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Estrutura textual: Pontos importantes

18/10/2019

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Se preparar para a Redação do Enem vai além de estar em dia com as notícias da sociedade e com a gramática correta das palavras, saber estruturar um texto é muito importante para que você consiga passar suas ideias de maneira que não deixe dúvidas.

Mas o que é um bom texto? Uma redação tem como função comunicar um assunto e isso só será bem-sucedido se o leitor conseguir entender perfeitamente a mensagem. Um bom texto é aquele em que a comunicação acontece sem ruídos, e o segredo para alcançar esse sucesso está na estrutura textual. 

A estruturação textual é formada por vários fatores, separamos principais para que você, aluno, mande bem na sua redação no Enem!

Coesão

Nome que a gramática dá à conexão entre as ideias dentro do texto. O ideal é existir um encadeamento de informações, que o leitor possa seguir como um fluxo, sem pensar demais para estabelecer as relações entre as partes.

Veja o exemplo a seguir:

  • Renata viajou para Porto Alegre nas férias. Renata fez novas amizades em Porto Alegre.

As frases não têm nenhum erro de estrutura sintática básica, de sujeito, verbo e complemento. O erro está na repetição desnecessária, que torna a leitura incômoda, perceba como é possível torná-la mais agradável:

  • Renata viajou para Porto Alegre nas férias e fez novas amizades por lá.

É assim que funciona a coesão, você dá um ritmo agradável ao seu texto, não criando ele a partir de blocos, mas sim, criando e dando sequências às ideias.

Coerência

Falamos que um texto é coerente se o leitor o reconhece como possível na realidade que retrata. Um texto coerente possui não apenas uma sintaxe impecável, mas também uma semântica e lógica. Por exemplo, se estamos tratando de um conto que fale do Pólo Norte, não será lógico falar sobre uma festa da piscina com os personagens vestindo biquínis.

Podemos pensar que os aspectos que contribuem para a coerência de um texto passam pela associação a um (ou vários) lugar onde os personagens se movem e agem de acordo com o tempo e com a situação que são colocadas. 

Recursos como advérbios de tempo e lugar, tempos verbais, descrição dos lugares e comportamentos de personagens são aspectos que contribuem para a coerência textual.

Intencionalidade

Todo texto tem uma intenção, um propósito. Pode ser convencer, educar, informar, contar uma história ou suscitar uma discussão. Chamamos de intencionalidade tudo aquilo que o autor deseja expressar para o leitor por meio do texto que está sendo produzido. 

Para isso, são utilizados os mecanismos que já citamos, a coesão e a coerência, para que assim, a comunicação seja bem-sucedida entre as partes envolvidas. Assim, o sentido desejado pode ser construído ao longo da produção textual.

Aceitabilidade

Este tópico é mais um papel por parte do leitor. Antes de iniciar a leitura, todo leitor cria uma expectativa sobre o que há no texto. Mas como assim? Ele busca entender o que está escrito, no mínimo, antes de tirar qualquer lição ou aprendizado do conteúdo. 

É comum, por exemplo, que alguns textos sejam interpretados diferentemente do que foi pensado pelo autor. Em grande parte das vezes isso se deve a problemas na estrutura textual, na coesão e coerência das ideias. Por isso, é importante tomar cuidados nestes pontos. Entender a relação entre a intenção e a aceitação é muito importante na hora de produzir um texto. 

Situacionalidade

Todo texto é produzido num determinado momento para um determinado fim. O momento em que é escrito e o objetivo com que é escrito constituem, entre outros elementos, na situação ou contexto da obra. É importante que o texto tenha marcas que permitam identificá-lo em seu contexto. Você pode tanto adequá-lo ao contexto histórico, quanto adequá-lo a situação.

Intertextualidade

É um fato muito rico para se usar em um texto. Ela acontece quando o autor insere expressões, palavras ou personagens de outros textos em sua produção. Quer saber mais sobre a intertextualidade? Leia nosso artigo sobre o tema.

Informatividade

Leitores apreciam textos pouco previsíveis e que trazem muitas informações, dados, descobertas e aprendizado. Isso é conhecido como informatividade, e tanto a falta quanto o excesso podem prejudicar a aceitação de um texto. 

Se, por um lado, textos pouco ou nada informativo acabam afastando os leitores, por outro lado uma produção com centenas de dados podem confundir a pessoa que está lendo sua redação e, assim, prejudicar a compreensão do texto. O ideal é empregar dados apenas onde são necessário, para justificar opiniões, ilustrar panoramas ou atestar a pertinência de um argumento.

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