Central de Notícias

ARTIGOS

Quer passar em concursos? Quem vai criar a sua realidade?

23/08/2018 - Helder Moura

Tudo que existe, antes foi criado na mente de alguém. Todas as pessoas que alcançaram objetivos, antes conquistaram em suas mentes. O mundo não é o mesmo para todos. Parece estranho, né? Logo no início do texto você se depara com três afirmações dessas, mas calma nas próximas linhas você compreenderá bem o real significado delas e isso poderá te ajudar e contribuir com um passo a mais para você alcançar suas metas.

Podemos começar com um exemplo simples, para isso, lembre-se, agora, de um edifício alto e bonito; essa construção, antes foi projetada por um engenheiro que acreditou que seria possível levantar suas paredes. Imagine, se esse profissional não acreditasse e simplesmente fosse colocando um tijolo em cima do outro pra ver o que aconteceria? Antes de construir ele visualizou a obra, no papel, computador ou outro meio, e pensou nos detalhes.

Da mesma forma, as pessoas que conquistaram determinados objetivos, antes visualizaram isso acontecendo. São vários exemplos que podem ser citados, vou falar um pouco do meu caso. Um dos primeiros concursos que passei foi para soldado do corpo de bombeiros; para esse certame havia poucas vagas e muitos candidatos, mas antes mesmo do edital sair, eu queria muito passar e quando via alguma viatura do bombeiro, eu parava e me imaginava dirigindo aquele carro ou atendendo alguém lá dentro. Isso me motivou a montar uma estratégia e a pagar o preço que fosse (não estou falando do lado financeiro, apenas). Ah! Não posso deixar de falar que eu trabalhava o dia inteiro, ganhava um salário e morava só.

Os horários que eu tinha para estudar sempre coincidiam com os mesmos que eu estava exausto de cansaço, mas eu queria muito e por isso persistia. Uma das coisas que fez a diferença foi eu não me colocar como vítima por não ter tempo e nem dinheiro para investir na minha aprovação; então, eu me perguntei “o que posso ter de diferente que nem todos têm?” Com isso, passei a ver o lado positivo e priorizei os planejamentos de estudos, isso nem todos tinham; em outro artigo darei algumas dicas para montar uma boa estratégia. O fato é que, assim como o engenheiro do exemplo que citamos no início, visualizei o projeto e pensei nos detalhes.

Existem várias maneiras para visualizar, antes, os resultados pretendidos. A nossa amiga e atualmente consultora de estudos, Pâmela Engel, por exemplo, montou o quadro dos sonhos e para ajudar com as estratégias, contratou os serviços da LSConcursos, como resultado conquistou importantes cargos e hoje é Auditora de Controle Externo.

Exemplos como esses você poderá ver, também, nas outras pessoas de sucesso que você conhece. Se você compreendeu bem o que eu disse até aqui, certamente esteja entendo o motivo da minha terceira afirmação no início do texto: “O mundo não é o mesmo para todos”.

Dessa forma, enquanto alguns se colocam como vítimas e olham para as dificuldades, outros acreditam e não medem esforços para alcançarem seus objetivos. Se você comparar o preço (esforço pessoal) com o benefício, muitas vezes vai olhar mais para o preço e não valorizará tanto os resultados. Depois, quando nós alcançamos os objetivos, vemos que o seu benefício é maior do que imaginávamos.

Quem vai criar a sua realidade?  A escolha está em suas mãos: vai conquistar primeiro em sua mente e pensar nos detalhes? Vai simplesmente subir os tijolos para ver o que acontece?

Isso que conversamos aqui fez sentido para você? Comente aqui, mande alguma pergunta nas minhas redes sociais ou sugira algum tema para o próximo artigo, que terei prazer em ajudá-los. Bons estudos a todos e lembrem-se: “os que conquistaram são os mesmos que persistiram”. (Prof. Helder Moura).

Bons estudos!

Prof. Helder Moura