Central de Notícias

ARTIGOS

Coronavírus: Concursos adiados até o momento

22/05/2020 - Equipe LS Concursos

A pandemia de coronavírus (COVID-19) fez com que o Governo Federal, estados e municípios tomassem algumas medidas para tentar conter o avanço do vírus no Brasil. 

Entre essas medidas, aulas em escolas e universidades foram suspensas, empresas adotaram o home office e diversos concursos públicos tiveram seus cronogramas alterados. A medida de evitar aglomeração de pessoas é uma das diversas maneiras de impossibilitar a proliferação do coronavírus. 

Sabendo da importância de sempre deixar vocês concurseiros informados, realizamos uma lista com os concursos tiveram seus calendários alterados e provas suspensas. 

Confira abaixo:

Senado

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Senado Federal, o edital do concurso público da Casa será divulgado após a crise da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Mesmo assim, a comissão organizadora da seleção do Senado segue com os preparativos em andamento. 

Porém, optou por adiar a divulgação do edital e aplicação das avaliações, tendo em vista a orientação dos Ministério da Saúde para evitar aglomerações. 

Vale lembrar que a previsão era para que o edital do concurso da Casa fosse confeccionado até o mês de março.

TCM SP

A direção do TCM SP acaba de divulgar a suspensão do certame através de um comunicado interno, porém, uma portaria com a confirmação da informação ainda será divulgada.

O prefeito de São Paulo já havia declarado situação de emergência no município. Em decreto, ficou estabelecido a vedação de realização de provas de concurso público da Administração Direta, Autarquias e Fundações. Sem prazo de duração do período de emergência.

TCM RJ

As atividades do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro estão paralisadas por 15 dias. A medida atende a uma determinação publicada há cinco dias pela prefeitura e pelo governo do estado do Rio de Janeiro com estratégias para contenção do Coronavírus.

Como consequência da paralisação, os preparativos para o concurso do TCM Rio também deverão ser retomados após esse período. Inicialmente, o prazo estipulado para a paralisação é de 15 dias, sendo assim, a expectativa é de que as atividades sejam retomadas no próximo dia 30 de março. No entanto, há a possibilidade deste prazo ser estendido se houver novas determinações por parte do governo.

TCDF

Foi divulgado, no site do Cebraspe, o anúncio da suspensão temporária da seleção do Tribunal de Contas do Distrito Federal. De acordo com o documento publicado pela banca organizadora, mantêm-se as etapas já concluídas até o momento, ou seja, para ambos os concursos finalizou-se o período de solicitação de isenção de taxa.

Com isso, a expectativa é que o novo cronograma do concurso com vagas para Auditor de Controle Externo (ACE) e Procurador do Ministério Público junto ao TCDF sejam divulgadas em breve. 

TJ SC

O concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina está parcialmente suspenso. A decisão foi divulgada segunda-feira, dia 30 de março, e entrará em vigor após o encerramento do período de inscrições do certame, às 14h do dia 31 de março.

A medida abrange a aplicação das provas objetivas da seleção que terá o provimento de 2 vagas de início imediato, além da criação de cadastro reserva, para diversos cargos de ensino médio e superior. Um novo cronograma para o concurso do TJ SC será divulgado em breve.

TCE SC

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina suspendeu os trâmites do seu concurso público com vagas para Auditor Fiscal de Controle Externo. A portaria com a decisão foi divulgada na quinta-feira, dia 9 de abril.

A decisão da suspensão é uma das medidas para contenção de gastos do TCE SC neste período de pandemia do coronavírus. Além disso, foram suspensos os pagamentos do contrato com a organizadora da seleção, o Cebraspe.

TJ RJ

O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está suspenso em razão do coronavírus. A decisão foi anunciada pelo presidente do TJ RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares.

O órgão informou que em decorrência do enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o presidente do TJ RJ, determinou, terça-feira, dia 31, a suspensão temporária dos concursos públicos para técnico de atividade judiciária sem especialidade e analista judiciário com e sem especialidade.

TCE RJ

O concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro está temporariamente suspenso. A decisão foi divulgada no site do próprio órgão e foi tomada em razão do atual cenário de prevenção contra a propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Vale lembrar que as provas objetivas e discursivas da seleção estavam previstas para os dias 9 e 10 de maio de 2020. Porém, um cronograma com as novas datas das atividades do concurso será divulgado oportunamente.

PM PR

As provas do concurso da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Paraná estão oficialmente adiadas. A PM PR ressaltou que o concurso não foi cancelado, apenas as datas da etapas da seleção é que serão alteradas. Segundo a Polícia Militar do Paraná, o adiamento se dá em razão das atuais implicações sanitárias frente ao coronavírus.

PCDF (Escrivão)

Se torna oficial o adiamento do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal com vagas para a carreira de Escrivão. Como noticiamos há pouco, o anúncio da suspensão das provas, que seriam realizadas no domingo dia 15, foi divulgado no instagram da própria corporação. 

Nesta quarta-feira, dia 11 de março, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, já havia divulgado um decreto determinando a suspensão dos eventos do DF nos próximos cinco dias. O período afetava a data de aplicação da prova do concurso da PCDF. 

PM SP (Aluno-oficial)

O comunicado informando a suspensão do edital do concurso público da Polícia Militar de São Paulo com vagas para Aluno-Oficial. O documento foi divulgado no site da banca organizadora da seleção, a Fundação Getúlio Vargas.

Segundo a publicação, o concurso público de provimento do cargo de Aluno-Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo ficará suspenso enquanto perdurar o estado de calamidade pública a que se referem o Decreto nº 64.879, de 20 de março de 2020 e o Decreto Legislativo nº 2.493, de 30 de março de 2020.

Novas datas da seleção devem ser divulgadas oportunamente, bem como um novo período de inscrições.

AGEPEN GO (Fase de investigação social)

A fase de investigação social do concurso da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás está suspensa. De acordo com o edital de suspensão, as novas datas serão publicadas posteriormente nos sites da banca organizadora da seleção, o Instituto de Desenvolvimento Americano – IADES e da Escola do Governo de Goiás.

PGDF

As provas do concurso da Procuradoria Geral do Distrito Federal não serão mais aplicadas no próximo domingo, dia 22 de março. A informação foi divulgada no site da banca organizadora do certame, o Cebraspe. 

De acordo com a nota, as provas objetivas, para todos os cargos, e a prova objetiva, para as carreiras de Analista Jurídico, serão aplicadas em uma data futura que será divulgada com o novo cronograma.

PGM Teresina

O concurso da Procuradoria Geral do Município de Teresina está suspenso. O comunicado foi divulgado na terça-feira, dia 17 de março. A previsão é que um novo cronograma para a seleção seja divulgado em breve no site da banca organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas.

PM MG

A Polícia Militar de Minas Gerais publicou nesta segunda-feira, dia 23, um comunicado suspendendo as provas objetivas de seu concurso para o Curso de Formação de Oficiais. O motivo da suspensão é a pandemia do coronavírus (COVID-19).

A decisão leva em conta a publicação do Decreto n. 47.891, de 20 de março de 2020, que reconhece o Estado de Calamidade Pública no Estado de Minas Gerais.

UFRRJ

O concurso público da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está suspenso. O comunicado foi divulgado pelo Comitê de Trabalho sobre o novo coronavírus, que foi criado na quinta-feira, dia 12 de março.

Em sua primeira reunião, a equipe lançou orientações e determinações para atividades acadêmicas e administrativas no câmpus da universidade. E, considerando instruções do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, o grupo determinou a suspensão do calendário da seleção para cargos técnico-administrativos da UFRRJ.

Reciprev

Estão suspensas as provas objetivas dos concursos da Reciprev e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Recife (SDSDH). A decisão foi tomada pelo secretário de administração e gestão de pessoas, Marconi Muzzio. Além das provas, ficam suspensos ainda os prazos contidos nos cronogramas das seleções mencionados nos editais de abertura.

TJM MG

A abertura do período de inscrições do concurso do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais está suspensa, bem como todas as datas previstas no edital do certame do órgão. O comunicado foi publicado no site da FUMARC, banca organizadora da seleção. 

A decisão se deu tendo em vista a pandemia de coronavírus (COVID-19) e a necessidade de adoção de medidas preventivas, até que existam condições necessárias para a realização, de forma segura, do concurso do TJM MG.

Concursos do Poder Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça divulgou, quinta-feira, dia 19 de março, um comunicado suspendendo a realização dos concursos do Poder Judiciários. De acordo com o documento, todas as fases de todas as seleções estão suspensas. A decisão foi tomada em razão da necessidade de prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

*Este artigo será atualizado de acordo com as novas informações dos concursos

Compartilhe: