Central de Notícias

ARTIGOS

É preciso saber tudo para passar em um concurso público?

25/10/2018 - Igor Ferreyro

É preciso saber tudo para passar em um concurso público?

Olá, concurseiros! Tudo bem?

Muitas são as dúvidas de quem se prepara para prestar um concurso público e uma das principais é se “é preciso saber tudo que é exigido em um edital para passar”.

Existe uma diferença entre estar preparado e saber tudo. Ninguém sabe tudo, apesar de poder estar maduro o suficiente para alcançar seus objetivos, isto é, estar preparado.

Falando especificamente sobre concursos públicos, é normal cultivarmos certa insegurança com relação ao aprendizado e absorção do conteúdo estudado nas diversas disciplinas que compõem nosso planejamento de estudos.

É sempre bom ratificarmos que estudar para concurso público é um processo de médio a longo prazo, isto é, entre 10-12 meses a 18-24 meses, dependendo do concurso e levando em consideração que esse é um período mínimo que a grande maioria dos alunos tende a estudar todo o conteúdo programático.

A partir desse período entram as revisões direcionadas e resoluções de centenas de questões com o intuito de aprimorar e massificar a parte teórica anteriormente estudada. Transformando esse aprendizado em memória de longo prazo e aparando as arestas necessárias.

Obviamente, esse prazos demandam uma série de outros fatores, como, por exemplo: não atraso de suas metas semanais, regularidade nos estudos, ou seja, evitar grandes períodos sem estudar, quantidade de horas líquidas semanais despendidas no cumprimento de seus estudos e outros pontos em que através de um correto acompanhamento podem ser diagnosticados e trabalhados ao longo de sua preparação.

Saber tudo é algo subjetivo e, obviamente, ninguém sabe. É humanamente impossível, creio eu, alguém ir a uma prova sabendo absolutamente tudo o que o conteúdo programático exige. Contudo, é perfeitamente possível alguém ir a uma prova 100% preparado. E o que consiste estar preparado? Explico.

Estar preparado envolve todo um contexto, físico e mental, que é trabalhado em sua preparação através de um acompanhamento adequado, bem como de ações razoáveis do próprio candidato.

É preciso saber que durante sua preparação muitas situações adversar acontecerão. O importante é a sua capacidade de absorver e lidar internamente com essas adversidades. Busque conversar com pessoas que passaram por esse processo, leia depoimentos de aprovados e de pessoas que alcançaram seus objetivos profissionais e/ou pessoais, em quaisquer áreas de atuação (concursos públicos, esportes, carreira profissional, etc.). Observe como essas pessoas lidaram com essas situações, examinando o problema e decidindo como reagir e não sendo controladas por sentimentos negativos e criando a conhecida vitimização.

As atividades físicas, incluo meditação, são imprescindíveis para manter o seu equilíbrio durante esse período. Pelo tempo escasso, priorize o que é importante e de seu grado. Busque a realização de atividades físicas que despertem seu interesse, a fim de que sejam benéficas e não um fardo, uma obrigação em sua rotina. Se não for possível diariamente, tente pelo menos umas 3 vezes em sua semana, considerando de segunda a domingo.

Em seus estudos, otimize seu tempo priorizando o que é importante e de maior relevância. Crie uma base sólida em todas as matérias, elabore resumos sobre tudo que estudar e os melhore / atualize ao longo do tempo. Isso é extremamente fundamental!

Um planejamento adequado, com um profissional que já tenha passado por esse processo, é indiscutivelmente um diferencial nesse sentido. Através desse planejamento você poderá ter a preocupação apenas em estudar, tendo a confiança de que os assuntos a serem estudados são os exigíveis em sua prova, de que você está estudando através dos materiais corretos, atualizados e criteriosamente selecionados a fim de agilizar seu aprendizado, de que sua evolução está sendo acompanhada e quaisquer ajustes serão feitos de forma tempestiva evitando atrasos em sua preparação. A ideia é otimizar seu tempo e prepara-lo com qualidade!

O planejamento é algo mutável de acordo com suas necessidades que variam ao decorrer de sua preparação. Haverá momentos em que será necessário ajustar sua quantidade de horas de estudos semanais, aumentar / reduzir a frequência de estudos de certas matérias, ter feedback com relação à sua evolução nas matérias mais relevantes. Isso tudo é possível com um acompanhamento assertivo e de alguém capacitado.

Seja regular, disciplinado e persistente, somente assim você desenvolverá sua capacidade de concentração. É importante que seu tempo de estudo seja totalmente voltado para tal, evitando que sua mente se disperse em assuntos aleatórios. Essa capacidade organicamente se desenvolve com o tempo, por isso a importância da regularidade, disciplina e persistência.

Também é importante frisar que você estudará por dezenas de vezes os mesmos assuntos, não só a teoria através do seu material, mas as revisões através de seus resumos / grifos / anotações e as correções dos professores das milhares de questões que serão resolvidas ao longo de sua preparação. Posto isso, não crie uma ansiedade exacerbada em querer aprender o assunto numa primeira leitura. Lembre-se de que é um trabalho duradouro e que naturalmente será fixado. Evite que essa ansiedade atrapalhe e atrase sua preparação.

Então, não deixe que essa insegurança de que é preciso saber tudo para passar em concursos é necessário. O que importa é você estar adequadamente preparado, ainda que não saiba tudo!

Espero ter contribuído na preparação de vocês rumo à aprovação.

Caso tenha interesse em falar diretamente comigo, agende uma entrevista gratuita e sem compromisso através do link que segue abaixo ou através do e-mail (igorferreyro.concursos@lsensino.com.br).

Grande abraço!

Igor Ferreyro

Acesse meu perfil no site do LS Ensino