Central de Notícias

ARTIGOS

Não consigo me concentrar em casa. E agora?

20/12/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

Encontrar um lugar adequado para estudar nem sempre é uma tarefa fácil. O local mais cômodo pode não ser a melhor opção. Filhos pequenos, vizinhos barulhentos, falta de mobília, iluminação inadequada e distrações do lar são exemplos de dificuldades que podemos enfrentar ao estudar em casa.  Esses obstáculos geram falta de concentração, o que pode fazer o estudo render muito menos do que o esperado e atrapalhar o sonho de ser aprovado.

O estudo em bibliotecas ou salas de estudo pode ajudar a resolver esse problema. Apesar do tempo gasto no deslocamento, esta escolha tem diversos benefícios e pode alavancar a preparação.

Um desses benefícios pode ser percebido por aqueles que largaram seus empregos em busca de mais tempo para estudar. Ir para uma biblioteca ao invés de ficar em casa, diminui a sensação de não estar trabalhando e torna o estudo mais profissional, pois cria a rotina de sair de casa pela manhã e voltar após ter cumprido a meta do dia.

Outro benefício é o contato com outras pessoas que estão na mesma situação. É normal encontrarmos concurseiros estudando nas bibliotecas da cidade. Olhar para o lado e perceber que não estamos sozinhos nesta caminhada é motivador e diminui nossa ansiedade.

O silêncio e o afastamento das distrações favorecem a concentração. Em casa, dificilmente conseguimos nos isolar e não sermos interrompidos nas piores horas possíveis. Quem nunca foi interrompido quando estava finalmente aprendendo a parte mais difícil da matéria? Ou foi abrir a geladeira e ao voltar não lembrava mais onde estava?

Devido a essas vantagens, devemos pensar bem se realmente vale a pena estudarmos em casa e não irmos a uma dessas opções. Estas estão cada vez mais bem equipadas e preparadas para receber estudantes em busca desse tipo de ambiente.

Caso queira fazer o teste e não conhece uma sala de estudos perto da sua casa, acesse o seguinte link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/10omhUy7dInltidbDQF4aCXBWs-CW-oDYxiNoFKGBFSU/edit#gid=0

Trata-se de um planilha colaborativa com indicações de salas de estudo pelo país. Se conhecer alguma outra, basta enviar direct para @fabriciolsconcursos ou e-mail para fabricio@lsconcursos.com.br.

Além desse artigo, preparei um vídeo no Youtube com mais algumas dicas e algumas informações sobre a minha preparação:

Espero ter ajudado com esse artigo. Até o próximo.

Clique a seguir e siga-me no Instagram: