Central de Notícias

ARTIGOS

A fórmula para passar em um concurso é HBC?

02/03/2020 - Roberto Wanderley

Olá, pessoal.

Talvez você saiba, talvez não, mas HBC significa Hora, Bunda, Cadeira. Essa é uma métrica muito utilizada no mundo dos concursos públicos. Representa quanto tempo o concurseiro passou sentado com a bunda na cadeira estudando. Então, será que a  aprovação num concurso está diretamente ligada HBC? 

Bem, a resposta é sim e não. Como assim?

Quando contratamos alguém para executar um serviço, por exemplo, o tempo de experiência implica, em tese, na qualidade do profissional. Logo aquele que possui muito tempo é bom, já aquele que possui pouco tempo não é tão bom assim. Isso é verdade até certo ponto. Evidentemente  quem possui mais tempo de profissão conhece mais da arte, já errou e acertou bastante, sabe o “pulo do gato”. Todavia, um profissional mais jovem que domine ferramentas e tecnologias mais adequadas pode ser mais produtivo, mais rápido e eficiente. Mas o que isso tem haver com concurso público e com HBC?

É inegável que para ser aprovado num concurso concorrido (PRF, PF, PCDF) você terá de passar muitas horas estudando, porém muito tempo fazendo alguma coisa não significa que se está fazendo bem. Não poucas vezes, os “novinhos” são aprovados antes ou em melhor colocação do que os “cascudos”. E por que isso acontece?

Por que o H.B.C não é absoluto. Não me entenda errado, você terá de dedicar muito tempo ao estudo, mas também deverá desenvolver competências que o torne mais produtivo,  de forma que, faça mais em menos tempo. Se para passar num concurso é SÓ sentar a bunda na cadeira e estudar, os primeiros colocados seriam aqueles concurseiros com mais “tempo de casa”. Mas não é assim que funciona. 

Para aqueles que começaram sua jornada agora, foque em estudar e se desenvolver. Esqueça aquela vozinha dizendo “tem gente mais preparada, que está estudando há muito tempo”. Você é único responsável por sua aprovação.

Para aqueles que já estão há um tempo na estrada, aprenda a ser mais eficiente em seus estudos, a melhorar seu desempenho.

O homem mais sábio do mundo disse certa vez: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.”

Um abraço.

Visite o perfil do consultor Roberto Wanderley na nossa página do quem somos. Clique aqui.

Compartilhe: