Central de Notícias

ARTIGOS

Manual Definitivo da Véspera de Prova – Parte II

15/09/2018 - Rafael Lira

Olá futuro (a) concursado (a),

          Meu nome é Rafael Lira, consultor da LS Concursos e ex-aluno da consultoria, aprovado em 2o lugar no último concurso para Auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco. (apresentação completa em:  https://goo.gl/Cqdqvh)

          Esta é a segunda das três publicações do Manual Definitivo da Véspera de Prova. Caso você não tenha lido a parte I, lhe convido a acessá-la por meio do seguinte link: https://goo.gl/rRBq2a

          Nesta segunda parte do manual, vou abordar os aspectos relacionados com as 24 horas que antecedem a realização da prova. Separei uma série de dicas importantes e espero que vocês gostem e pratiquem na sua próxima prova, combinados?

          Então, vamos de enrolação e partir para o que interessa:

 

III- VÉSPERA DA PROVA:

          Depois de vencer as duas etapas anteriores, o aluno chega à véspera da prova em si. É nesse ponto que eu colecionei a maior parte das dicas. Portanto, bastante atenção às orientações a seguir:

    1. Mantenha a Calma: essa é a primeira e mais importante dica: Tenha calma. Você já sabe que fez sua parte durante todo o tempo que você se dedicou ao estudo. Não adianta ficar nervoso (a) nesse momento, isso só irá atrapalhar sua concentração e comprometer os seus resultados.
    1. Visite o Local da Prova: Essa visita pode ser pessoal ou virtual (utilizando o street view). O objetivo é se familiarizar com as redondezas do local para que você possa se antecipar a qualquer tipo de detalhe do local para o dia da prova e evitar que o motorista te deixe em local diferente daquele que você precisa.
    1. Planeje o deslocamento: Procure se informar como é o trânsito e já esquematize como você vai e qual o tempo de viagem até o local da prova.
        • Dica extra: Se for utilizar aplicativos de transporte, saiba que muitos desses aplicativos já permitem que o usuário agende um motorista para um horário pré-determinado. Já que o nosso objetivo é já deixar tudo esquematizado para o dia da prova, essa ferramenta se mostra bem interessante
        • Dica extra: Se você for com carro próprio, procure identificar os possíveis locais de estacionamento na visita que for fazer ao local de prova. Isso pode fazer você economizar muito tempo no dia da prova
    1. Compras: Já compre tudo que você vai precisar para o dia da prova, por exemplo: canetas, comida, água. A ideia é não ter que se preocupar com isso no dia da prova e deixar sua concentração voltada só para o mais importante: acertar todas as questões e ser aprovado.
    1. Alimentação: A regra aqui é manter o padrão. Se alimente normalmente no dia anterior. Não coma muito, nem pouco. A idéia é comer a quantidade e o tipo de comida que você está habituado (a). Lembre-se: nosso corpo gosta de padrões. Em momento tão importantes como este, é melhor não inventar moda.
        • Dica extra: nada de comidas “pesadas” ou com molho, galera. É melhor evitar qualquer tipo de contra-tempo.
    1. Bebida: Talvez não precisasse nem comentar, mas nada de ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, pessoal. A cerveja, ou qualquer outro tipo de bebida, atrapalha o sono do individuo. Você pode até conseguir dormir mais rápido, mas não vai ser um sono com a qualidade necessária para acordar descansado e disposto no outro dia. Além disso, a bebida age diretamente no seu sistema nervoso, atrapalhando sua concentração e memória.
    1. Atividades no dia anterior: Esse tópico é muito polêmico. Muitos alunos me perguntam o que fazer no dia anterior à prova e minha resposta é: depende. Cada pessoa tem uma característica diferente de estudo e isso se reflete também na resposta desse tópico. Vamos às dicas sobre as principais opções do candidato:
        • Aulão Presencial: não existe uma recomendação fixa se o aluno deve ou não ir para um aulão de véspera. Isso vai depender muito da característica de cada aluno. Se o aluno está na dúvida, minha sugestão é que ele tente ir a um aulão de véspera pelo menos uma vez e veja como isso funciona para ele. O importante é saber que aquela não é a hora de aprender um caminhão de assuntos novos e sim de revisar a matéria. Portanto, nada de se preocupar se o professor falar algum assunto que você ainda não tenha estudado, certo? Se isso acontecer, escute atentamente e tente absorver o que está sendo passado pelo professor (não precisa sair decorando tudo do aulão). Além disso, não fiquem no aulão até de noite (em alguns aulões isso acontece). Saia mais cedo, para dar tempo de você descansar e se organizar para o dia da prova com calma.
        • Aulão Online: Alguns cursinhos começaram a disponibilizar aulões online na véspera das provas. Particularmente, eu acredito que essa opção é mais interessante do que o aulão tradicional. Isso porque o aluno poderá ter acesso ao mesmo conteúdo sem precisar sair de casa. Apesar de ser uma modalidade um pouco diferente, a dica é a mesma do aulão presencial: não é hora de aprender um caminhão de novos assuntos. Portanto, nada de ficar preocupado se o professor explicar algo que você não tenha estudado anteriormente.
        • Estudar em casa: Outros alunos preferem estudar em casa no dia da prova. Também é válido. Minha única observação é que o aluno utilize o dia apenas para revisar aqueles assuntos mais importante e decorebas. Nada de conteúdo novo, certo pessoal?
        • Atividades Diversas: Outros alunos preferem tirar o dia descanso e passear. Também é válido. Minha recomendação é que peguem leve nos passeios, afinal o objetivo não é chegar em casa mais cansado do que você saiu, certo?
    1. Durma cedo: Se você não tem esse costume, tente se habituar a dormir cedo nos dias anteriores à prova. Faça isso reduzindo progressivamente o seu horário de ir pra cama na semana ou semanas anteriores à prova. Seu corpo gosta de padrões, então estabeleça esse padrão para que essa dica não seja difícil de ser executada na véspera da prova.
        • Dica extra: A regra é dormir por volta de 8 horas. Tente não passar muito desse montante para não chegar no dia da prova com preguiça e, claro, tente não dormir muito menos que isso para não chegar cansado na prova.
        • Dica extra: Para atingir esse objetivo, minha dica é cortar a televisão e o celular nos momentos antes de ir pra cama. Já está cientificamente provado que esses aparelhos retardam e até atrapalham o sono das pessoas quando utilizados antes da hora de dormir
    1. Organize-se: Já deixe tudo organizado para o próximo dia: roupa, documentos, comida. Tire qualquer tipo de preocupação do dia da prova, esse dia é para você se concentrar e se preocupar apenas com as questões. Além disso, essa organização vai fazer você economizar tempo quando acordar e, com isso, ganhar até uns minutinhos de sono
    1. Utilize o Despertador: programe pelo menos 2 ou 3 despertadores para o dia prova. A idéia aqui é ter a segurança que você realmente vai acordar na hora certa.
        • Dica extra: os hotéis normalmente tem um serviço de despertador para os hóspedes. Nesse serviço, eles ligam para o quarto do hóspede exatamente na hora que ele solicitou. Então, você pode utilizar essa ferramenta como mais uma segurança que você acordar cedo no dia da sua prova

         

          Então, querido aluno(a), com isso eu encerro a segunda parte da série de três artigos que compõem o Manual Definitivo da Véspera de Prova. Na próxima semana, irei postar o último artigo da série. Espero contar novamente com a sua atenção.

          Se você deseja dominar as melhores técnicas de estudo e fazer parte da equipe que mais aprova em concursos públicos no país, marque uma entrevista gratuita comigo clicando na opção que aparece a seguir. Nessa entrevista eu terei prazer de explicar melhor sobre o método LS e como eu farei para montar um planejamento de estudos totalmente personalizado para atender suas necessidades em busca da aprovação no seu concurso de interesse:

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Artigos Relacionados: