Central de Notícias

ARTIGOS

Edital da PGE-SC: principais informações sobre o concurso

08/10/2018 - Equipe LS Concursos

Foi publicado, em setembro, o edital do concurso público da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina. Ao todo, serão ofertadas 4 vagas de início imediato, além de cadastro reserva, para cargos da Classe inicial da Carreira de Procurador do Estado de Santa Catarina. O cargo exige formação superior em Direito e tem remuneração de R$ 27.424,00.

Se você está interessado neste concurso e quer saber um pouco mais sobre o cargo e sobre o edital, acompanhe as informações que separamos para vocês.

O órgão
A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina é uma instituição jurídica de advocacia pública do Estado. Ela tem como função defender o patrimônio do Estado; zelar pela legalidade, moralidade e eficiência dos atos da administração pública estadual; examinar e aprovar as minutas dos editais de licitação, contratos, acordos, convênios e de ajustes efetuados por órgão da administração pública estadual. Além de prestar assessoramento jurídico ao governo do estado de Santa Catarina na elaboração de ações diretas de inconstitucionalidade, vetos e atos normativos em geral.

O concurso da PGE-SC

Banca Organizadora
A responsável pelo planejamento, organização, aplicação, fiscalização e correção das provas será a Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (FEPESE). Sendo assim, todas as informações sobre este edital serão publicadas no site deles.

Inscrições
O período de inscrições para o concurso PGE-SC iniciou dia 4 de outubro e irá finalizar em 5 de novembro. A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, no site da FEPESE, e custa R$ 280.

O pagamento da taxa deve ser realizado até o último dia das inscrições, 5 de novembro, em qualquer agência bancária ou posto de atendimento.

Processo Seletivo
O concurso da Procuradoria-Geral de Santa Catarina será dividido em quatro etapas, sendo elas:

  1. Prova Escrita com questões objetivas – 100 questões;
  2. Provas Práticas escritas – Consistirá no desenvolvimento de uma composição jurídica (petição inicial, contestação, alegações, memorial, recurso, informações e parecer a partir de tese), e/ou questões discursivas elaboradas pela Banca Examinadora;
  3. Prova Oral – Será realizada em sessão pública, consistirá de exposições e respostas aos temas e questões propostas pela Banca Examinadora e não excederá o prazo de 60 minutos;
  4. Prova de Títulos.

Os assuntos cobrados nas questões serão:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Eleitoral;
  • Direito Processual (Civil, Constitucional, Administrativo, Tributário e do Trabalho);
  • Legislação do Estado de Santa Catarina.

Datas
A primeira etapa do concurso, a prova escrita, está marcada para data provável de 2 de dezembro, às 13 horas em Florianópolis.

As outras etapas ainda não possuem datas definidas.

O cargo
São consideradas funções do cargo de Classe inicial da Carreira de Procurador do Estado de Santa Catarina:

  • Exercer a representação judicial e extrajudicial do Estado, inclusive com necessidade de viagens para comparecimento a atos judiciais, tais como audiências, vistorias, perícias judiciais e extrajudiciais, constatação sobre as condições dos bens penhorados em execuções fiscais da Fazenda Pública;
  • Prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Estado e nos casos previstos em lei;
  • Propor a adoção de normas, medidas e procedimentos destinados ao aprimoramento da Procuradoria Geral do Estado e da administração pública;
  • Transigir e dar ou receber quitações, nos limites da lei;
  • Desistir e reconhecer a procedência do pedido, na forma de ato normativo expedido pelo Procurador-Geral do Estado;
  • Requisitar às autoridades administrativas, civis ou militares, aos servidores dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e aos prestadores de serviços públicos, informações, processos administrativos e documentos em geral, bem como adotar outras medidas necessárias à instrução de processo ou defesa, em juízo ou na esfera administrativa
  • Exercer outras atribuições inerentes à função, definidas em lei ou regimento e cometidas pela respectiva chefia.

Mais informações, acesse o edital do concurso PGE-SC.

Prepare-se para prova com a LS Ensino
Se você almeja uma vaga no concurso da Procuradoria-Geral de Santa Catarina, o momento é AGORA!! Examine o edital, avalie seus pontos fortes e dificuldades e faça um planejamento para atacar a prova.

Se você quer ter alguém para te guiar nos estudos basta marcar uma entrevista com um dos consultores da LS Sistema de Ensino.

A partir da divulgação do edital dos concursos, nossa equipe inicia o processo de análise do conteúdo programático para definir quais assuntos têm chances reais de ser cobrado nas questões das provas.

Além disso, nosso consultores indicam os melhores materiais e desenvolvem planejamentos específicos para o pós-edital dos concursos, com metas de estudo e roteiros que irão ajudá-lo a se preparar da melhor maneira para as etapas do concurso. Para isso, 

agende aqui uma entrevista gratuita com um de nossos consultores!

 

Conte conosco nesta jornada,
Equipe LS Concursos

Siga nosso perfil no instagram: