Central de Notícias

ARTIGOS

Qual o momento ideal para começar a estudar para concurso?

17/11/2017 - Gleidson Cardoso

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje venho falar sobre um assunto que muitos já devem ter se perguntado, principalmente quando vamos decidir iniciar os estudos para um concurso público.

Algumas pessoas esperam para adquirir todos os materiais necessários para começar a estudar. Compram o Vade-Mécum, coletâneas de autores renomados, resumos detalhados, cadernos e fichas pautadas, com cores diferentes para cada assunto e dizem a si mesmos: “enquanto eu não tiver o material completo, não começarei a estudar”.

Outros entendem que antes de se dedicarem a um certame, precisam aprender técnicas de memória. Então, primeiramente, compram ou se matriculam em cursos da área e dizem a si mesmos: “enquanto eu não terminar o curso avançado de memória e ficar seguro de que aprendi todas as técnicas de estudo, nem vou começar a estudar para concurso”.

Existe ainda a categoria daqueles que precisam fazer, antes de tudo, uma revolução na organização residencial: limpam todos os cômodos da casa, arrumam a mesa de estudo várias vezes, falam com toda a família, explicam para o porteiro do prédio que se tornará concurseiro, escrevem depoimentos nas redes sociais do tipo “a partir de hoje, minha vida mudará”, e por aí vai. Dizem a si mesmos: “enquanto isso não ocorrer, não começo a estudar”.

Porém, não é só no campo dos estudos que isso acontece. Conheci pessoas que não sabiam nadar. Como solução para o problema, resolveram começar a correr. Ao serem questionados sobre o porquê da decisão, respondiam: sabe o como é fulano, ao correr, vou ter aumento da minha capacidade pulmonar, e com isso, melhorarei meu rendimento na natação”.

E por aí se vão os fatores de atraso nos estudos. Estamos sempre apresentando justificativas para adiar o verdadeiro projeto incrustado em nossa mente: começar a estudar de vez para o concurso público. Tendo uma boa causa, ou seja, uma boa desculpa, entramos na zona de conforto. Assim, fazemos, inconscientemente, um brinde à procrastinação, concordam?

Respondendo o título deste artigo, afirmo que o momento ideal para começar a estudar é AGORA!

Para àqueles que esperam o momento ideal para isso acontecer, afirmo que este momento, talvez nunca chegue em sua vida. A não ser que você já tenha uma vida perfeita, plena e totalmente sem nada para ser resolvido.

Se você tem apenas aquele material antigo do concurso anterior e está sem recursos para comprar um novo, leia-o e procure as respectivas atualizações pela internet. Regra geral, poucos assuntos mudam radicalmente. O substancial da disciplina continua o mesmo.

Se você ainda não comprou aquele ultra computador, não se sabote. Use seu PC simples e antigo mesmo! Baixe as aulas e comece a estudar com ele. O mesmo assunto será aprendido, independente do meio ou recurso utilizado.

É como se tivéssemos que sair de um ponto A (tornar-se concurseiro) para o ponto B (ser aprovado).

Ao invés de apenas andarmos diretamente do ponto A para o B, acreditamos que seria melhor passarmos pelo ponto C, D, E para ganharmos mais experiência e mais chances de aprovação, antes de chegarmos ao ponto B. Devemos sempre andar para frente, não para os lados, entende?

Procure nas histórias dos aprovados (inclusive no meu depoimento https://goo.gl/u4cG7T ) e entenderá que a maioria dos aprovados começaram a estudar mesmo quando o mundo a sua volta não estava perfeito. Na verdade, começamos de uma forma, passamos a nos acostumar com a carga e frequência e, aos poucos, vamos adquirindo o principal para ser aprovado: o foco no objetivo e a disciplina nos estudos!

Aos poucos as coisas vão melhorando, novas soluções vão sendo encontradas, medos enfrentados e vencidos e ficamos mais próximo da aprovação desejada.

A hora é agora e o dia é hoje para você começar a realizar seu projeto! Vamos lá concurseiros!!

Se tiverem interesse em falar mais comigo sobre este ou outro assunto, basta enviar e-mail para gleidsoncardoso.concursos@lsensino.com.br ou pelas redes sociais: Facebook: Gleidson Cardoso/ Instagram: gleidsoncardoso.lsensino

Até a próxima pessoal!

Consultor Gleidson Cardoso

Leia também:

Concorrência OFICIAL x concorrência REAL em concursos públicos: existe diferença?

Publicada a lei que aumenta a remuneração e altera a carreira da Receita Federal do Brasil 2017

Comentários de Direito Previdenciário à prova de Auditor do TCE-PE