Central de Notícias

ARTIGOS

Porque Prestar Concurso Público?

29/08/2018 - Pamela Engel

A realização pessoal e profissional baseia-se principalmente nas conquistas após as lutas diárias, onde o estudo e o esforço se aplicam na garantia de um futuro melhor e mais rentável.

Uma das principais e maiores vantagens de realizar-se o concurso público é esta.  A oportunidade de manter-se firme no mercado de trabalho, por seus próprios méritos

Lógico que não é uma tarefa fácil ingressar em um cargo através do concurso público, é preciso usar da dedicação, estudos e paciência para ter-se um bom aproveitamento e participação, já que todos querem seu lugar ao sol!

Outra grande vantagem é a estabilidadenão tem tranquilidade maior do que saber que fazendo seu trabalho direito você não será demitido! Após o estágio probatório (3 anos) o  servidor garante uma certa estabilidade em seu cargo, tornando-o inapto a demissão sem motivos, conforme art. 41 da Constituição Federal:

Art. 41.São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • O servidor público estável só perderá o cargo:

I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

II –  mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

III –  mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Além da possibilidade de estabilidade, não cobra-se experiência no mercado de trabalho quanto aos candidatos avaliados e aprovados. Fazendo assim a atuação de sua área apenas um mérito concedido após o resultado obtido na prova de seus conhecimentos, salvo raríssimos casos, em que a experiência vale como títulos. Assim não depende-se de indicações, ou de conhecimentos pessoais. Você é classificado essencialmente pelo resultado de uma boa prova.

Mas o motivo de eu entrar nos mundos dos concursos não foi nem a estabilidade, nem de “QI” e nem a falta de oportunidades na minha área, pois , na época, o mercado para engenheiros estava bem aquecido, a maioria dos meus colegas já saíram da faculdade empregados.  O motivo foi que depois de estagiar na Petrobras, não me vi, trabalhando como engenheira pelo resto da vida. Então os concursos eram um meio de poder ter uma profissão bem remunerada que pudesse me identificar, e hoje, me sinto completamente realizada profissionalmente como Auditora do TCE BA!

Quais os benefícios de ser aprovado em um concurso?

– Melhor qualidade de vida

– Estabilidade garantida

– Remuneração e benefícios altos desde o início da carreira.

-Oportunidades para nível médio e superior

– Aposentadoria garantida (Ou não, mas isso é conversa pra outro artigo! rsrs)

– Ótimo plano de carreira

– Empréstimos facilitados

Tem duvidas se concurso publico é pra você? Fale comigo no Instagram que te ajudo!