Central de Notícias

ARTIGOS

Prova chegando, insegurança na matéria. O que fazer?

05/10/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

Prova se aproximando e estou inseguro em algumas partes da matéria? O que faço para melhorar meu desempenho? Fico revisando a parte teórica ou tento fazer o máximo de exercícios até a prova?

Se você já fez concurso, sabe que é uma das nossas principais dúvidas quando a prova se aproxima. Mesmo que esteja bem preparado, sempre vai bater a insegurança e tentaremos dar uma atenção especial a algumas matérias mais quais sentimos mais dificuldade.

Hoje estava conversando com um aluno que está para fazer a prova do TRF 1 e ele me perguntou o que era melhor fazer nessa fase da preparação. Essa é uma dúvida recorrente e resolvi escrever nesse artigo a minha opinião sobre a estratégia que possui o melhor custo-benefício.

Como você pode perceber, quando estudamos para concurso, não nos tornamos professores das matérias, não as sabemos a fundo. Tornamo-nos especialistas em marcar “x”, em saber o que a banca pede sobre aquele assunto. E como isso acontece? Através da resolução de inúmeros exercícios daquela banca ou área.

Sendo assim, após pegarmos base na matéria, o nosso foco deve ser, principalmente, a resolução de exercícios. Lá saberemos o que é realmente importante na matéria e o que não tem tanta relevância. Portanto, chega um momento em que a teoria perde um pouco do glamour e isto passa para as questões.

Perto da prova não é diferente. Se estivermos com alguma dificuldade ou insegurança, o melhor caminho é fazermos o maior número de questões sobre aquele tema e analisarmos atentamente os comentários. Essa é uma forma de revisar bem completa, pois caso sintamos que estamos errando continuamente algum ponto, podemos voltar à teoria e reforçamos aquele ponto especificamente.

Veja bem, não estou dizendo que as revisões teóricas não são importantes perto da prova. São importantíssimas e já as programamos quando vamos preparar um planejamento pós-edital. Mas, no caso de uma dificuldade ou insegurança, como falei no parágrafo anterior, o foco na resolução de exercícios é bem mais interessante.

Espero que esse artigo tenha ajudado e qualquer dúvida ou sugestão pode ser enviada para meu e-mail (fabricio@lsconcursos.com.br) ou Instagram (@fabriciolsconcursos).

Até o próximo artigo!

Fabrício Massena Petruccelli

Clique a seguir e siga-me no Instagram: