Central de Notícias

ARTIGOS

Provas Discursivas para Tribunais. Qual o melhor momento para se preparar?

13/12/2017 - Fabricio Paes

Olá, futuro servidor. Tudo bem?

Primeiramente, é importante destacar a relevância que as Provas Discursivas estão ganhando nos Concursos de alto nível. Cite-se que, dos concursos para Tribunais com edital lançado em 2017 (TST, TJ PE, TJ MS, TJ MG, TRE PR, TRE BA, TRT SC, TRE RJ, TRT RN, TRT CE, TRE TO, TRE PE, TRE SP, TJ SP e TRF 1), somente 03 não exigiram Prova Discursiva no concurso (os que estão destacados em negrito).

Ainda, nos concursos que tiveram Prova Discursiva em uma das etapas, a pontuação destinada a ela corresponderam, em média, a 40% da pontuação total. Fica evidente, portanto, a importância que a Prova Discursiva tem para os concursos atualmente.

Em que momento devo preparar-me?
Só devo estudar o conteúdo e deixar para fazer a questão na hora da prova?

Bem, o momento ideal para iniciar a preparação é pelo menos oito semanas antes da prova.

É importante ressaltar que, quando você estuda para a Prova Objetiva, você também está estudando para a Discursiva. Porém, só o estudo teórico não é suficiente para ir bem da Discursiva. É necessário conhecer o “estilo” da Banca Examinadora (CEBRASPE, FCC, ESAF, CONSUPLAN, IBFC, entre outras).

Isso você somente conseguirá caso treine questões discursivas de concursos anteriores, realizados pela Banca do seu concurso público. Além disso, procure um profissional para auxiliá-lo na sua preparação, a fim de que ele corrija as suas questões discursivas e faça os ajustes necessários para melhorar seu desempenho.

Caso as Provas Objetiva e Discursiva sejam no mesmo dia, sua preparação deve ser paralela para ambas as provas (começar a preparação específica para a Discursiva ao menos oito semanas antes da prova).

Caso a Prova Discursiva seja posterior à Objetiva, você deve focar primeiramente na Objetiva e, tão logo passe esta fase, dedicar-se à Discursiva (desde que haja um intervalo mínimo de quatro semanas, caso contrário você deverá iniciar a preparação oito semanas antes da Prova Discursiva).

Para finalizar, treine as questões sempre escrevendo à mão e utilizando o formulário da Banca do concurso que você está preparando-se.

Ressalto que a LS Concursos possui serviço de proposição e correção de Questões Discursivas, composta por profissionais de excelência, para auxiliá-lo a conseguir a sua tão sonhada aprovação no concursos dos seus sonhos.

Grande abraço!

Veja também outro artigo de interesse:
Comentários à Prova de Português do TCE PE

Fabricio Rodrigues Paes – Consultor da LS Concursos

Clique a seguir e siga-me no Instagram: