Central de Notícias

ARTIGOS

Concursos previstos para 2019: Área de Controle

21/08/2019 - Equipe LS Concursos

Está focando seus estudos para concursos da área de controle? Para que você não fique desatualizado das fases em que os certames estão, reunimos aqui alguns dos principais editais que possuem chances de serem divulgados ainda esse ano.

Confira a lista a seguir:

Tribunais de Contas
TCE AL

No início deste ano, foi divulgada uma informação de que o Tribunal de Contas do Estado do Alagoas iria entrar com um pedido de urgência para realização de um novo concurso público. Na época, o presidente do TCE AL, conselheiro Otávio Lessa, afirmou que atualmente o Tribunal possui cerca de 500 servidores aposentados e, apenas, 300 ativos.

TCE AM

A possibilidade da realização de um concurso para o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas ainda está sendo estudada. Esta informação foi divulgada durante um almoço da presidência do órgão com a imprensa. Porém, ainda não foi confirmado oficialmente que o edital vá ser realizado este ano.

TCE BA

O concurso do Tribunal de Contas do Estado da Bahia está previsto na Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2019. De acordo com o site do órgão, atualmente, mais de 130 cargos estão vagos. As carreiras com menor número de servidores são das de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura.

TCDF

No mês de março, a autorização para realização de um novo certame do Tribunal de Contas do Distrito Federal foi divulgada. De acordo com o documento, o certame terá o provimento de 12 vagas para os cargos de Auditor (1 vaga); Auditor de Controle Externo (10 vagas); e Procurador do MPC (1 vaga).

No início do mês de agosto, o TCDF aprovou mudanças nos planos de carreiras dos cargos de Auditores e Técnicos do TCDF. De acordo com o documento, as modificações vão alterar o “Anexo I-C” que estabelece a estrutura remuneratória dos cargos de Auditor de Controle Externo, Analista de Administração Pública, Técnico de Controle Externo e Técnico de Administração Pública.

TCE GO

Em fevereiro de 2019, os nomes que compõem a Comissão Organizadora do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Goiás foram divulgados designados. O número de vagas e os cargos que devem ser contemplados no edital ainda não foram divulgados.

TCE RJ

Em março deste ano, o concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro foi autorizado. Com a Comissão Organizadora já designada, a expectativa é que o concurso tenha o provimento de 40 vagas para Analista de Controle Externo, cargo que exige formação superior.

Em entrevista, a Assessoria do TCE-RJ afirmou que os trabalhos para realização do concurso estão sendo realizados e que tanto a Banca, quanto o edital, devem ser divulgado no 2° semestre de 2019.

O regulamento deste certame já foi divulgado.

TCE RO

Em dezembro de 2018, a Banca Organizadora do próximo concurso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia foi definida. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) foi escolhido para organizar o certame do órgão.

No início do mês de julho, um aditivo contratual com a Banca do certame foi divulgado e a expectativa é que o edital do TCE RO tenha o provimento de 8 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo, além de 5 vagas para a carreira de Analista de Tecnologia da Informação. 

Secont ES

Em agosto de 2018, foi divulgada a realização de um novo certame para a Secretaria de Estado de Controle e Transparência do estado (Secont ES). De acordo com informações, o edital terá o provimento de 10 vagas para o cargo de Auditor.

Não foram divulgadas novas informações sobre o concurso neste ano.

Tribunal de Contas dos Municípios
TCM SP

Os ajustes para formação da Comissão Organizadora deste concurso foram retomadas em maio, no mês de maio os nomes que integram a comissão foram divulgados. O certame do Tribunal de Contas do Município de São Paulo está autorizado desde 2018.

A expectativa é que o edital tenha o provimento de 10 vagas para o cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização, além de 92 para a carreira de Agente de Fiscalização.

TCM RJ

Em comunicado no início deste ano, a Assessoria do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro afirmou que os preparativos do concurso do órgão devem iniciar ainda este ano. A Comissão Organizadora do certame já foi instituída, com isso, as outras etapas do certame, como a contratação da Banca e divulgação do Edital, além das nomeações dos aprovados devem ocorrer até 2020.

Outros concursos
Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí confirmou, durante sessão plenária, a realização de um novo certame. De acordo com o presidente da Casa, o edital terá o provimento de 40 vagas. Outra informação é que o edital deve ser divulgado ainda no mês de junho.

CGE AL

Autorizado desde o início de 2018, o certame da Controladoria Geral do Estado do Alagoas terá o provimento de 40 vagas para o cargo de Analista de Controle Interno. Não há informações de quando o edital do órgão será divulgado.

CGDF

Em outubro de 2018, a Comissão Organizadora do certame da Controladoria Geral do Distrito Federal foi formada. Não foram divulgados os números de vagas, nem quais cargos devem ser disponibilizados no edital.

CGU

Em março deste ano, A Controladoria Geral da União solicitou ao Ministério da Economia um novo certame com vagas para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. A expectativa é que o concurso seja autorizado em breve, uma vez que, além destas novas movimentações no processo, a CGU apresenta, atualmente, um grande déficit de Auditores em seu quadro pessoal.

DPU

No início de junho, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 7922/14, para criação de um quadro de servidores próprio da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com a proposta, 2.751 cargos serão criados, sendo 1.659 para a carreira de Analista e 1.092 para cargos técnicos. Para concorrer às vagas os candidatos deverão ter formação, respectivamente, em ensino superior e ensino médio. Em razão disso, a expectativa é que o órgão realize um novo concurso público em breve.

TCU

No início de agosto o presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro José Mucio Monteiro, confirmou a realização de um novo concurso para o órgão no ano de 2020. Além disso, Monteiro informou que o certame terá o provimento de 30 vagas.

Ainda não há informações oficiais, porém, a expectativa é que as vagas sejam para a área de controle, para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. A carreira, que exige formação superior em qualquer área de conhecimento, tem remuneração de R$ 20 mil.

Se interessou por algum dos certame? Inicie já a sua preparação! Agende uma entrevista gratuita com um de nossos consultores