigo, você certamente está ciente dos principais pontos do edital e mais informado para estudar para esse concurso. 

Mas já imaginou intensificar os seus estudos nessa última etapa e ficar ainda mais preparado para o dia da prova? Nós podemos te ajudar, nos acompanhe no próximo tópico para saber mais.

Consultoria da LS Concursos

A LS Concursos é pioneira em consultoria voltada para concursos públicos, ou seja, desde 2008 atuamos com uma metodologia que foi desenvolvida especificamente para ajudar nossos alunos a serem aprovados nos mais diversos certames.

E não é à toa que somos líderes em aprovações e em primeiras colocações nos mais diversos concursos. Para ter uma ideia você pode ler o nosso artigo sobre os primeiros colocados dos últimos anos “LS Concursos: aprovar em primeiro lugar é aprovar com alta performance”.

O que queremos que você saiba, após ler todo esse artigo, é que atuamos com a consultoria em duas etapas: Pré e pós-edital. A primeira é voltada para dar aos alunos uma base sólida no conteúdo do concurso que ele deseja prestar, antes da divulgação do edital, e a segunda voltada para a aprovação dos alunos, após o edital ser divulgado.

No pós-edital a equipe de consultores da LS Concursos faz uma análise minuciosa no edital do concurso em questão e com isso conseguimos indicar pontualmente o que você precisará estudar para estar preparado para a prova.

Portanto, no pós edital da LS Concursos, você terá o planejamento específico para conseguir estudar todo o conteúdo necessário para a prova; receberá metas semanais com o conteúdo que deverá ser estudado e tarefas diárias para cumprir; será orientado sobre quando fazer revisões, simulados e resolver exercícios; tudo isso sendo um verdadeiro treinamento para estar preparado para mandar bem no dia da prova.

Além disso, você terá o apoio de um consultor especializado em concursos públicos, que já trilhou o mesmo caminho que você busca hoje: o de ser aprovado em um concurso público. Nada melhor do que alguém que já foi aprovado em grandes concursos para te ajudar a alcançar a sua aprovação.

Portanto, se você está comprometido com o seu sonho de ter uma carreira policial e tem interesse neste concurso, não perca tempo e conheça mais sobre a consultoria e o pós-edital da LS Concursos para o Concurso PC SP Investigador e Escrivão.

⏰ Marque já uma entrevista gratuita com um dos nossos consultores para retirar todas as suas dúvidas e entender ainda mais sobre como podemos te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação no concurso público.

Estamos à disposição para atendê-lo e, independente disso, torcemos para que você consiga se preparar da melhor maneira e seja aprovado.

Boa sorte e boa prova!
Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no instagram: