Central de Notícias

ARTIGOS

Os seus motivos

06/10/2017 - Marcelo Greger

A maratona de preparação para um concurso público de alto nível impõe ao candidato uma série de privações e sacrifícios, que acarretam, em vários momentos durante o processo, fases de desânimo e incerteza, que vêm com perguntas como:

– É isso mesmo que eu quero para mim?
– Todo esse esforço vai valer a pena?
– Terei energia e persistência necessárias para ir até o final?

Lanço o convite então a refletir sobre os motivos que justificam (ou não) essa empreitada. Os SEUS motivos!

Vamos começar a pensar na atividade profissional para a qual você estará concorrendo. Você já buscou bastante informação sobre essa atividade? Está consciente do que/como deverá ser o seu trabalho? Acredita que esse trabalho lhe trará satisfação e qualidade de vida? Acha que esse trabalho deixará espaço para você aproveitar as outras coisas da vida?

Agora, reflita a respeito da questão financeira. O investimento de tempo e dinheiro na sua preparação será recompensado com a sua futura remuneração? Essa remuneração lhe trará segurança, tranquilidade? Você tem informações sobre o sistema de aposentadoria ao qual fará jus quando aprovado para sua vaga? Você teria condições de conquistar uma remuneração equivalente na iniciativa privada, em um tempo equivalente ao que está investindo na sua preparação? Você estaria preparado a enfrentar o problema do desemprego, especialmente em um cenário de crise igual ao que vivemos hoje?

Por fim, analise as suas opções. Imagine que não fosse mais possível você seguir com a sua preparação, por qualquer que fosse o motivo. O que você faria alternativamente para buscar a satisfação dos seus desejos/necessidades, de forma equivalente à conquista do cargo público? O esforço necessário a essa(s) alternativa(s), comparando-se o seu esforço atual de preparação, seria maior ou menor? E as recompensas, poderiam ser as mesmas, ou melhores?

Pois bem, se você, através dessas reflexões, encontrou seus motivos para prosseguir, então comemore, você é um candidato MOTIVADO!

Estar MOTIVADO nada mais é do que ter motivos para tomar atitudes. A motivação não se confunde com entusiasmo, energia, garra, disposição. Ela é na verdade a CAUSA de todas essas coisas!

E perceba, esses motivos ninguém poderá lhe oferecer, eles são respostas SUAS aos seus próprios anseios e convicções.

Lembre-se então, sempre que bater um desânimo, uma incerteza no meio do caminho, reavalie os seus motivos.

Você vai encontrar muitos vídeos “motivacionais”, palestras, pensamentos, mensagens de entusiasmo e estímulo, mas tenha uma certeza, as verdadeiras respostas estarão sempre aí contigo, portanto relembre-as sempre que necessário!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: