Central de Notícias

ARTIGOS

Férias: como conseguir manter a rotina de estudos com a família toda em casa

13/01/2018 - Katia Gisele de Souza

Dezembro acabou e, com ele, todo aquele misto de nostalgia pelo ano que passou e ansiedade pelo próximo ano que se inicia. Não bastasse as emoções à flor da pele, dezembro também trouxe muitos compromissos sociais e familiares. A confraternização de fim de ano de cada grupo social, o amigo secreto, a visita à família que mora longe e tantos outros motivos para deixar o estudo de lado “só dessa vez”. Afinal, no começo do ano a gente corre atrás.

Corre mesmo? O ano acabou, mas as férias continuam. Filhos ou irmãos em casa o dia todo, aquela bagunça, aquele barulho. Os amigos postando fotos das férias na praia e você tentando dar conta da matéria acumulada… Será que não dá pra ser só um pouco mais como todo mundo? Será que não dá pra relaxar mais uns dias, só até o edital ser mais garantido?

Não, meu caro concurseiro, não vamos por aí! Janeiro tem 31 dias, são centenas de horas líquidas de estudo. Não dá para perder essas horas preciosas pensando se você dá uma segurada agora para voltar ao ritmo depois do edital! Não dá para desistir do estudo só porque o barulho em casa está maior do que o normal.

Não são os anos ou os meses, não são nem mesmo as semanas, nosso empenho é medido em HORAS. Sim, horas de estudo, horas dedicadas ao atingimento da sua meta. Mesmo com a casa mais agitada durante as férias escolares, você vai ter que sentar e estudar! Organize-se melhor e será um mês em que, com um pouco de criatividade, você renderá MAIS, e não menos do que no resto do ano. Aqui vão algumas dicas:

  1. SEJA FIRME

Você vai precisar do apoio de todos os moradores da casa para manterem níveis mínimos de ordem e de distância de você enquanto estuda. “Mas, Katia, eu já falei, já pedi, até já chorei, e parece que a família não entende a seriedade do meu estudo!”. Então, chegou a hora de ser MAIS firme. Feche os olhos, pense no seu objetivo, pense como ele está próximo e o que você precisa fazer para conquista-lo (a resposta certa aqui é: estudar). Você só deve conversar novamente com seus pais, seus irmãos, seus filhos, ou quem quer que more com você, quando estiver seguro e assertivo, racional. Não adianta chorar. As pessoas precisam sentir na sua voz que o que você faz é sério. Explique que o quanto mais eles ajudarem agora, mais rápida será sua aprovação, quando então a rotina (e a bagunça!) normal poderá voltar a reinar.

2. MARQUE SEU TERRITÓRIO E NÃO ABRA EXCEÇÕES

Estabeleça o seu lugar na casa e as suas horas de estudo, e informe a todos. Feito isso, procure não abrir exceções: se alguém te interromper, por exemplo, para perguntar onde está alguma coisa, não diga. “Pergunte a seu pai/mãe, peça ajuda a seu irmão, não posso agora”, responda qualquer coisa, mas não ajude! Parece maldade (rs) mas não é. Além de estar educando os moradores da casa que não adianta contar com você naquelas horas, você está desenvolvendo a independência deles! Aos poucos eles acabam desistindo de te solicitar, pois sabem que não vai dar certo.

3. ENVOLVA A FAMÍLIA NA CONQUISTA

Ok, você deve estar me achando muito má nesse momento. Então, para amenizar a dica anterior, a sugestão agora é: seja criativo. Essa é especialmente para você que tem crianças em casa. Se você já é aluno da LS, tem suas tarefas diárias organizadas (se não é, não perca mais tempo e agende sua entrevista!). Além do seu plano de estudo, estabeleça metas diárias de conquista e premiações familiares caso você as atinja. Exemplifico: se hoje você tem um turno de Direito Civil, estabeleça que, se acertar um percentual de questões maior do que na tarefa anterior da matéria, a janta será pizza (ou a que seja a preferida da família), ou você vai sentar à noite para assistir, pela décima vez, àquele desenho que as crianças tanto gostam, ou vai ter meia hora de pique-esconde em casa. Faça seus filhos/irmãos desejarem também o seu sucesso. Dessa forma, eles com certeza vão colaborar mais.

4. EMOCIONAL

A última dica é um complemento da primeira. Todo aquele exercício de fechar os olhos, visualizar seus objetivos (por que não sua posse?) e o caminho para atingi-los deve ser constante. Utilize essa técnica quando abrir as redes sociais e vir as fotos dos amigos na praia. Pense que daqui um ou dois anos, a sua foto na praia poderá ser ainda mais legal do que a dele! Feche os olhos e visualize sua nomeação nos dias de birra da criançada, nos dias de carência dos pais ou cônjuges. Quando ouvir aquele cortante “você não passa mais tempo com a gente”, respire fundo e converse, por cinco minutos, sobre a deliciosa viagem em família que vocês poderão fazer. “Quando? Assim que eu passar. Agora deixa eu ir estudar pra passar logo”.

Bons estudos!

Preocupe-se apenas em lidar com a família em casa e deixe que a LS Concursos organize sua rotina de estudos!

Katia Gisele de Souza

https://www.facebook.com/katiasouza.lsconcursos/

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

LEIA MAIS

Não consigo me concentrar em casa. E agora?