Central de Notícias

ARTIGOS

Manual Definitivo da Véspera de Prova – Parte I

07/09/2018 - Rafael Lira

Olá futuro (a) concursado (a),

          Meu nome é Rafael Lira, consultor da LS Concursos e ex-aluno da consultoria, aprovado em 2o lugar no último concurso para Auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco. (apresentação completa em:  https://goo.gl/Cqdqvh)

         O estudo para concursos públicos pode ser dividido em uma série de etapas que precisam ser bem definidas e estrategicamente planejadas por parte do candidato. Uma das etapas mais importantes desse estudo é, sem dúvidas, a véspera da prova. É nesse momento que o candidato deve ser capaz de condensar tudo aquilo que ele aprendeu durante o tempo de estudo e colocar tudo isso em prática em apenas alguns dias ou horas. Por isso, não é exagero afirmar que esses momentos que antecedem o dia da prova são essenciais e determinantes para a aprovação de um candidato.

          Para uma véspera de prova bem sucedida, planejamento e organização são importantíssimos. Neste manual, eu pretendo condensar tudo aquilo que o candidato precisa se preocupar para chegar no dia da prova 100% tranquilo e preparado para dar tudo de si e conseguir a tão almejada aprovação.

          Este manual será dividido em 4 etapas:

        • Etapa preparatória
        • Semana da prova
        • Véspera da prova
        • Dia da prova

          Esta publicação será a primeira de uma série de três artigos sobre o tema e abordará os dois primeiros momentos que eu listei acima: Etapa Preparatória e Semana da Prova. Nas próximas duas semanas publicarei mais dois artigos, um sobre cada etapa restante do manual. Combinado?

          Então, vamos deixar de enrolação e partir para o que interessa:

I – ETAPA PREPARATÓRIA

          A primeira etapa deste manual começa muito antes do dia da prova. Este estágio acontece pouco depois que saiu o edital e que o aluno decidiu que tem condições e vai prestar aquele concurso. Nesse momento, o aluno deve se atentar para os seguintes aspectos principais:

  1. Hospedagem: Essa é a primeira preocupação de qualquer candidato experiente. O lugar onde o aluno vai passar as últimas horas antes da prova pode ser primordial para que ele esteja tranquilo no final de semana da prova e assim possa colocar em prática tudo aquilo que ele aprendeu sem qualquer tipo de bloqueio. Não deixe essa etapa para última hora. Assim que decidir prestar um concurso já planeje onde você vai dormir no dia (ou nos dias) anterior(es). Vamos para as principais dicas deste tópico:
      • Pesquise, por meio de grupos de alunos nas redes sociais, em que região daquela cidade as provas costumam ser feitas. Isso vai te garantir muito mais tranquilidade para o dia da prova e você não vai precisar se preocupar com, por exemplo, trânsito ou com a disponibilidade de aplicativos de transporte;
      • Se não conseguir identificar a área do item anterior, considere reservar um hotel em uma área mais central da cidade;
      • Depois de relacionar os hotéis, consulte em sites especializados (ex: tripadvisor.com), o que os últimos visitantes falam daquele hotel. Dê preferência a itens como: segurança, barulho e conforto. Fuja de locais badalados, com bares ou boates próximos, isso significa muito barulho à noite.
      • Por fim, respeitando suas limitações financeiras, escolha o hotel mais adequado. Lembre-se: economizar é bom, mas cuidado na economia exagerada. Uma boa noite de sono antes da prova pode determinar o seu dia de prova
      • Dica extra: evite hostels. Em geral, não recomendo que eles sejam utilizados. Porém, muitas vezes, podem ser única opção viável para o candidato. Se for esse o caso, recomendo fortemente que você tente, ao menos, pegar um daqueles quartos individuais, para que você não fique dependendo dos hábitos dos seus outros colegas de quarto para ter uma boa noite de sono e descanso.
  1. Deslocamento: Se você não mora na cidade em que a prova vai ser realizada, você também precisa se preocupar com isso. A linha de raciocínio é a mesma do tópico de hospedagem: economizar é bom, mas não exagere. Esses gastos não podem ser encarados como despesa e sim como investimento, afinal anos de estudo serão resumidos naquele final de semana. Vamos para as principais dicas deste tópico:
      • Se planeje para chegar, no mínimo, 24 horas antes na cidade da prova. Esse é o tempo necessário para você chegar com tranquilidade e se ambientar ao local.
      • Evite viagens muito longas. Lembre-se que o tempo gasto não se resume ao tempo que você está sentado no ônibus ou avião. Depois de uma viagem cansativa, você vai precisar de algum tempo para se recuperar e esses momentos anteriores à prova são preciosissímos. Sendo assim, cuidado com escalas muito longas ou com viagens de várias horas de ônibus.
      • Caso a viagem longa seja inevitável, considere chegar com, pelo menos, 48 horas de antecedência na cidade da prova.
  1. Férias: Se tiver algum saldo de férias e conseguir alocar uma parte disso para a semana ou semanas antes da prova, ótimo. Esse tempo extra vai ser muito útil para a atividade do próximo tópico. Além disso, você vai ter mais opções para reservar o horário do vôo ou do ônibus, podendo até chegar um pouco antes na cidade da prova.

 

II – SEMANA DA PROVA

          Essa semana vai concentrar todo o estudo do candidato em apenas poucos dias. Portanto, usá-la de forma estratégica é essencial para que o candidato chegue preparado no dia da prova. Nessa etapa, o aluno deve se atentar para os seguintes aspectos principais:

  1. Não Estude Assunto Novo: esse não é o momento de se entupir de conteúdo novo. Se você tinha que estudar algum assunto e não deu tempo de estudar, tenha paciência e calma. É mais importante você ir para a prova sabendo bem aquilo que estudou do que sabendo um pouco ou mais ou menos tudo, não acha? Então, vamos combinar: semana da prova é semana de revisão e não de assunto novo.
  2. Faça uma revisão geral: Esse é o momento para o qual você preparou cuidadosamente suas centenas de páginas de resumo durante o seu estudo. Está na hora de fazer uma revisão super-condensada de tudo que você precisa saber para aquela prova. Se você conseguiu aquele período de férias que eu falei na etapa preparatória, ele será importantíssimo aqui, pois você terá mais tempo e mais tranquilidade para executar essa etapa. Vamos às dicas:
      • Planeje, em detalhes, como você vai fazer essa revisão. Uma revisão bem feita pode sim garantir pontos preciosos na sua prova e lhe colocar dentro das vagas. Eu ajudo muito os meus alunos nesse parte, porque eu sei que é uma parte crucial para a aprovação.
      • Contabilize quantas horas você vai ter disponível para fazer essa revisão e faça um planejamento em contagem regressiva para a data da prova. A ideia é que você deixe para revisar mais perto do dia da provas apenas aqueles assuntos mais importantes e que são mais difíceis para você. Deixe os assuntos mais fáceis para serem revisados em momentos mais distantes do dia prova
      • Ajude a sua memória: Se na sua prova tem uma matéria muito decoreba e importante, coloque essa revisão nos últimos dias antes da prova.

 

          Então, querido aluno(a), essa foi a primeira parte do Manual Definitivo da Véspera de Prova. Na próxima semana vou postar a segunda parte do manual com as dicas  para as 24 horas que antecedem a realização da prova. Não deixe de visitar o site da LS para ter a oportunidade de ler a segunda parte deste manual. Combinado?

          Se você deseja dominar as melhores técnicas de estudo e fazer parte da equipe que mais aprova em concursos públicos no país, marque uma entrevista comigo clicando na opção a seguir:

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Artigos Relacionados:

  1. Como manter o alto rendimento em todas as matérias: https://www.lsensino.com.br/artigo/metas-da-ls-como-manter-seus-rendimentos-no-verde-em-todas-as-materias/