Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso Público – Desvio à Frente

20/12/2017 - Marcelo Greger

Algumas pessoas começam a se preparar para concursos, tendo na cabeça aquele concurso específico, que é seu sonho de consumo, e perseguem esse ideal desde o início de sua preparação. Essa rota é bastante recomendada, mas tem seus riscos, pois se o seu concurso demora muito para acontecer (veja os casos da RFB, da PRF), a tendência é que sua resistência seja minada.

Ao cansaço da preparação, juntam-se as pressões da falta de remuneração, a rotina maçante, amigos e familiares impacientes. Pensamentos do tipo “o que estou fazendo aqui” passam a ser frequentes, e desistir de tudo passa a ser considerado como opção. A incerteza passa a rondar seu dia-a-dia, atrapalhando sua concentração e seu desempenho nos estudos.

Então, esse talvez seja o momento de avaliar um desvio da sua rota, que não anule seu sonho de consumo, mas que viabilize sua conquista dentro das suas possibilidades.

Por exemplo, alguém que esteja há muito tempo estudando para a RFB, PRF, TCU, e então surge um edital de nível médio, com boa remuneração, bom número de vagas (TJ/SP, publicado essa semana, é um bom exemplo). Pode ser a oportunidade de se estabelecer, com uma remuneração fixa, e uma rotina de trabalho relativamente tranquila, que possibilite a você continuar buscando seu sonho maior, sem as pressões excessivas que citei acima.

Muita gente considera que esse possa ser um passo para trás, um recuo. Na verdade, essa pode ser uma decisão que te mantenha nesse jogo desgastante, e por vezes desumano, que é ser concurseiro. Você poderá estar se fortalecendo, e criando as condições necessárias para então alçar voos maiores.

Na estrada para aprovação em concursos, muitas vezes o caminho que parece ser o melhor (mais curto), é cheio de buracos, curvas perigosas, trechos sem sinalização, e o risco do “seu veículo” não chegar ao destino é grande. Um desvio de rota pode fazer você chegar ao destino depois do previsto, mas a paisagem pode ser mais agradável, a estrada mais segura, enfim, uma “viagem” mais agradável, chegando ao destino com “seu” veículo em ótima condições.

Aqui na LS, você tem consultores que já passaram por isso, ou que já tiveram alunos que fizeram esses desvios. Conte conosco para te ajudar!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: