Central de Notícias

ARTIGOS

Pequenos objetivos te levarão à aprovação

19/07/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

O foco deve estar no meio e não no fim. Lembre sempre disso ao estudar para concurso.

Fabrício, por que está falando isso?

Bom, estou dando esse conselho porque vejo muitos alunos iniciantes, de áreas que exigem uma preparação a médio prazo, se preocupando com lançamentos de editais, quais concursos fazer daqui a um ano, como deverão proceder caso saiam dois concursos de áreas diferentes na mesma época, etc. Como pode perceber, todas essas preocupações são referentes à situações que possuem variáveis que não controlamos. O foco nelas é um grande erro, que atrapalha e confunde muitos candidatos. Não estou dizendo que não deve pensar nisso, mas o seu foco deve estar sempre em variáveis e objetivos que dependam somente de você.

Neste artigo colocarei 7 pequenos objetivos nos quais deve focar para criar uma boa base e chegar até a aprovação.

1 – Manter regularidade

Foco principal sempre. A regularidade é a chave para fixação da matéria e armazenamento das informações na memória de longo prazo. Sem a regularidade, o intervalo entre revisões e exercícios aumenta e acabará esquecendo mais a matéria.

2 – Conseguir um bom desempenho nos exercícios

Manter um desempenho interessante nos exercícios e buscar aumentar o percentual de acertos é outro pequeno objetivo que pode fazer a diferença no médio e longo prazo. Esse rendimento será influenciado por outros fatores, como a regularidade, mas independente de qualquer coisa, deve atentar para isso, de forma que possa comemorar se houver melhora ou corrigir se houver decréscimo.

3 – Estudar num horário fixo

Outro ponto bem importante e que ajudará bastante no seu ritmo é estabelecer um horário fixo de estudo e cumpri-lo. Não ter um horário fixo causa confusão na sua mente e pode levar à procrastinação. Policie-se a iniciar e terminar o estudo nos horários marcados. Pode ser difícil no início, mas depois o estudo entrará na sua rotina, seu organismo se acostumará com aquilo e sentirá até falta quando não estudar.

4 – Transformar horas brutas em líquidas

Esse objetivo tem a ver com a sua concentração nos estudos. Quantas vezes se trancou por horas no quarto e se deu conta que não avançou quase nada na matéria. Na hora de estudar, afaste-se de tudo que pode te distrair, como celular, computador (se for possível), televisão, geladeira, etc. Deve aproveitar o tempo disponível para estudar, efetivamente. Quando tiver no seu horário de lazer, pode utilizar seu tempo de outra forma. Quanto mais se preocupar com isso, mais rápido pegará base para competir.

5 – Criar tempo de estudo

Você precisa criar tempo. Dificilmente terá um período no seu dia aguardando para ser utilizado nos estudos. Acordar mais cedo, dormir mais tarde, encaixar o exercício físico num período mais curto, cortar atividades não prioritárias. Tudo isso faz parte dessa criação de tempo de estudo. Quanto mais tempo abrir para conseguir avançar na matéria, melhor. Estudar mais significa estar preparado antes para as oportunidades que aparecerem.

6 – Aumentar velocidade na resolução de exercícios

Esse ponto também é fundamental. Nos concursos não basta saber resolver os exercícios, deve conseguir resolver de maneira prática e rápida. Algumas bancas, como a FCC, costumam explorar bastante essa habilidade dos candidatos. Várias vezes olhamos para uma questão que caiu num concurso top e pensamos: “Nossa, que questão fácil! Só é trabalhosa!”. Aí está o X da questão. Tente sempre melhorar o tempo de resolução das questões, principalmente nas Exatas. Para isso, deve treinar, treinar e treinar. Não tem outro jeito.

7 – Depender menos de motivação

Não devemos pensar que dependemos de motivação para estudar. Ela ajuda? Sim! Mas não é obrigatória. A disciplina nos estudos é bem mais importante e se sobrepõe à motivação. Candidatos que mantém a regularidade também ficam desmotivados, mas a disciplina que possuem consegue fazer com que não parem de estudar.

Estabeleça o seguinte objetivo: estudar estando motivado ou não. Mesmo se no início não render tanto, vale a pena forçar e continuar estudando.

artigo

Considero esses pequenos objetivos fundamentais na preparação, pois te fazem prestar atenção no que realmente importa. Fatores que não dependem de você, não são tão importantes quanto estes e podem te trazer desmotivação se as coisas não ocorrerem como estava imaginando.

Espero que tenha gostado do artigo e se tiver alguma sugestão ou dúvida, pode enviar direct para o meu Instagram Profissional @fabriciolsconcursos ou e-mail (fabricio@lsconcursos.com.br).

Até o próximo,

Fabrício Massena Petruccelli

Clique a seguir e siga-me no Instagram: