Central de Notícias

ARTIGOS

Concurso Sefaz RS: prepare-se para a prova!

25/07/2018 - Equipe LS Concursos

Um dos concursos com grande expectativa de ser realizado ainda este ano é o  Concurso Sefaz-RS, para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, com salários a partir de R$21 mil. O certame já está autorizado pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori, e a previsão é de que sejam preenchidas 50 vagas através deste processo.

O órgão possui uma grande quantidade de servidores que atingirão os requisitos para a aposentadoria em 2018, o que torna a realização do concurso ainda mais urgente, pela alta quantidade de vagas em aberto para a atividade.

Além do cargo de Auditor Fiscal, há a possibilidade do edital trazer oportunidades para os cargos de Técnico Tributário e Assistente Administrativo Fazendário, conforme informou o Secretário Adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, em entrevista à TV Sindifisco-RS.

Diante destas informações, aqueles que possuem interesse em uma oportunidade na área fiscal e já estão se preparando para os concursos da área, devem manter este concurso em seu radar, pois há grandes chances do edital ser divulgado ainda neste ano.

Para ajudá-lo na tarefa de se preparar para este concurso, separamos algumas informações importantes sobre o último edital, conteúdos que poderão ser cobrados e dicas de como se preparar para este concurso.

Vamos nessa?

O último Concurso Sefaz-RS

A última seleção da Sefaz-RS para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual ocorreu em 2014, organizada pela Fundatec (Fundação Universidade Empresa da Tecnologia e Ciência).

O concurso ofertou 100 vagas e os candidatos deveriam possuir formação nos seguintes cursos: Ciências Jurídicas e Sociais; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Administração;  Engenharia e Tecnologia da Informação.

O Processo Seletivo

O último concurso Sefaz-RS foi realizado através de provas objetivas, divididas em três blocos. Com um total de 260 questões, os candidatos tiveram 05 horas para realizar a prova do Bloco I e 04 horas para as provas do Bloco II e II.

Confira abaixo os conteúdos cobrados em cada bloco:

BLOCO I: Língua Portuguesa (24 questões), Matemática e Raciocínio Lógico (16 questões), Direito Empresarial, Penal e Civil (20 questões), Tecnologia da Informação (40 questões);

BLOCO II: Direito Tributário (30 questões), Direito Administrativo e Constitucional (20 questões) e Contabilidade (30 questões);

BLOCO III: Legislação Tributária Estadual do RS (40 questões) e Auditoria Contábil e Fiscal (40 questões).

Os candidatos foram aprovados de acordo com a colocação em todas as provas. Ainda não é possível afirmar que o próximo concurso seguirá o mesmo modelo, mas partir das informações do último edital é o melhor caminho para iniciar os seus estudos para essa oportunidade.

Acesse o edital do concurso Sefaz-RS 2014.

Sobre a Sefaz-RS

A Secretaria Estadual da Fazenda é responsável pelo controle da arrecadação de impostos e tributos do estado e também da receita e despesa do Estado. O órgão também exerce o papel de tesouraria das finanças do estado.

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) é um órgão com status de subsecretaria integrante da estrutura da Secretaria da Fazenda. É responsável pelo Controle Interno do Estado e sua missão é orientar e controlar a gestão, protegendo os recursos púbicos com transparência e estímulo ao controle social. Realiza sua missão através do controle prévio, concomitante e posterior do gasto público.

Dica bônus

Se você está interessado em concentrar os seus estudos para concursos públicos na área fiscal, é importante saber de duas coisas.

A primeira é que a área fiscal possui oferece diversas oportunidades em todos os estados e diversas cidades do país, todas com remunerações bastante atrativas. Seja na esfera municipal, estadual ou federal, anualmente diversos concursos são divulgados com focos em cargos desta área.

Sabendo desta informação, outro ponto importante para os estudantes da área fiscal é que os diversos concursos da área costumam ter um conteúdo programático parecido. Ou seja, as matérias e disciplinas cobradas nos diferentes certames costumam ser parecidas ou bastante próximas.  

Se você dedicar os seus estudos para o concurso Sefaz-RS e, por alguma razão, ainda não conseguir alcançar o resultado desejado da aprovação, todo o conhecimento que você adquirir durante a sua preparação irá ajudá-lo em uma próxima oportunidade da área fiscal que for divulgada.

É possível dizer que disciplinas como Português, Matemática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário e Contabilidade Geral, são disciplinas que te darão uma boa base para concursos da área fiscal. Portanto, podem ser consideradas para os seus esforços de estudo neste primeiro momento.

Em seguida, você pode concentrar seus estudos nas disciplinas cobradas no concurso que deseja prestar. Seguindo essa estratégia, você poderá se preparar para a área fiscal de modo geral e estar preparado para ser aprovado em um dos concursos divulgados. Além disso, priorizando as disciplinas citadas no parágrafo acima, você terá uma base melhor e será mais fácil estudar o restante.

Prepare-se em alta performance

Se você já estudou para o vestibular ou algum outro concurso, com certeza sabe que esta não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

É preciso definir quanto tempo você tem para estudar, qual o material que você irá utilizar, buscar exercícios para resolver, simulados para treinar o seu conhecimento, organizar o seu espaço de estudo e conciliar todas as atividades da sua preparação para a prova, com as atividades da sua vida pessoal.

Ou seja, se preparar envolve diversas atividades além de apenas estudar. Mas já imaginou contar com uma consultoria que pode te ajudar a organizar e planejar tudo o que você precisa para focar sua energia apenas em estudar efetivamente?

A LS Concursos possui uma metodologia pioneira, focada em aprovar nos concursos mais concorridos e difíceis. Esta metodologia consiste, entre outros pontos, numa consultoria de estudos personalizada que poderá te dar o suporte necessário para você ter certeza de que está estudando da maneira certa e com o seu melhor rendimento.

Os nossos consultores são pessoas treinadas e capacitadas para te ajudar a chegar no caminho até a aprovação e, além disso,  são pessoas que trilharam esse mesmo caminho: estudaram para os concursos mais concorridos e conseguiram alcançar a tão sonhada aprovação.

Portanto, com a LS Concursos você poderá ter acesso a um planejamento de estudos personalizado, que irá atender às suas necessidades de rotina e de conhecimento na área; iremos te indicar os melhores materiais, exercícios e simulados para o seu estudo; você irá trabalhar com metas de estudo, que visam extrair o seu melhor desempenho para o concurso; entre outros benefícios que poderíamos seguir listando.

Ressaltamos que, com as dicas e todos os detalhes que você leu nesse artigo, você já está apto para iniciar ou ter um norte para os seus estudos para o concurso SEFAZ-RS. Mas se você tem interesse em elevar o nível da sua preparação e contar com uma consultoria especializada que pode te guiar nesse caminho, temos um convite a fazer.

Nosso convite é: agende uma entrevista com um dos nossos consultores. Com essa entrevista você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a consultoria da LS Concursos e sobre o Concurso SEFAZ-RS e ainda conhecer mais sobre como podemos te ajudar nesse processo.

Não perca tempo e solicite já a sua entrevista neste link.

 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre o concursos SEFAZ-RS e que você consiga se preparar para o edital que está para sair. Boa sorte!

Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no Instagram: