Central de Notícias

ARTIGOS

O Segredo da Aprovação

23/10/2019 - Rafael Lira

Qual o segredo da aprovação? Essa é uma das perguntas mais clássicas do mundo dos concursos. Como já batido por diversos especialistas (inclusive por nós aqui da LS Concursos), simplesmente não existe segredo, ou seja, não existe uma técnica infalível que vai te levar desde o zero até a aprovação em tempo recorde e sem esforço.

Porém, existe uma característica que está invariavelmente presente em todos os aprovados: a persistência. Assim, se eu tivesse que responder a clássica pergunta de maneira objetiva, sem rodeios, eu elegeria esse como o maior segredo da aprovação.

Nos gráficos acima eu tentei ilustrar, no tempo, a forte relação existente entre a evolução no aprendizado de um aluno e suas chances de aprovação em concursos públicos. Como pode ser observado,enquanto o gráfico do aprendizado (em azul) cresce de forma logarítmica o gráfico dos seus resultados (em laranja) cresce de forma exponencial.

Do ponto de vista do aprendizado, isso acontece porque, no começo dos estudos, tudo é novidade. Assim, a quantidade de informações novas aprendidas é extremamente alta (nesse momento, você estará na área mais inclinada, vertical, do gráfico). Mesmo que inicialmente você não esteja conseguindo fixar todos os detalhes do conteúdo, você estará absorvendo e consolidando no seu material de revisão um enorme volume de informações. A partir do momento que você vai evoluindo nos estudos (ou seja, vai ficando “cascudo(a)”), passará para o trecho mais horizontal da curva. Nesse instante, a quantidade de novas informações vai caindo e você vai gastando muito mais tempo organizando/solidificando todo o conteúdo aprendido do que estudando novos conteúdos propriamente ditos.

Enquanto isso, no lado dos resultados, suas chances de aprovação começam bem baixas. Isso porque tem bastante assunto que você ainda não e é muito difícil competir com quem já possui uma bagagem anterior. Com o tempo, você vai conseguindo fixar o conteúdo e as chances de aprovação vão aumentando de forma exponencial. Por isso que vemos muito alunos que são aprovados em vários concursos em sequência. Isso não é mágica, é uma decorrência natural da evolução apresentada nos gráficos acima.

Vale salientar que esses gráficos são aplicáveis para praticamente qualquer área, não importa muito se é área policial ou fiscal, por exemplo. O máximo que pode acontecer é que os gráficos sejam mais achatados ou alongados. É nesse ponto que vale destacar o quanto a sua persistência continuada pode ser importante. Porém, os gráficos acima deixam de ser verdade a partir do momento que o aluno interrompe os seus estudos no meio. Obviamente, assim que ele voltar aos estudos, ele não retornará para a escala zero, mas terá muitos problemas (que normalmente se traduzem em atraso e desmotivação) para retornar ao patamar anterior.

Um estudo recente, conduzido por nossa equipe de consultores, por meio da nossa plataforma: LS Data Science, analisou quase 70 parâmetros dos nossos ex-alunos aprovados e comprovou que um aluno que interrompe os seus estudos tem até 3,8 vezes menos chances de aprovação que um aluno que foi persistente e se manteve firme no objetivo. É muito complicado quando vemos alunos muito bons que param justamente quando estão próximos de colher os frutos do seu esforço. Portanto, NÃO PARE, CONTINUE. Cada dia estudado vale. Isso te deixará cada vez mais à direta desses gráficos e mais próximo(a) da aprovação.

Gostou do conteúdo? Agende uma entrevista gratuita para conhecer melhor sobre o nosso serviço e como poderia ser o seu futuro planejamento de estudos aqui na LS clicando na opção a seguir:

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Artigos Relacionados: