Central de Notícias

ARTIGOS

Dicas para turbinar seu desempenho em Direito Constitucional

09/12/2018 - José Maria Rodrigues Junior

A matéria Direito Constitucional, como sabemos, é  crucial em concursos públicos. Não tanto pelo seu peso nas provas, mas pela frequência com que cai nos concursos perdendo apenas para português, já que essa última cai em quase todos os concursos. Naturalmente, direito Constitucional é uma das disciplinas mais estudadas por todos os concurseiros, daí a necessidade de o candidato que se prepara com seriedade não ficar para trás.

Nos concursos mais difíceis, Direito Constitucional nem serve mais tanto como parâmetro para a classificação do candidato, essa disciplina serve muito mais como parâmetro de exclusão dos concurseiros das vagas. Explico melhor: nos concursos muito disputados, os candidatos que ficarão com as vagas já estão tão bem preparados em Direito Constitucional, que seus desempenhos beiram aí os 85%, 90%, às vezes mais, naturalmente, a depender do concurso.

Então, aqui vão duas dicas que irão auxiliar muito a turbinar seu desempenho nessa matéria:

1 – Decore a Constituição.

Aí você pode perguntar,  mas nos concursos recentes essa matéria não vem sendo cobrada com mais rigor? Agora não temos que dar mais ênfase no estudo da teoria e da doutrina?

Sim, é verdade! As bancas, já tendo praticamente esgotado o repertório de questões decorebas, estão partindo para provas cada vez mais bem elaboradas, naturalmente, de acordo com o nível do concurso.

Mas então, por quê tenho que decorar a constituição?

A resposta é bem simples, com a constituição na cabeça, mesmo que você não domine alguma parte da doutrina ou da teoria, vai conseguir raciocinar melhor nas questões. Isso, sem contar que nas questões que forem literais, você já embolsa de primeira, sem precisar perder muito tempo.

Veja, a decoreba da constituição, NÃO substitui o estudo da teoria e da doutrina!!!  É um complemento poderoso, mas apenas um complemento.

Então, continuando a dica, baixe a Constituição para seu celular e sempre que estiver em algum lugar que tenha que esperar para fazer algo, como no médico, em alguma fila, etc… Ao invés de ficar no facebook, Instagram ou outras redes sociais, fique decorando a constituição, se você não fizer isso, seus concorrentes vão fazer!

Deixo aqui um link que conduzirá à uma versão, no site do STF, da constituição em pdf até a emenda 99, de 15/12/2017: https://goo.gl/Wn6wsV

Baixe-a para seu celular.

2 – Decore as súmulas vinculantes.

Justamente porque as provas de Direito Constitucional a cada dia vêm ficando mais bem elaboradas, as bancas começaram (já há algum tempo) a inserir jurisprudências dos tribunais superiores em seus editais, para essa disciplina. Principalmente nas provas dos concursos mais disputados, para cargos de nível superior e com salários altos, iremos observar esse tipo de cobrança no edital.

Notadamente as jurisprudências mais fáceis de estudar, e também as mais cobradas, são as Súmulas Vinculantes do STF. Note que são 56, até a data de hoje (fins de 2018). As súmulas são bem curtinhas, então, bem tranquilo para decorar tudo. Naturalmente é importante você entender o conteúdo da súmula, isso até  ajudará a decorá-la ou, pelo menos, saber o sentido do entendimento do STF em relação a determinado assunto. Veja, NÃO é para se embrenhar no julgado que deu origem à súmula, NÃO é para estudar a discussão por trás dela. Basta entender e decorar a súmula, que é o resultado final de de toda discussão sobre determinado assunto, que gerou uma decisão considerada pelo STF  tão relevante, a ponto de vincular os tribunais inferiores.

Aqui, podemos seguir a mesma dica complementar que colocamos acima, baixe as súmulas para seu celular, e quando tiver de “bobeira” (se é que isso existe para concurseiro), em uma fila ou esperando para ser atendido, leia e decore as súmulas.

Seguem dois links:

1 – site STF onde pode encontrar as súmulas: https://goo.gl/mhBVmF

2 – Link para um PDF com as súmulas (do próprio STF), para você baixar para seu celular – https://goo.gl/WrTNdT

Tenho certeza que essas duas dicas simples, de execução não tão simples, irão turbinar muito seu desempenho em Direito Constitucional.

Lembre-se sempre, concurso é como uma maratona, se pararmos um pouco para descansar, vai haver um monte de gente nos ultrapassando, mas isso é assunto para outro artigo.

 

Entre em contato comigo pelo Instagram clique no link – jose.ls.concursos

Agende uma entrevista comigo. Clique no link abaixo e siga as orientações.

Link para outros artigos:

AS CHAVES PARA A VITÓRIA NO MUNDO DOS CONCURSOS. PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO

O dia seguinte ao da prova e a Atitude Mental para Passar em Concurso Público!