Central de Notícias

ARTIGOS

Por que NÃO devo focar na Receita Federal?

22/11/2019 - Eduardo Frambach

Em 2015, vi muitas pessoas do mundo dos concursos dizendo que o concurso da Receita Federal (RFB) iria sair em 2016. Em 2016, os “especialistas” diziam que sairia em 2017. Em 2017, os cursinhos falavam 2018. Em 2018, falavam 2019. E aí, será que sai em 2020? 

Poucos vão te falar isso, mas eu não acredito que saia nesse governo! Tipo, vai sair em 2024/2025. É o que eu acredito. Pode sair antes? Sim (2021/2022). Tudo pode mudar? Sim. Mas, pelo que vejo, não me parece que ocorrerá no curto prazo. A despeito de tudo que te contam.

Desde que entrei na LS, em 2015, sempre disse, em todas as minhas entrevistas e para todos os meus alunos: Não faz sentido alguém focar na RFB. Principalmente quando se está no início dos estudos. E hoje, passados mais de 4 anos, essa minha convicção só aumenta.

Vou listar alguns dados sobre um futuro concurso da RFB para pensarmos juntos:

1) NÃO SABEMOS qual será a banca;

2) NÃO SABEMOS quais alterações teremos do último edital;

3) SABEMOS que muitas matérias específicas terão alterações significativas (DPREV e LTF, por exemplo);

4) O prazo entre AUTORIZAÇÃO e PROVAS aumentou significativamente com a publicação do Decreto 9.739/19:

PUBLICAÇÃO DO EDITAL: em até 6 meses após a AUTORIZAÇÃO.

PROVAS: deverão ocorrer após, NO MÍNIMO, 4 meses da PUBLICAÇÃO DO EDITAL.

5) A REMUNERAÇÃO é MENOR do que a maioria dos fiscos estaduais e do que vários fiscos municipais.

Ah, Eduardo, mas RFB é meu sonho. Ok, se você dizia pro seu pai que queria coibir a sonegação de Pis/Cofins quando crescesse, vá em frente. Eu falava pro meu que queria lançar ITBI quando fosse mais velho…rs

Ah, Eduardo, mas se eu passar para Auditor Fiscal da RFB, posso voltar pro meu Estado de origem. Você está certo(a). Mas também pode ficar na fronteira, ganhando 2, 3, 5, 10 mil a menos que um fiscal do ISS/ICMS, tendo que ir pro país vizinho fazer skype com a sua família. E conheço gente que vive assim desde o último concurso (2014).

Pô, Eduardo, então você odeia a RFB? Claro que não. Inclusive tenho vários amigos Auditores e Analistas. Só quero que analise os dados de forma racional.

Se mesmo depois de analisar tudo, friamente, você ainda quiser continuar a estudar Comércio Internacional, quiser começar a estudar Legislação Aduaneira…ok, vá em frente. Eu também estudei essas matérias. E como me arrependo. Mas em 2008, meu chapa, não tinha ninguém pra me falar isso tudo de uma forma tão clara. 

Espero que esse artigo te faça, pelo menos, refletir sobre seu estudo. 

Qualquer dúvida, críticas ou elogios, entre em contato pelo meu Instagram (@eduardoframbach_lsconcursos). 

Bons estudos e boa sorte!