Central de Notícias

ARTIGOS

Manter meu planejamento de estudos ou tirar alguns dias de férias?

21/12/2017 - Igor Ferreyro

Fim de ano chegando e nos deparamos com aquele dilema: “Manter meu planejamento de estudos ou tirar alguns dias de férias?

Particularmente, não acredito em “férias” para concurseiros. Sou favorável a um intervalo de no máximo 1 semana após uma prova que tenha lhe exigido bastante. Aquele pós-edital que você respirou 24 horas por dia, todos os dias da semana. Aí sim, você está exausto e não somente merece, como precisa de uma pausa.

É preciso termos em mente que nosso objetivo é maior do que as festas, viagens, reuniões com amigos, além de que esses programas se repetem todos os anos, já os concursos públicos, em regra, não, principalmente aquele concurso que você escolheu como o seu concurso e para o qual você se prepara incansavelmente. Isto é, toda essa renúncia e abdicação é passageira, apenas uma fase, que vai passar e tudo que você conquistar será muito maior do que essas privações momentâneas.

Quando envolvemos família (marido/esposa, filhos, etc.) a ideia é a mesma, mas há um grau de dificuldade muito maior para aceitarmos essas renúncias, pois são pessoas que temos um laço afetivo muito grande. Entretanto, o ponto positivo é que nossa família tende a ser mais compreensiva, uma vez que eles vivenciam junto conosco esses momentos mais delicados.

Lembre-se de que estudar para concurso público requer regularidade e não podemos nos dar ao luxo de grandes interrupções em nosso planejamento. Elas tendem a atrasar nossa preparação e postergar nossa almejada vaga.

A regularidade é fundamental no processo de aprendizagem e memorização. A memória de longo prazo, aquela que pode permanecer inalterada por décadas, requer que tenhamos atenção, repetições e ideias associativas. A consolidação dessa enxurrada de conhecimento adquirido durante nosso processo de preparação depende do quão regular seremos em nossos estudos, adquirindo um alto grau de concentração, lendo e relendo inúmeras vezes o mesmo conteúdo (teoria e realização de exercícios de fixação).

Alguns concurseiros reduzem seu ritmo ou até mesmo param nesse fim de ano, programando seu retorno para o início do ano seguinte ou até mesmo para após o carnaval. Essas condutas são extremamente perigosas e tendem a prejudicar a sua evolução. Aqueles que mantém um ritmo apropriado alcançam ou até ultrapassam o nível daqueles que optaram por descontinuar seus estudos.

Um planejamento de estudos adequado, com as orientações técnicas corretas e o devido acompanhamento, contribuem para que você possa passar por esse período do ano de forma equilibrada, harmonizando seus estudos com os períodos de lazer inevitáveis das épocas festivas.

Certamente um consultor da LS poderá orienta-lo como proceder nesse tipo de situação, bem como elaborar de forma customizada seu planejamento para esse período, mantendo-o firme no caminho que você traçou.

Um grande abraço e ótimos estudos!!!

Igor Ferreyro – Consultor LS Concursos (igorferreyro.concursos@lsensino.com.br)

Clique a seguir e siga-me no Instagram: