Central de Notícias

ARTIGOS

PROVAS DE CONCURSOS: DICAS PARA “CHUTAR” DE FORMA CONSCIENTE

22/04/2018 - Aluisio A. Arruda

Aqui na LS, ao final dos planejamentos pós-edital, traçamos uma estratégia para a resolução da prova. Especialmente, quando julgamos que o tempo para sua realização será escasso.

Além da ordem de resolução das questões (por quais disciplinas iniciar ou finalizar), orientamos também o “chute”, para aquelas questões que, ao final da prova, o aluno não tenha sido capaz de responder.

Nas provas objetivas, normalmente compostas de 5 alternativas (A, B, C, D, E), a melhor estratégia é a de escolher aquela opção que ocorreu um menor número de vezes, em cada disciplina.

Obviamente, se você estiver em dúvida, por exemplo, entre a opção “A” e a opção “D”, não faz sentido escolher a opção “E”, porque foi a opção menos frequente nas suas respostas. Você deve optar por uma dentre as opções “A” ou “D”, preferencialmente, por aquela que ocorreu um menor número de vezes.

Como exemplo, cito um caso concreto, que ocorreu comigo, no concurso do ISS/SP de 2007. Nessa prova, consegui gabaritar 3 disciplinas, Português, Direito Tributário e Direito Constitucional. As duas primeiras, eu gabaritei com autoridade, mas em Constitucional, fui obrigado a “chutar” uma das questões.

A prova de Constitucional constava de 20 questões e eu sabia a resposta das outras 19. Fiz uma contagem rápida e percebi que havia optado por 4 das alternativas, 4 vezes, e pela outra, apenas 3 vezes.

Não lembro exatamente quais eram as opções escolhidas, mas supondo que havia optado 4 vezes pelas letras “A”, “B”, “C” e “E”, além de 3 vezes pela letra “D”, não restou alternativa, se não a de escolher a opção “D” para a questão que faltava ser respondida.

Sabemos que, nem sempre as bancas fazem a divisão das opções de forma tão equânime. Mas, na maioria das vezes, há um número aproximado de cada uma das 5 alternativas.

Por isso, essa estratégia costuma funcionar. Principalmente, quando estamos seguros em relação às outras questões já respondidas.