Central de Notícias

ARTIGOS

Prepare-se para o Concurso PGE-SP

06/03/2018 - Equipe LS Concursos

O edital do concurso PGE-SP foi divulgado na última sexta-feira (16). Se você tem interesse na carreira de Procurador de Estado e gostaria de uma oportunidade nessa área, precisa saber que essa excelente oportunidade está aberta. 

O momento para começar a estudar ou intensificar os seus estudos para o concurso do PGE-SP é agora! A prova está prevista para acontecer no dia 20 de maio, portanto fique atento às informações que traremos neste artigo, para que você possa se preparar da melhor maneira possível.

Neste artigo você irá:

  • Saber quais informações desse concurso já estão disponíveis;
  • Entender como foi o último concurso do órgão;
  • Saber como deverá ser organizada a prova este ano;
  • Receber dicas exclusivas para mandar bem nesse concurso.

Vamos lá!

O Concurso PGE-SP

O edital do Concurso PGE-SP está sendo redigido pela comissão e banca organizadora (Fundação Vunesp) e deve ser divulgado em breve. Com 100 vagas para Procurador do Estado e remuneração inicial no valor de R$ 22.178,43, esta é uma excelente oportunidade para pessoas com formação em Direito e que desejam atuar na esfera pública e no estado de São Paulo.

No contrato firmado entre a procuradoria e a Fundação Vunesp foi definido que as provas serão aplicadas na cidade de São Paulo e que o concurso irá contar com 3 fases. Portanto, se você é de outra cidade e vai prestar esse concurso, é necessário se programar para viajar para realizar as provas.

As fases do concurso serão:

1ª fase: prova objetiva, com 90 questões de múltipla escolha, realizada em um único dia.

2ª fase: prova subjetiva, com 16 questões dissertativas e uma peça jurídica. Estima-se que cerca de 500 candidatos serão convocados para a realização da segunda fase.

3ª fase: Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório.

4ª fase: avaliação de títulos, em que os candidatos deverão apresentar os certificados de graduações, pós-graduações, mestrados, experiências profissionais e outros itens de experiência profissional e formação.

A Fundação Vunesp substitui a FCC (Fundação Carlos Chagas) que organizou os três últimos concursos realizados pelo órgão.

O último concurso PGE-SP

O último processo seletivo ocorreu em 2012 e foram oferecidas 105 vagas para procurador, a organizadora na época era a Fundação Carlos Chagas. O certame está com a validade encerrada, o que aumenta a atenção para o próximo concurso, devido a necessidade de reposição das vagas ofertadas.

O processo seletivo foi bastante semelhante ao já descrito no contrato do novo concurso, contendo as 3 fases já citadas (prova objetiva, prova subjetiva e prova oral), mais a prova de títulos, que consistiu na comprovação de cursos de graduação, pós graduação, mestrados, obras publicadas e experiências na área jurídica. Cada título comprovado valia uma determinada pontuação, que classificaria o candidato em uma posição mais alta no resultado final do concurso.

Ainda não se sabe se o próximo concurso contará com a etapa de prova de títulos, mas o edital a ser liberado deverá trazer maiores detalhes sobre esse ponto.

As provas objetivas e discursivas de 2012 versaram sobre as seguintes matérias:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Civil
  • Direito Administrativo;
  • Direito de Pessoal e Previdenciário Público;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito do Trabalho e Processual do Trabalho;
  • Direito Financeiro, Econômico e Empresarial Público.

O edital do próximo concurso deve trazer as matérias de maneira bastante semelhante às que foram cobradas no último concurso. 


✩ DICAS EXCLUSIVAS 

Se você leu este artigo até aqui, certamente conseguiu retirar boa parte das dúvidas que poderia ter sobre o Concurso PGE-SP e tem bastante interesse em estar preparado para essa prova, não é mesmo?

Temos algumas dicas importantes que poderão te ajudar bastante nessa preparação:

Conforme consta no contrato da banca VUNESP, as questões do concurso serão elaboradas pela própria comissão organizadora, formada pela banca de procuradores selecionados para organizar o certame. Mas o que isso significa em termos práticos? As provas devem fugir do padrão literal das questões feitas pela banca VUNESP, portanto é interessante não se basear somente em questões dessa banca durante os seus estudos e, sim, variar com questões de concursos semelhantes organizados por outras bancas.

A prova deve conter bastante conteúdo relacionado à doutrina do quadripé das procuradorias (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Processual Civil), sendo assim uma boa estratégia para essa prova é dedicar um tempo extra para estudar essas disciplinas especificamente.

Outro ponto interessante sobre esse concurso é que não há exigência de tempo mínimo de atividade privativa de bacharel em Direito para concorrer ao cargo. Ou seja, se você terminou recentemente a faculdade, ainda não trabalhou na área jurídica de forma privativa, mas deseja fazer a prova, mesmo assim você poderá prestar esse concurso e estará apto para assumir o cargo quando for aprovado.


Conforme já mencionamos, o edital para o concurso do PGE-SP deve ser liberado nas próximas semanas, o que  torna o momento atual o ideal para concentrar seus esforços nos estudos para garantir a sua vaga.

Se você está encontrando alguma dificuldade para se manter focado nos estudos, criar e seguir um planejamento específico para essa prova ou ainda com dúvidas em relação à qual material utilizar para estudar as matérias deste certame, saiba que nós podemos te ajudar!

Muitas vezes ao saber de um concurso que está para sair fica difícil definir a melhor forma de direcionar os estudos para que você siga no caminho que leva à aprovação. Nestes casos, o acompanhamento e suporte de um consultor experiente em concursos públicos, que poderá auxiliá-lo a ter um plano de estudos organizado, faz toda a diferença.

Com a consultoria da LS Concursos, você irá contar com técnicas e ferramentas que servirão como um verdadeiro mapa para a aprovação. Nossos consultores estão preparados para guiá-lo com um planejamento de estudo personalizado e adaptado à sua rotina e necessidades, e acompanhá-lo através do estabelecimento de metas e objetivos, que irão garantir que você irá estudar o que precisa para ser aprovado.

Além de poder receber todas as dicas exclusivas sobre a prova e o concurso, que somente consultores que já trilharam essa jornada e foram aprovados poderão oferecer.

Não perca a oportunidade e clique aqui para agendar uma entrevista gratuita via skype, retirar todas as suas dúvidas sobre essa prova e também entender melhor como a LS Concursos pode te guiar nesse caminho até a aprovação.

Desejamos toda a sorte e dedicação para que você consiga alcançar esse objetivo.

Equipe LS Concursos