Central de Notícias

ARTIGOS

Ficar na zona de conforto não vale a pena

04/09/2018 - Leandro Souza

O que é a zona de conforto de para você? Um lugar espaçoso, arejado e acolhedor? Um local onde você é feliz e tem a estabilidade que você tanto sonhou? Ou será que, na verdade, é uma prisão na qual você até pode sair, mas vive procurando desculpas para continuar preso?

Você até pode tentar reformar essa prisão, deixá-la mais atrativa, colocar uma música para alegrar o ambiente, mas, esse local sempre será apertado, incômodo, infeliz e sem horizontes. O conforto, neste caso, é uma forma de evitar problemas e desafios.

A zona de conforto é como essa bolha na qual nos resguardamos para que tudo siga igual. Ainda que nos queixamos e acreditemos que está insuportável, seguimos assim por medo, e isso facilmente se converterá em hábito.

A zona de conforto pode ser mais desconfortável do que você imagina. Até parece um bom lugar, mas por lá nada cresce. Desprender-se da série de ações, pensamentos e comportamentos que estamos acostumados não é fácil. Desbravar o novo parece algo assustador, mas se você realmente quer feliz com uma rotina incrível e um trabalho que te realiza, é preciso encarar os medos e os desafios das mudanças.

A felicidade é o território desconhecido. Não oferece garantia, refresco imediato e demanda mais esforço que o sofrimento. Para sofrer basta ficar parado e passivo e reagindo como sempre, já a felicidade necessita de movimentação constante e da capacidade de suportar uma dose grande de incertezas.

Portanto, quando você afirmar que está preso em sua zona de conforto lembre-se que está falando de um conforto bem miserável e não do conforto de uma vida mais plena e com verdadeira liberdade. A escolha de sair ou permanecer nele, é única e exclusivamente sua. O preço é muito alto. Não sair da zona de conforto é praticamente renunciar à vida que você sonha, ao crescimento pessoal e profissional.

Tudo depende de você. Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz. Todas as pessoas bem sucedidas sabem que a segurança é uma ilusão. Passar um tempo fora de sua zona de conforto fará você se sentir vivo como nunca antes. Tente fazer isso!

Leandro Souza
CEO LS Sistema de Ensino