Central de Notícias

ARTIGOS

Concursos previstos para 2020: Área de Controle

03/08/2020 - Equipe LS Concursos

Está focando seus estudos para concursos da área de controle? Para que você não fique desatualizado das fases em que os certames estão, reunimos aqui alguns dos principais editais que possuem chances de serem divulgados ainda esse ano.

Confira a lista a seguir:

Tribunais de Contas
TCE AL

No início deste ano, foi divulgada uma informação de que o Tribunal de Contas do Estado do Alagoas iria entrar com um pedido de urgência para realização de um novo concurso público. Na época, o presidente do TCE AL, conselheiro Otávio Lessa, afirmou que atualmente o Tribunal possui cerca de 500 servidores aposentados e, apenas, 300 ativos.

O órgão realiza um estudo para a realização de um novo certame para preenchimento de vagas criadas por servidores que se tornaram inativos ou aposentados. 

TCE AM

Em entrevista na última semana, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, afirmou que a realização de um novo concurso para o órgão é uma questão de honra e que novas contratações são necessárias para o funcionamento do órgão.

De acordo com Mello, ele não será um homem realizado se não realizar o concurso público para o TCE AM. Ainda segundo o presidente, o Tribunal possui hoje 304 servidores prestes a se aposentar e, caso a seleção não seja realizada, o órgão ficará inviável.

TCE BA

O concurso do Tribunal de Contas do Estado da Bahia está previsto na Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2019. De acordo com o site do órgão, atualmente, mais de 130 cargos estão vagos. As carreiras com menor número de servidores são das de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura.

Em dezembro, o Tribunal de Contas divulgou o relatório atualizado de cargos vagos. De acordo com o documento, são mais de 140 cargos vagos, sendo a maioria deles para Auditor Estadual de Controle Externo, com 101 oportunidades sem preenchimento.

Ainda não há previsão para a publicação do edital do TCE BA, porém, em razão do alto número de cargos que estão vagos no órgão.

TCDF

Edital para Procurador divulgado, clique aqui para mais informações.

Edital com vagas para Auditor de Controle Externo, leia nossa matéria na íntegra

TCE GO

Em fevereiro de 2019, os nomes que compõem a Comissão Organizadora do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Goiás foram divulgados designados. O número de vagas e os cargos que devem ser contemplados no edital ainda não foram divulgados.

TCE PI
Menos de uma semana após a formação da Comissão Organizadora, foram divulgados os cargos que devem ser ofertados no concurso do Tribunal de Contas do Piauí. De acordo com as informações, o concurso do TCE PI terá o provimento de uma vaga para a carreira de Auditor de Controle Externo, na área específica de Engenharia, além de cinco oportunidades para a carreira de Assistente de Administração, que exige formação em nível médio.
TCE RJ

De acordo com a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, não há previsão, por ora, para a reabertura das inscrições da seleção. O período de candidatura do certame finalizou em março deste ano.

Além disso, o setor informou que as atividades do concurso seguem suspensas. A expectativa é que os trabalhos que envolvem a seleção sejam retomados em breve.

Com edital publicado no final de janeiro, a seleção o provimento de 40 vagas para a carreira de Analista de Controle Externo.

TCE RO

Em dezembro de 2018, a Banca Organizadora do próximo concurso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia foi definida. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) foi escolhido para organizar o certame do órgão.

No início do mês de julho, um aditivo contratual com a Banca do certame foi divulgado e a expectativa é que o edital do TCE RO tenha o provimento de 8 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo, além de 5 vagas para a carreira de Analista de Tecnologia da Informação. 

TCE SC

No mês de agosto de 2019, a comissão do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina foi instituída. O grupo será responsável por realizar estudos preliminares que viabilizam a realização do certame do TCE SC. 

O Cebraspe já foi definido como a banca do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Com a definição, a expectativa é que o edital do concurso do TCE-SC seja divulgado em breve.

De acordo com informações divulgadas no site do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o edital do órgão poderá ter, além das 40 vagas de início imediato, 120 oportunidades para a formação de cadastro reserva para a carreira de Auditor Fiscal de Controle Externo.

TCE TO

O Ministério Público de Tocantins instaurou um novo inquérito para apurar a ausência de realização de um novo concurso público para o Tribunal de Contas do estado. Segundo o documento publicado no Diário Oficial do MP TO na última quinta-feira, dia 16 de abril, o número de cargos em comissão é maior do que o número de cargos efetivos.

O último concurso lançado pelo TCE TO foi em 2008 e teve o provimento de 86 vagas para as carreiras de Assistente, Técnico e Analista de Controle Externo. Os cargos exigiam formação em níveis médio, técnico e superior.

Secont ES

Em agosto de 2018, foi divulgada a realização de um novo certame para a Secretaria de Estado de Controle e Transparência do estado (Secont ES). De acordo com informações, o edital terá o provimento de 10 vagas para o cargo de Auditor.

Não foram divulgadas novas informações sobre o concurso neste ano.

Tribunal de Contas dos Municípios
TCM SP

Edital divulgado. De acordo com a publicação no Diário Oficial do Município de São Paulo, as inscrições da seleção serão reabertas. Além disso, o documento traz o número de candidatos já inscritos no concurso. Até o momento, o certame tem 30.417 inscrições.

TCM RJ
A Comissão Organizadora do certame já foi instituída, com isso, as outras etapas do certame, como a contratação da Banca e divulgação do Edital, além das nomeações dos aprovados devem ocorrer até 2020.

A prova de múltipla escolha deverá possuir 100 questões. Já a avaliação discursiva poderá ser composta por três questões e um estudo de caso. Em relação ao quantitativo de vagas, a nota divulgou que o concurso do órgão deverá conter 23 oportunidades para a carreira de Auditor de Controle Externo, que exige formação em nível superior, e cinco vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação.

Outros concursos
Senado

Foi divulgado, nesta quarta-feira, o projeto básico do concurso do Senado Federal. O documento traz todos os detalhes das etapas da seleção e das disciplinas a serem exigidas nas provas.

Segundo o Projeto, as provas objetivas deverão ser compostas por 200 questões numeradas sequencialmente, cada qual com uma assertiva única para julgamento como CERTA ou ERRADA. Levando em consideração esse tópico, nota-se que o Cebraspe aparece como franco favorito na disputa.

A expectativa é que o edital do Senado Federal tenha o provimento de 40 vagas para cargos de Advogado, Analista e Técnico.

Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí confirmou, durante sessão plenária, a realização de um novo certame. De acordo com o presidente da Casa, o edital terá o provimento de 40 vagas. Outra informação é que o edital deve ser divulgado ainda no mês de junho.

Assembleia Legislativa do Ceará

Edital divulgado. Provas devem ser aplicadas até outubro.

ALESC

O grupo de trabalho para o próximo concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina já foi formado. O grupo será responsável por realizar o levantamento de dados para o novo concurso do órgão. Segundo informações, as atividades da comissão especial já iniciaram.

CGE AL

Autorizado desde o início de 2018, o certame da Controladoria Geral do Estado do Alagoas terá o provimento de 40 vagas para o cargo de Analista de Controle Interno. Não há informações de quando o edital do órgão será divulgado.

CGDF

Em outubro de 2018, a Comissão Organizadora do certame da Controladoria Geral do Distrito Federal foi formada. Não foram divulgados os números de vagas, nem quais cargos devem ser disponibilizados no edital.

CGU

De acordo com um documento divulgado pela Controladoria-Geral da União, cabe ao Ministério da Economia analisar a proposta enviada pela CGU para a realização de um novo concurso e emitir parecer sobre a adequação técnica e orçamentária.

A Controladoria-Geral propôs, em junho, a realização de uma nova seleção com vagas para as carreiras de Técnico Federal de Finanças e Controle e Auditor Federal de Finanças e Controle, porém, ainda não tiveram resposta à solicitação efetuada.

O oficial número de vagas do certame ainda não foi divulgado. No entanto, sabe-se que a CGU tem, atualmente, 1.708 cargos vagos para Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) e 1.390 cargos vagos de Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC).

DPU

No início de junho, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 7922/14, para criação de um quadro de servidores próprio da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com a proposta, 2.751 cargos serão criados, sendo 1.659 para a carreira de Analista e 1.092 para cargos técnicos. Para concorrer às vagas os candidatos deverão ter formação, respectivamente, em ensino superior e ensino médio. Em razão disso, a expectativa é que o órgão realize um novo concurso público em breve.

TCU

O concurso do Tribunal de Contas da União foi autorizado no mês de março. A seleção terá o provimento de 20 vagas para a carreira de Auditor Federal de Controle Externo, com o provimento de Brasília.

De acordo com informações, o nome da banca organizadora do concurso do Tribunal de Contas da União deverá ser divulgado em breve. Ainda segundo as informações, já existe parecer da Consultoria Jurídica indicando a dispensa de licitação.

Até o momento, a única empresa que negocia a organização do concurso é a Cebraspe, sendo assim, é a provável banca do certame do TCU.

DPDF

Edital divulgado. Em plenário virtual, o TCDF decidiu, por unanimidade, que a Defensoria deverá refazer o cálculo de vagas destinadas às pessoas com deficiência. Os conselheiros citam como justificativa o artigo 54 do do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.

DPE PR 

A Defensoria Pública do Estado do Paraná revelou que possui 871 cargos vagos em seu quadro de pessoal. A informação foi divulgada pelo setor de Recursos Humanos da DPE PR ao site Folha Dirigida.

Vale lembrar que, atualmente, a Defensoria do Paraná possui dois concursos previstos. Os editais serão para cadastro de reserva, no quadro de Apoio, e para 12 vagas na carreira de defensor público. Porém, levando em consideração os cargos vagos, o número de convocações pode ser superior ao de vagas ofertadas.

PGE PB

O concurso para Procurador da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba foi autorizado no início de setembro. O certame da PGE PB foi anunciado no início do ano pelo governador do estado, João Azevedo, que previu a oferta de 15 a 20 vagas de início imediato para a classe inicial de Procurador do Estado. 

PGRJ

O concurso da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro já possuiu uma Banca Organizadora definida. A expectativa é que o edital do órgão tenha o provimento de vagas para os cargos de Analista Jurídico e Técnico Jurídico. Ainda não há informações sobre o número de oportunidades do certame.

Com a autorização, os próximos passos são a escolha da Banca Organizadora e, por fim, divulgação do edital.

PGDF

Foram divulgados os nomes que compõem a comissão organizadora do concurso da Procuradoria-Geral do Distrito Federal com vagas para Procurador. A formação do grupo foi divulgada em Diário Oficial do DF.

A comissão será responsável por realizar os estudos para contratação da banca organizadora da seleção, além de coordenar e acompanhar todas as atividades relacionadas ao certame. A seleção terá o provimento de 65 vagas para a carreira de Procurador.

CGE PB

A Controladoria Geral da Paraíba tem a intenção de realizar um novo concurso público em breve. De acordo com as informações, a expectativa é que o órgão tenha o provimento de cinco vagas em 2021, além de outras cinco oportunidades em 2022, para a carreira de Auditor de Contas Públicas. Segundo o órgão, o novo certame tem o objetivo de repor as vacâncias causadas pelas aposentadorias.

DPE MT

Segundo a Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso, o edital do órgão poderá ser divulgado no segundo semestre do ano. De acordo com presidente da Comissão Organizadora, Silvio Jeferson Santana, no momento, os trabalhos do grupo estão direcionados para a contratação da banca organizadora. Atualmente, estão vagos nove cargos para Controlador Interno e um para Técnico.

TRE RO

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lançou, nesta semana, o edital de remoção interna. O concurso é aberto para remoção dos próprios servidores do órgão para outras localidades. Através desse certame, é possível organizar o quadro de pessoal do tribunal.

Segundo as informações, esse procedimento costuma acontecer antes que os órgãos iniciem os processos para um concurso para efetivos. Com isso, a expectativa para um novo certame do TRE RO aumentou.

Se interessou por algum dos certame? Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um de nossos consultores

Compartilhe: