Central de Notícias

ARTIGOS

Quer passar em concurso Público? Seja Proativo!!!

21/12/2018 - José Maria Rodrigues Junior

As pessoas, quando se deparam com as dificuldades nos estudos, têm duas formas de encarar essas dificuldades:

Serem proativas ou serem reativas em relação a elas.

Ser proativo no estudo significa trabalhar com seus recursos, valorizando-os da melhor forma que conseguir para atingir seu objetivo. Se algum recurso necessário estiver faltando, o proativo trabalha para conseguir esse recurso ao invés de reclamar ou aceitar que não o tem.

Ser reativo no estudo, significa reclamar do que não tem, dizer que não consegue, achar uma matéria difícil ou chata.

Ora, minha amiga concurseira, meu amigo concurseiro, nós bem sabemos que quem estuda para concurso não tem o direito de achar essa ou aquela matéria chata, vou além, não tem nem mesmo o direito de achar uma matéria difícil. Explico melhor: Uma matéria que possamos considerar chata, se está presente em seu edital, inevitavelmente terá que ser sua companheira mais próxima, para que você não passe aperto na hora da prova. E  se tivermos dificuldade com essa matéria? Então, minha amiga, meu amigo, faça dessa matéria a matéria que mais vai estudar, pois é essa que pode derrubá-la (-lo). Ser proativo é atacar o que poderia nos derrubar, antes de sermos derrubados.

Aceitar que não conseguimos entender uma matéria é ser muito reativo. Ora, se você não consegue, quem vai conseguir por você? Seu concorrente?

Ao aceitar que não conseguimos, que não podemos, deixamos o caminho aberto para os outros candidatos que estão disputando conosco, “que conseguem e que podem”. Quando você diz: eu não consigo, eu não posso, eu não entendo. Você retira o poder que está a seu alcance para resolver uma situação, e transfere esse poder para o externo, para uma situação que não tem controle.

Podemos enfrentar dificuldades em nossa trajetória? Mas é claro, certamente enfrentaremos, e não serão poucas. Seja tempo reduzido, seja dificuldade para entender determinada matéria, sejam assuntos familiares, tudo isso faz parte do nosso dia-a-dia, o tempo não pára a fim de que possamos estudar como se estivéssemos na ilha da fantasia. Ser proativo NÃO é não ter problemas, mas saber que para resolvê-los, devemos contar primeiramente conosco, sem atribuir responsabilidades ao externo, sem reclamar que a vida está sendo dura. Ser proativo é fazer de um limão, uma limonada. Talvez essa seja uma analogia perfeita para demonstrar o que é ser proativo.

Sejamos proativos nos estudos, vamos assumir nossa responsabilidade de aprender e conseguir entender o que a princípio parecia impossível. Acredite, é possível sim!!!!

Quer passar logo? Então prepare-se com a melhor equipe!

Porque “para passar em concurso público não basta estudar muito, é preciso estudar certo” Equipe de consultores – LS Sistema de Ensino

Ousai Agir!

Acesse meu Insta – jose.ls.concursos

Artigos Relacionados:

AS CHAVES PARA A VITÓRIA NO MUNDO DOS CONCURSOS. PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO

O dia seguinte ao da prova e a Atitude Mental para Passar em Concurso Público!

Dicas para turbinar seu desempenho em Direito Constitucional