Central de Notícias

ARTIGOS

Manual Definitivo da Véspera de Prova – Parte III (O Dia da Prova)

24/09/2018 - Rafael Lira

Olá futuro (a) concursado (a),

          Meu nome é Rafael Lira, consultor da LS Concursos e ex-aluno da consultoria, aprovado em 2o lugar no último concurso para Auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (apresentação completa em: https://goo.gl/Ph4uDr).

          Este artigo é uma continuação dos dois artigos que eu postei nas semanas anteriores e encerra o Manual Definitivo da Véspera de Prova. Caso você não tenha lido os artigos anteriores, lhe convido a acessá-los por meio dos seguintes links:
          Manual – Parte I: https://goo.gl/xVjBsi
          Manual – Parte II: https://goo.gl/Qi7dfT

          Nesta terceira parte do manual, vou abordar os aspectos relacionados com o dia da prova. Separei uma série de dicas importantes e espero que vocês gostem e pratiquem na sua próxima prova, combinados?

 

IV- O DIA DA PROVA:

          Por fim, chega-se ao dia da prova, o dia em que você vai realmente testar seus conhecimentos e superar a concorrência. Vamos então às dicas finais:

    1. Mantenha a CALMA e a CONFIANÇA: É essencial repetir essa dica aqui. Confie nos seus estudos e em tudo que você aprendeu para se preparar para a prova. Esse é o momento de você ficar tranquilo(a) para colocar todo o seu conhecimento na prova. Portanto, tente se acalmar e confiar no seu estudo. Esqueça de todo o resto e mantenha o foco apenas na sua prova.

    1. Faça uma alimentação moderada: Café da manhã de hotel normalmente é repleto de diversas opções de comida. Por isso mesmo, o candidato deve ter bastante cuidado com o que vai comer antes de ir para prova. A dica aqui é a mesma do dia anterior: prefira comidas leves e consistentes para não ter problemas na hora da prova. Além disso, nada de exagerar na quantidade, deixe isso para o almoço pós prova, beleza?

    1. Não esqueçam os dois itens indispensáveis para a sua prova: Documentação e Canetas. Pessoal, vocês podem esquecer de levar qualquer outra coisa que eu vou falar aqui, mas não esqueça desses dois itens essenciais. Primeiramente, não esqueçam de sair de casa com a sua documentação. A documentação é aquela oficial com foto, como RG, CNH, carteira funcional oficial, entre alguns outros. Não é demais lembrar que não valem como documentos oficiais: carteira de estudante, cpf, carteira de plano de saúde, entre outros da mesma espécie. Além disso, não esqueçam de levar canetas. Essas canetas devem ser fabricadas em material transparente (isso é uma exigência de todas as bancas).
        • Dica extra: Minha sugestão é que vocês levem 3 canetas para a prova. Pode parecer exagero, mas isso é uma medida de segurança que pode salvar a sua vida na hora da prova, além de ser algo de simples execução.
        • Dica extra: Para a sua segurança já deixem esses dois itens (documentação e canetas) separados no dia anterior a prova (assim como eu falei na parte II do manual), pois, sem eles, vocês não conseguirão fazer a prova
    1. Leve um Lanche para a Prova: Dê preferência a comidas leves e práticas. Nada de levar uma refeição completa para a prova. Lembre-se que cada minuto na prova é precioso. Sugiro uma fruta ou até chocolate mesmo. Aqui eu faço um pedido em nome da ética e dos outros candidatos: cuidado com aqueles lanches super barulhentos que atrapalham a concentração até do fiscal de prova. A alimentação é importante para repor suas energias, mas não precisa atrapalham o coleguinha, certo pessoal?
        • Dica extra: algumas bancas exigem que os alimentos estejam guardados em materiais plásticos e transparentes. Isso vale para qualquer tipo de comida, desde fruta até biscoito (isso mesmo, nesses casos você precisa tirar todos os biscoitos do pacote e colocar em um recipiente plástico transparente). Não deixe de dar uma olhada nas orientações do edital para saber se a sua banca faz essa exigência (normalmente esse tipo de informação está disposta lá no final do edital perto das considerações finais). Se essa for uma exigência, faça o que é pedido. Não teste os controles da banca, pois você pode acabar desclassificado ou sem lanche para se alimentar durante a prova.
    1. Leve Água: Separei esse item em um tópico a parte porque ele é importantíssimo. O nosso corpo precisa de água para executar atividades, em especial atividades de concentração elevada. Não se garanta na água do local do prova. Sair da sala é um processo bastante demorado e você pode enfrentar uma fila de candidatos querendo fazer a mesma coisa. Então leve sua garrafa e se hidrate durante a prova. O seu cérebro agradece.

    1. Chegue cedo: Para evitar qualquer tipo de nervosismo, chegue cedo ao local da prova. É muito melhor esperar 30min a mais lá na sala da prova do que chegar faltando 5min, podem ter certeza. Além disso, ao sair cedo do seu hotel você vai ter mais possibilidades de transporte. Lembre-se de que todos os candidatos vão querer chegar nos locais de prova mais ou menos na mesma hora que você. Por fim, você vai garantir um trânsito mais tranquilo e não vai precisar se preocupar se vai ou não chegar atrasado no local de prova.

    1. Verifique Lista de Candidatos: Praticamente todo local de prova tem uma lista com a disposição das salas e com os nomes do candidatos que estão inscritos para fazer a prova naquela localidade. Ao chegar no local de prova, vá direto para essa lista e se certifique que seu nome está lá. Não é difícil de ver candidatos que não fazem isso e só descobrem na hora de entrar na sala que a sua localidade de prova é, na verdade, há 1km de distância. Sendo assim, sejam candidatos experientes e se antecipem a esse tipo de contra-tempo.

    1. Não ligue para a Concorrência: Essa é uma preocupação recorrente dos alunos. Ao chegar ao local de prova, deparam-se com uma multidão de pessoas e perdem toda a calma que estavam tentando manter. Minha dica é simples de falar e, às vezes, difícil de executar: não se preocupem com isso de maneira alguma. Primeiro, porque tem muita gente alí que nem estudou para essa prova e está indo apenas para fazer número. Depois, porque muitos daqueles podem nem estar fazendo a prova para o mesmo cargo que você. Por último e muito importante, você só precisa de uma vaga e ela só depende de você e dos seus estudos. Se você estudou corretamente e está seguro nos estudos você não tem porque se preocupar com os concorrentes. Tente focar nisso e esqueça o resto, pois isso não vai ajudar.
        • Dica extra: Ao chegar na prova mantenha o seu foco. Saia de perto de qualquer grupo que esteja conversando sobre os assuntos da prova. Não é hora de você discutir doutrina, jurisprudência ou qualquer coisa do tipo. Também não é hora de aprender, é hora de executar. Escutar esse tipo de conversa só vai lhe deixar mais nervoso, principalmente se eles falarem sobre o detalhe de um assunto que você não estudou. Esse assunto pode nem ser cobrado na prova e você vai ficar nervoso sem justificativa. Então, mantenham o foco pessoal, se concentre e pense apenas em você e na sua prova. Depois da prova, você vai ter tempo suficiente para conversar sobre o assunto que você desejar.
    1. Vá ao Banheiro Antes de Entrar na Sala: Na grande maioria das bancas, depois que o candidato entra na sala, ele só poderá sair após o começo da prova. Além disso, a quantidade de candidatos que pedem para ir ao banheiro durante a prova é grande, portanto a fila para isso costuma ser longa. Dessa forma, com o objetivo de “vigiar” o seu lugar na fila, o aluno acaba se distraindo e perdendo o foco nas questões. Sendo assim, aproveite que você vai chegar cedo e vá ao banheiro antes mesmo de entrar na sala.

    1. Lembre-se de desligar o celular e qualquer aparelho eletrônico: as bancas são muito rigorosas (com razão) nesse ponto. Portanto, não corra o risco por besteira: antes de entrar na sala desligue (se possível tirando a bateria) todos os seus aparelhos eletrônicos que possam fazer barulho ou emitir qualquer tipo de sinal. Isso vale principalmente para celulares e relógios digitais. Porém, também se aplica para outro itens, inclusive chave de carro. Não existe impedimento para que você leve esse aparelhos para a sala. Porém, todos devem estar devidamente guardados nos envelopes plásticos que são disponibilizados pelas bancas no momento que o candidato está entrando na sala
        • Dica extra: se puder, nem leve esses aparelhos para a sala da prova. Essa atitude representará uma preocupação a menos para você, nesse que já é um momento naturalmente mais tenso para o candidato

         

          Então, querido(a) aluno(a), com este artigo eu encerro o Manual Definitivo da Véspera de Prova. Espero ter conseguido passar um pouco da minha experiência e assim ajudá-los nessa caminhada tão desafiadora que é a aprovação para concursos públicos em alto nível. Minha dica final é: pratique as orientações deste manual na sua próxima prova. Você verá que seu rendimento no momento da prova pode aumentar bastante fazendo coisas simples como essas que eu coloquei no manual.

          Se você deseja dominar as melhores técnicas de estudo e fazer parte da equipe que mais aprova em concursos públicos no país, agende uma entrevista gratuita comigo clicando na opção que aparece a seguir. Nessa entrevista eu terei prazer de explicar melhor sobre o método LS e como eu farei para montar um planejamento de estudos totalmente personalizado para atender suas necessidades em busca da aprovação no seu concurso de interesse:

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Artigos Relacionados: