Central de Notícias

ARTIGOS

Conheça a banca Vunesp e o seu estilo de prova

15/12/2017 - Eduardo Soares

A Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Unesp. A banca iniciou elaborando provas de concursos públicos municipais e estaduais e hoje é reconhecida nacionalmente. É fundamental conhecer o estilo de prova para obter o máximo de aproveitamento.

As provas elaboradas pela Vunesp têm um estilo mais simples quando comparado aos realizados pelas demais bancas organizadoras mais conhecidas (FCC, FGV, CESPE/CEBRASPE e ESAF). Normalmente as questões da Vunesp apresentam um grau de dificuldade menor, todas as provas são de múltipla escolha com cinco alternativas por questão, os enunciados estão de forma clara, solicitando que aponte a incorreta ou correta. Embora seja simples, não se engane, é fundamental ter MUITA atenção ao enunciado para evitar erro de interpretação e resultar no erro da resposta, uma questão errada te coloca muitas posições para traz.

Algumas questões de múltipla escolha têm as seguintes alternativas: “Todas as alternativas estão corretas” ou “Nenhuma das alternativas está correta”. Dificilmente uma prova define que “nenhuma das alternativas está correta”, pois o concurso quer testar o que você sabe e não sua capacidade de detectar o que é incorreto. Na elaboração da prova, os professores inserem “Todas as alternativas estão incorretas” quando há dificuldade de formular mais uma alternativa, por isso, é normal que estas alternativas não estejam corretas. Atente ao conteúdo informado no edital, pois a banca se baseia nele e sobre cada matéria, tenha atenção:

Língua Portuguesa: é a parte mais extensa da prova, cuidado em relação ao tempo de prova!! Normalmente é a matéria que tem mais questões que as outras. Cobra as principais regras e uso da gramática, exige bom domínio de interpretação de texto (normalmente 40% da prova de Língua Portuguesa), onde há exercícios retirados de jornais e revistas de grande circulação. Ter atenção aos conteúdos de concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos;

Direitos: têm questões que testam o conhecimento específico da legislação brasileira. Tem um formato de prova acessível, não costuma cobrar com profundidade, a questão busca conhecimento literais da legislação, com pouca abordagem das doutrinas ou jurisprudência. Em Direito Administrativo, gosta de cobrar mais sobre licitações Lei 8.666/1993 e contratos, regime jurídico único lei 8.112/1990 e atos administrativos.

Informática: As questões também costumam ser mais acessíveis do que aquelas feitas pelas outras bancas organizadoras.

Concursos realizados pela VUNESP:
– Concursos da Prefeitura de São Paulo;
– Concursos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
– Concursos do Ministério Público do Estado de São Paulo;
– Concursos de Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas;
– Concursos de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

Para conhecer melhor o estilo de prova da Vunesp, pegue as provas anteriores, resolva com limite de tempo e sinta o “jeitão” da banca. Faça o máximo de questões da Vunesp que puder antes de fazer a prova, essa dica vale para qualquer banca que você estiver se preparando. Acesse um bom site de questões e faça MILHARES de questões da Vunesp, use os filtros para escolher questões relacionadas ao seu concurso, matéria e assunto. Os mais indicados são o TEC CONCURSOS e o QCONCURSOS.

TREINE MUITO, pois isso ajudará a ter agilidade na resolução e elevará o seu percentual de acerto.

TREINO DURO, BATALHA FÁCIL…

Boa prova!!!

Eduardo Soares
Consultor da LS Concursos