Central de Notícias

ARTIGOS

Quer fazer ICMS BA, GO ou RS? Estude Tecnologia da Informação!

31/01/2018 - Katia Gisele de Souza

O ano de 2018 começou com grandes expectativas na área fiscal, especialmente no âmbito dos estados. Muitos já anunciaram e autorizaram a realização de concursos para auditor-fiscal, e alguns já formaram comissão para organizar o certame. A expectativa é de que o estado da Bahia seja o primeiro a realizar provas, ainda no primeiro semestre.

Depois da seca de concursos na área em 2017, muitos concorrentes aguardam ansiosos por um edital. No entanto, esperar para começar os estudos somente após a publicação das regras do concurso não é a melhor estratégia. Por isso, analisei os editais passados de três concursos que são grandes promessas para 2018 (Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul), para traçar uma estratégia para os que virão.

Com base nessa pesquisa, minha melhor dica para quem quer fazer esses concursos é: comece a estudar Tecnologia da Informação (TI). Esse assunto é frequentemente “deixado de lado” na hora do estudo, como se fosse uma matéria de segunda importância face ao Direito Tributário ou Legislação. Mas não caia nesse engano!

As matérias específicas da área tributária são, claro, essenciais, porém mudam pouco ao longo dos anos. O aluno que começa a estudar com antecedência precisa focar mais em não esquecer conceitos do que se atualizar. O que é diferente de TI, uma área em constante transformação.

Outra postura comum dos alunos em relação à TI é de que o assunto é muito fácil (para os mais familiarizados com as novas tecnologias) ou impossível (especialmente para quem é mais velho e não cresceu em meio a todas essas evoluções). Novamente, não caia nesse engano!

Ao analisar os editais passados, é possível perceber que a matéria já é tendência nos três certames desde 2004. E os assuntos cobrados dentro da matéria são os mais diversos, nem sempre ligados ao uso diário que fazemos dos equipamentos e redes mundiais. É preciso estudar sim!

Para quem acha que o assunto é “de outro mundo”, que nunca teve contato com ele, ou teve e “odeia”, aqui vai um conselho (baseado na minha própria experiência como concurseira): estude com ânimo e prazer. Pode parecer loucura (e talvez seja, rs…) mas é preciso “abrir seu coração” para que a mente esteja aberta também. Faça um esforço, mentalize, antes de começar o estudo, que você “nasceu para TI” e adora o professor do curso que está seguindo! Estudar com aquele “nojinho” ou começar o estudo já achando que é difícil não vai te ajudar em nada.

Acreditem, é possível. Eu, que mal sabia o que era um pendrive quando comecei a estudar a matéria, acertei 37 questões das 40 na prova do ICMS Rio Grande do Sul (onde hoje sou auditora-fiscal) de 2014. É só estudar muito!

Na LS Concursos, fazemos um planejamento de estudos personalizado de acordo com o nível de dificuldade que cada estudante tem em cada matéria.

Ainda não é um aluno LS? 

Clique a seguir e siga-me no Instagram:

Confira abaixo os editais passados:

Edital ICMS-RS 2014

Edital ICMS-GO 2004

Edital ICMS-BA 2004