Central de Notícias

ARTIGOS

Quem falou em crise de concursos para área fiscal??

17/09/2018 - Gleidson Cardoso

Olá, pessoal, tudo bem?

Ao iniciar o ano de 2018, o que mais se falava no meio era que os concursos públicos tinham sido “travados” devido a grave crise financeira pela qual a União e estados atravessavam. Diversos anúncios de cortes orçamentários em áreas sensíveis da gestão, inclusive na contratação de novos servidores. Notícias desanimadoras para quem estava almejando aprovação em concurso público, não é verdade?

Pois bem, os meses se passaram. Muitos concurseiros mudaram de área de estudo, diminuíram seu ritmo de aprendizado ou até mesmo, pararam de estudar acreditando que não teria mais concurso na área fiscal em 2018. Mas, como diz o ditado, o tempo é o senhor da razão. E, nestes últimos três meses, o que mais se viu foi a abertura de editais para área fiscal. Citemos os certames:

ISS Sobral/ ISS São Luis/ ISS Maricá/ ICMS Goiás/ ICMS- SC Santa Catarina/ ICMS – RS (Técnico e Auditor).

Para sua informação: em conjuntos, estes concursos ofereceram/estão oferecendo nada menos do que 315 VAGAS PARA NOMEAÇÃO, além do cadastro de reserva que poderá nomear ainda mais aprovados. O fato é que, para quem estava sem perspectiva de concurso para fiscal, agora tem que montar uma boa estratégia para decidir qual fisco irá se preparar. Que mudança de pensamento e realidade, não é mesmo?

Por mais que se fale em economia da folha de pessoal no serviço público, a área fiscal é por demais sensível pela relação direta com a arrecadação do ente público. Com as aposentadorias dos servidores mais antigos, abrem-se vagas e os cargos são deixados em aberto. Por isso que sempre teremos ótimos concursos e oportunidades na área fiscal.

Agora, pergunto a você, concurseiro dos fiscos Brasil afora: o que você fez neste período de “vacas magras” de concursos da área fiscal?

1º opção: continuou estudando firmemente para área fiscal?

2º opção: tirou o pé do acelerador no “papiro” e reduziu o tempo dedicado aos estudos?

3º opção: mudou de área ou parou de estudar?

Se você seguiu pela 1ª opção, parabéns!! Significa que você não deu ouvidos as influências externas e continuou ganhando conhecimento e experiência nos estudos. Agora, este é o seu momento de colher as sementes que plantou. É ajustar o calibre e dar o tiro certo no alvo. Sua aprovação está a caminho!

Se você seguiu pela 2ª opção, não está fora da competição, mas terá que correr atrás do prejuízo. As horas a menos de estudos poderão custar alto para você. Acerte o prumo, retome o foco nos estudos e tenha bastante disciplina. Lembre-se de que àqueles da 1ª opção estarão alguns passos a sua frente.

Agora, se você escolheu a 3ª opção, sua fatura chegou, caro concurseiro(a). O déficit das horas estudadas já estão fazendo muita falta. Você entrou na onda pessimista e deixou-se abalar ao abrir mão de seu projeto. Criando uma analogia com a bolsa de valores, diria que você vendeu suas ações (horas de estudo) na baixa do mercado (falta de concursos). Porém, depois de um tempo, a bolsa se valorizou novamente (retorno dos concursos), mas você não possui mais ações para realizar o lucro (conseguir sua aprovação), sacou?

Li em um livro que as oportunidades da vida estão dispostas como os vagões de um trem. Este trem passa constantemente a sua frente. Você pode ter perdido o 1º, 2º ou 3º vagão. Mas, se tiver esforço e dedicação, alcançará os vagões seguintes que estarão seguindo o mesmo caminho que os primeiros, com a parada final chamada “sucesso”. O vagão da aprovação estará sempre a sua espera, basta você ter vontade de embarcar neste trem.

A boa notícia é que além dos concurso acima, muitos outros fiscos estão com perspectiva de edital para ser publicado nos próximos meses. Não pare de estudar e prepara-se cada vez mais para ter sua oportunidade.

Bem, espero ter ajudado você rumo a caminhada da aprovação. Se tiver interesse em falar mais comigo sobre este ou outro assunto, agende uma entrevista gratuita comigo no link abaixo ou envie um e-mail.

E-mail: gleidsoncardoso.concursos@lsensino.com.br

Até a próxima!

Consultor Gleidson Cardoso – Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Conheça-me melhor: https://goo.gl/qkDFnN

Veja também outros artigos de interesse:

– Concurso público: qual área escolher para estudarLink: https://goo.gl/p4iSHH

Como me tornei Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil? Link: https://goo.gl/mFzJdG

– Concurso público: investimento ou despesa? Link: https://goo.gl/QJ3Dc9

– Manual da Reprovação: os 10 erros mais comuns que você NÃO deve cometer. Link: https://goo.gl/r62Gn9

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área fiscal): existe diferença? Link: https://goo.gl/vK3uAD

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área policial): existe diferença? Link: https://goo.gl/QPFd2E

– Discursivas: devo me preparar antes ou depois do edital? Link: https://goo.gl/5QXS7T

– Publicada lei que aumenta a remuneração e altera carreira da RFB. Link: https://goo.gl/zv3SVR

Comentários de Direito Previdenciário para o TCE-PE. Link: https://goo.gl/2T1kT7

Qual o momento ideal para começar a estudar para concurso? Link: https://goo.gl/gehSxb

Indenização de Fronteira para RFB, PF, PRF, AFT e MAPA . Link: https://goo.gl/L93SvF