Central de Notícias

ARTIGOS

Quero continuar na minha cidade, quais são as minhas opções?

24/11/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

Quando vamos começar a estudar, uma das primeiras coisas que fazemos é analisar os concursos e ver os que se adequam melhor à nossa realidade. Dentro dessa análise, uma das principais restrições é o local de trabalho. Muitos candidatos não desejam sair de suas cidades por diversos motivos, como família, hobbies, negócios, etc.

Qual é a solução mais óbvia dessa restrição? Fazer concurso somente para sua cidade. No entanto, neste artigo, tentarei mostrar que o leque pode abrir um pouco mais para esses candidatos.

O que a gente normalmente não pensa quando vamos escolher a área de estudo é que muitos órgãos possuem trabalho por escala. Essa sistemática cria a possibilidade de morar em um Estado e trabalhar em outro. Tenho vários amigos que estão nessa situação e conseguem conciliar bem vida pessoal no Estado de origem com a rotina de viajar para comparecer ao plantão.

Na área fiscal, por exemplo, várias secretarias de fazenda possuem postos fiscais nas rodovias. O trabalho nesses postos fiscais é por escala, ou seja, o servidor deve trabalhar lá por tantos dias e depois folga por um período. Fiz um levantamento dos Estados que possuem postos fiscais e coloquei na seguinte planilha: https://goo.gl/j57Krk

Lá estão as escalas que consegui inicialmente e irei continuar preenchendo, assim que tiver mais informações.

Na área policial, esse tipo de trabalho é muito comum, quase todos os órgãos estão nessa sistemática. Na área legislativa, temos o caso da Polícia Legislativa, por exemplo.

Portanto, quando tiver analisando as opções, lembre sempre dessa possibilidade. Às vezes, nos desesperamos pelo nosso Estado ou Município não ter intenção de abrir concurso, quando na verdade teríamos essa opção.

Espero ter ajudado com esse artigo e caso queira ajudar a preencher a planilha ou dar alguma sugestão, pode me enviar um e-mail (fabricio@lsconcursos.com.br).

Clique a seguir e siga-me no Instagram: